sergipetradertour_logoTop
  • Canion -Canindé de São Francisco- Arquivo Mftur -
  • Tobias Barreto
  • ROSÁRIO - ENTRADA DA CIDADE - LÚCIO TELES
  • Aracaju Aerea - Acervo Emsetur
  • PRAIA DA COSTA- BARRA DOS COQUEIROS- VINICIOS

Aracaju


Aracaju

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. 

Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas e prática de esportes. A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe vôos diários de diversos pontos do país e por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE, conta com 571.149 habitantes.

Praias

São quase 35 quilômetros de litoral com areias planas e firmes perfeitas para caminhadas, águas mornas e rasas, ótimas para o banho, além de bares e restaurantes estruturados. Sem obstáculos e com ventos constantes o litoral de Aracaju atrai praticantes do Kite Surf. O sistema de transporte coletivo integrado permite o acesso fácil a todas elas. Destacam-se as praias de:

Atalaia


Praia de Atalaia

O mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na Orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social. Caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, pistas de kart e MotoCross, fontes luminosas com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio e o Oceanário de Aracaju, onde espécies da fauna e flora do rio São Francisco e da costa sergipana podem ser admiradas. Tanques de tartarugas e tubarões atraem visitantes de todas as idades. É destaque também o encontro do Rio Sergipe com o mar. Um belo espetáculo!

 Caranguejo Gigante - Passarela do Caranguejo

Litoral Sul

Praia de Aruana


Área de expansão da cidade de Aracaju se estende da praia de Atalaia até a foz do rio Vaza Barris, no povoado Mosqueiro. A rodovia Inácio Barbosa (antiga José Sarney), à beira mar, permite acesso fácil e seguro às praias de Aruana, Robalo, Náufragos e do Refúgio, tranquilas e agradáveis oferecem serviços de bares e restaurantes de excelente qualidade.

Mosqueiro

 
 

Crôa do Goré

O povoado de pescadores localizado no extremo Sul da capital é privilegiado pela natureza. A leste o oceano Atlântico, a oeste o rio Vaza Barris com águas limpas e manguezais preservados, além de ilhas que surgem com a maré seca. A Croa do Goré, a mais famosa e procurada, ancora um restaurante flutuante que garante ao visitante saborear delícias gastronômicas da região à base de frutos do mar. É possível passear por este cenário paradisíaco a bordo do catamarã Velho Chico e de outras embarcações. O encontro do rio Vaza Barris com o mar, visto da Orla Pôr do Sol ao entardecer, faz deste passeio um espetáculo inesquecível.

Orla do Bairro Industrial

As  margens do rio Sergipe, norte da capital, a Orla do Bairro Industrial é um dos atrativos turísticos de Aracaju. Equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, o Centro de Artesanato Chica Chaves, bares e restaurantes, famosos por oferecer excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. A ilha de Santa Luzia com seu belo coqueiral, as canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe e a brisa que sopra refrescando os dias de verão, convidam a um passeio por esta bela paisagem.
 

 

Orla Pôr do Sol

Rosivaldo OliveiraOrla Pôr do SolOrla Pôr do Sol

O mais novo ponto turístico da cidade, a orla Pôr do Sol, conta com Centro de Atendimento ao Turista, posto policial, quiosques, restaurantes, ciclovia e equipamentos de ginástica. Lá também é ponto de partida para passeios pelo rio Vaza Barris, estuário que limita o extremo sul da capital e oferece um belo cenário do entardecer. É nesta orla que acontece as diversas competições de esportes náuticos

Oceanário

Oceanário de Aracaju

OceanárioOceanário de AracajuOceanário de Aracaju

Instalado na Orla de Atalaia, em forma de tartaruga, abriga em seu interior 18 aquários que mostram a diversidade da flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe. Várias espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos atraem crianças e adultos. Os visitantes são monitorados por biólogos do Projeto Tamar, que administram esse patrimônio estadual. Um dos destaques desse atrativo turístico é o tanque oceânico com 150 mil litros de água, que reproduz o ambiente do fundo do mar no litoral sergipano. Arraias, meros e tubarões-lixa podem ser vistos bem de perto. Nos tanques externos, a alimentação das tartarugas e tubarões são atrativos especiais. O Oceanário de Aracaju é o primeiro do Nordeste e o quinto do país, ocupando uma área de 2.100 m2 de área construída. Além disso, o Oceanário conta com o Casco Acústico, um espaço para apresentações culturais. Fone: (79) 3243-3214. Visitas: de 3ª à Domingos das 9h às 21h.

Aeroporto

Aeroporto de Aracaju

Jorge HenriqueAeroporto de AracajuAeroporto de Aracaju


Administrado pela INFRAERO, o aeroporto Santa Maria em Aracaju/SE está localizado na zona sul da capital Sergipana, sendo o único aeródromo público que recebe voos regulares no Estado. Atualmente, o complexo dispõe de 3.874.742.,13 metros quadrados, 1000 profissionais e um atendimento mensal de 115 mil passageiros.

Por dia, são cerca de 6 mil executivos, turistas  e operadores embarcam ou desembarcam nas dependências do Terminal de Passageiros, tendo a sua disposição os mais diversos serviços de alimentação, estacionamento, bancos, agência de turismo, dentre outros. Ganha destaque no Aeroporto as operações "off shore", vinculadas ao transporte por helicópteros de profissionais  para as principais bacias petrolíferas nos Estados de Sergipe e Alagoas. No espaço cultural do aeroporto, situado no saguão de desembarque do Terminal, o passageiro tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da aviação em Sergipe, com a exposição permanente de textos, documentos e reproduções fotográficas em grandes formatos. Atualmente, o complexo passa por grandes investimentos, com obras de reforma e ampliação da pista de pouso e decolagens de aeronaves e do sistema de pátio. Para 2015 está prevista a construção de um novo Terminal de Passageiros, medindo aproximadamente 39 mil metros quadrados, dotado de quatro pontes de embarque, praça de alimentação, lojas, elevadores panorâmicos e um novo estacionamento de veículos com 1.800 vagas.         Aeroporto de Aracaju - Santa Maria. Av. Sen. Júlio Leite, S/N. - Aracaju - SE.           Fone: (079) 3212 8500 / 3212 8502 - Fax: (079) 3212 8540.    www.infraero.gov.br

Pontos Históricos e Turísticos

Centro de Turismo

Centro de TurismoCentro de Turismo

Datado de 1910, o Centro de Turismo é um prédio com elementos do estilo neoclássico, onde funcionou a Escola Normal. Hoje é espaço para a comercialização de peças artesanais. Abriga também o Bureau de Informações Turísticas de Sergipe e Museu do Artesanato, onde se encontram expostas obras de diversos artesãos sergipanos. Atualmente se estende através da Rua do Turista até o calçadão da Rua Laranjeiras.

Praça Olímpio Campos s/n, Centro. Fone (79) 3214-8848. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h.

Ponte do Imperador

Tanit bezerra


Ponte do Imperador

Datada de 1860 foi construída às margens do rio Sergipe para servir de atracadouro para o vapor Apa, que trazia o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva em visita a então província de Sergipe Del Rey. Restaurado, o monumento histórico preserva a sua originalidade e hoje faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Histórico. 

Praça Fausto Cardoso, s/n, Centro.

Palácios

Palácio Fausto Cardoso

Palácio Fausto CardosoPalácio Fausto Cardoso

Antiga sede do Poder Legislativo Estadual, o Palácio Fausto Cardoso abriga hoje a Escola do Legislativo. Situado na Praça Fausto Cardoso, Centro.

Palácio Graccho Cardoso

Palácio Graccho CardosoPalácio Graccho Cardoso

Atual prédio da Câmara de Vereadores de Aracaju sediou o antigo Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Fica localizado no centro de Aracaju, na Praça Olímpio Campos. 

Palácio Inácio Barbosa

Palácio Inácio BarbosaPalácio Inácio Barbosa

Sede do governo municipal foi construído no ano de 1923.  Apresenta estilo eclético e faz parte do conjunto arquitetônico da Praça Olímpio Campos, no centro de Aracaju.

Palácio Museu Olímpio Campos

César de OliveiraPalácio Museu Olímpio CamposPalácio Museu Olímpio Campos

Concluído em 1863, tem marcantes características do neoclássico. No início do século XX, o prédio passou por grande reforma executada por uma equipe de arquitetos e artistas italianos - entre eles Belando Belandi, Bruno Cercelli e Orestes Gatti, que alteraram significativamente a fachada e o interior, passando a apresentar o ecletismo de influência européia em moda na época. O prédio, tombado pelo Governo Estadual desde 1985, funcionou como sede do Governo Estadual e residência de governantes.

Completamente restaurado foi transformado em Palácio Museu e oferece visita guiada, além de espaço para solenidades, sala de banquetes, e a sala de Aracaju que abriga a maquete da cidade reproduzida a partir de fotografias das décadas de 1920 a 1940, além de fotografias da evolução urbana, medalhas e símbolos da capital. O Café do Museu funciona como ponto de encontro, exposições, pocekt shows e abriga uma mini livraria de autores sergipanos. 

Praça Fausto Cardoso - Centro. Visitas: De Segunda a Sexta das 10hs às 17hs. Sábados, Domingos e Feriados das 9hs às 13hs.

Contatos Fones: Administração (79) 3198-1452, Relações Públicas (79) 3198-1459, Coordenação de Museologia (79) 3198-1453, Coordenação de Pesquisa e Educação. (79) 3198-1459. 

www.casacivil.se.gov.br/palacioolimpiocampos.

Mercados

Mercados de Aracaju

Tanit BezerraRelógio dos MercadosRelógio dos Mercados

Os antigos mercados Thales Ferraz (1949) e Antônio Franco (1926) foram restaurados e transformados num complexo que reúne história, cultura, artesanato e culinária típica, oferecendo mostras do que há de melhor na identidade do povo sergipano. Soma-se aos antigos mercados, o Mercado Municipal Governador Albano Franco, um centro de abastecimento comercial que atrai visitantes pelo cheiro das frutas tropicais, a oferta dos frutos do mar e pela vitalidade dos feirantes. A grande área livre situada na região dos mercados, denominada Praça Hilton Lopes, é palco para os grandes eventos que acontecem em Aracaju, a exemplo do Forró Caju.

Teatros e Espaços Culturais

Centro de Criatividades

Fabiana CostaCentro de CriatividadesCentro de Criatividades

No período junino é palco para os famosos concursos de quadrilhas em seu anfiteatro. Durante todo o ano, oferece cursos e oficinas de diversas modalidades culturais. Praça Saturnino de Brito, s/n - Getúlio Vargas. Fone: (79)3179-1909.

Centro de Cultura e Artes da UFS - Cultart

 

Mantido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o prédio onde funciona o CULTART foi fundado em 1917, local onde funcionou a primeira Faculdade de Direito do estado. Abriga a Galeria de Arte Florival Santos e o Teatro Juca Barreto. No Centro são realizados cursos e oficinas de artes. Av. Ivo do Prado, 612 - Centro. Fone: (79) 3302-5802/5803.

Cultar

Conservatório de Música

Oferece cursos para diferentes tipos de instrumentos musicais. Rua Boquim, s/n - Centro. Fone: (79) 3211-0850.

Espaço Cultural Imbuaça

ImbuaçaEspaço Cultural ImbuaçaEspaço Cultural Imbuaça

Localizado no bairro Santo Antônio, zona Norte da cidade, é mantido pelo Grupo de Teatro Imbuaça, um dos mais antigos e expressivos de Sergipe. O espaço com capacidade para 140 pessoas é utilizado para apresentações teatrais e de dança, realização de exposições, oficinas e projetos sociais. Rua Muribeca, 04 - Santo Antônio. Fone:(79) 3215-3064. Site: www.infonet.com.br/gimbuaca 

Espaço Cultural Yázigi

Mantido pela Escola de Inglês Yázigi Internexus, disponibiliza para a população três diferentes espaços: cine-teatro, galeria de arte e anfiteatro, onde ocorrem exposições, mostras de vídeos, palestras, entre outros eventos culturais. Rua Ver. João Calazans, 494 - 13 de Julho. Fone: (79) 3216-6060. Site: www.yazigy-aju.com.br / e-mail: ecy@yazigy-aju.com.br.

Espaço Cultyural Yázigi

Teatro Atheneu

Fabiana Costa


Localizado no bairro São José, o Teatro Atheneu tem capacidade para 850 lugares. Fundado em 1954, funciona anexo ao Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Rua Vila Cristina, s/n - São José Fone: (79)3179-1910.

Teatro Lourival Batista

O Teatro Lourival Batista foi fundado na década de 60. Seu nome é uma homenagem ao ex-governador e médico Lourival Batista.. Em março de 2011 inaugurou, dentro de suas instalações, o Memorial do Teatro Sergipano, uma iniciativa da Secult que tem o objetivo de preservar a história das artes cênicas em Sergipe. 

Localizado no DIA o teatro tem capacidade para 200 lugares. Rua Laranjeiras, 1967 - DIA. Fone (79) 3179-7550/7551

Teatro Lourival Batista

Teatro Pedro Brás

Funciona anexo à Escola Técnica Federal de Sergipe. Av. Gentil Tavares, 1166 - Bairro Getúlio Vargas. Fone: (79) 3211-6970.

Teatro Tiradentes

UnitTeatro TiradentesTeatro Tiradentes

Funciona anexo ao Campus Aracaju Centro da Universidade Tiradentes (UNIT). Rua Lagarto, 264, Centro. Fone: (79) 3218-2312.

Teatro Tobias Barreto

Edson AraújoTeatro Tobias BarretoTeatro Tobias Barreto

Moderno e bem estruturado, o Teatro Tobias Barreto foi inaugurado em março de 2002. Com capacidade para 1350 lugares, o espaço tem sido palco de grandes eventos culturais, políticos e sociais do estado, além de dar suporte ao Centro de Convenções de Sergipe. Av. Tancredo Neves, 2209 - Distrito Industrial de Aracaju. Fone: (79)3179-1490.

Museus e Galerias

Centro de Memória Lourival Baptista

Centro de Memória Lourival BaptistaCentro de Memória Lourival Baptista

O Centro de Memória Lourival Baptista revitaliza a memória política de Sergipe, de 1940 aos dias atuais, a partir do acervo de um dos mais notórios homens públicos da história do Estado e do Brasil. Fotografias, mobiliário, pinturas, honrarias e documentos abrangem a história político-administrativa deste homem que foi deputado estadual, prefeito de São Cristóvão, deputado federal, governador de Sergipe, e eleito três vezes senador. 

Endereço: Rua Álvaro Silva, nº 89, Bairro 13 de Julho, Aracaju-SE. Horário de funcionamento: segunda-feira, das 14h às 18h, e de terça a sábado, das 9h às 18h. Contato: (79) 3222-3296.

Galeria de Arte Álvaro Santos

Galeria de Arte Álvaro SantosGaleria de Arte Álvaro Santos

Patrimônio da Prefeitura de Aracaju e coordenado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FUNCAJU) oferece ao visitante e à população exposições artísticas, oficinas e cursos. Praça Olímpio Campos, s/n - Centro.
Fone (79) 3179-1308. Visitas: 2ª a 6ª das 08h às 18h e aos sábados das 09h às 13h.

Galeria Félix Mendes

Sec. de CulturaGaleria Félix MendesGaleria Félix Mendes

Funciona no prédio da Biblioteca Central no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes (UNIT). Av. Murilo Dantas, 300 – Farolândia – Fone (79) 3218-2100 - Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 21h30 e aos sábados das 8h às 16h.

Galeria Florival Santos

Funciona anexo ao Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe - Cultart/UFS. Av. Ivo do Prado, 612 - São José. Fone: (79)3302-5802/5803. Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 18h.

Galeria J. Inácio

Fabiana CostaGaleria J. InácioGaleria J. Inácio

Funciona anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dórea. Rua Vila Cristina s/n - 13 de Julho. Fone: (79) 3179-1969.Visitas: de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

Galeria Jenner Augusto

Funciona no espaço cultural da Sociedade Semear. Rua Vila Cristina, 148 - São José. Fone (79) 3214-5800. Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 19h.

Instituto Tobias Barreto

Instituto Tobias BarretoInstituto Tobias Barreto

Registros históricos de Sergipe, nacionais e latino-americanos, distribuídos em um acervo de 30 mil itens, entre livros, fotografias, trabalhos acadêmicos, arquivos digitais e audiovisuais. Este é o resumo do Instituto Tobias Barreto, dedicado, principalmente, à divulgação da obra do poeta, filósofo, crítico e jurista sergipano. O ITB funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, na Biblioteca Central da Universidade Tiradentes. Endereço: Avenida Murilo Dantas, 300, Bairro Farolândia. Contato: (79) 3218-2100, ramal 2669.

Laboratório de Imagens Lineu Lins

Mantido pela Universidade Tiradentes no Campus Aracaju Centro, o Laboratório de Imagens Lineu Lins de Carvalho possui um acervo de mais de 500 mil fotos, resultado de 50 anos de carreira do fotógrafo que dá nome ao espaço. São 17 mil filmes em preto e branco, de 1961 a 1967; cerca de 10 mil filmes coloridos e 50 mil fotos digitais. Há também 15 mil slides e cromos tamanho 6x6. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 18h.

Endereço: Rua Lagarto, 264, Centro de Aracaju. Contatos: mauriciotomster@gmail.com / (79) 3218-2332.

Memorial de Sergipe

Memorial de SergipeMemorial de Sergipe

Criado e mantido pela Universidade Tiradentes com o objetivo de preservar a memória sergipana, especialmente no que diz respeito às suas manifestações histórico-culturais, o Memorial de Sergipe é uma importante fonte de informação sobre o Estado. O espaço museal abriga mais de 16 mil peças, que vão desde fósseis até documentos e fotos. Salas temáticas apresentam coleções particulares de vultos como a artista plástica Rosa Faria e Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião.

Endereço: Avenida Beira Mar, 626, bairro 13 de Julho, Aracaju-SE. Funcionamento: segunda-feira, das 14h às 18h, e de terça a sábado, das 9h às 18h. Contatos: memorial-unit@infonet.com.br / (79) 3211-3579.

Memorial do Poder Judiciário

O memorial do Poder Judiciário foi criado no ano de 2004, pela Resolução N° 033/2004 pela Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe. As atribuições do Memorial do Poder Judiciário envolvem  atividades de pesquisas, organização de acervo documental das diversas fazes do Poder Judiciário; promoção de cursos,seminários,conferências e exposições.

Endereço: Palácio Silvio Romero, Praça Olímpio Campos, 417 - Centro - Aracaju -SE Fone: (79) 3213-0219 / 3213-0771 http://www.tjse.jus.br/memorial Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 18h.  

 

Memorial do Poder Judiciário

                

Museu da Gente Sergipana

Tanit BezerraMuseu da Gente SergipanaMuseu da Gente Sergipana

Aberto em novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural voltado à construção contínua de conteúdos que permitem a perpetuação de registros do espírito sergipano. Localizado no antigo Atheneuzinho, no centro histórico de Aracaju, apresenta recursos interativos e de multimídia, que possibilitam uma imersão em Sergipe, perpassando por suas manifestações folclóricas, símbolos, natureza, artes, história, culinária, festas e costumes. Um caleidoscópio cultural que revela o talento e a força criativa do sergipano.O Museu é mantido pelo Instituto Banese e proporciona visitas guiadas, finalizadas no Café da Gente, que oferece o melhor da gastronomia e arte sergipana. Av. Ivo do Prado, 398 – Centro. 

Funcionamento de terça a sexta: das 10h às 17h; sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h (79) 3218-1551; Café da Gente das 10h às 20h (79) 3246-3186. 

www.museudagentesergipana.com.br

Museu do Artesanato

Maxwell CorreiaMuseu do ArtesanatoMuseu do Artesanato

Tem um rico acervo composto por trabalhos de inúmeros artistas e artesãos sergipanos. É possível encontrar peças artesanais feitas em madeira, cerâmica, palha, renda e bordados. Funciona anexo ao Centro de Turismo. Praça Olímpio Campos, s/n - Centro. Visitas: 2ª a 6ª das 8h às 19h.

Museu do Homem Sergipano

Museu do Homem SergipanoMuseu do Homem Sergipano

Mantido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) fica localizado no prédio onde funcionou a antiga Escola de Serviço Social. Apresenta um acervo permanente que relata a trajetória da civilização sergipana, e oferece ao público diversas exposições itinerantes. Rua Estância, 228 – Centro. Fone: (79) 3302-5840. Visitas 2ª a 6ª das 9h ás 12h e das 14h ás 17,00h.  e-mail: muhse_ufs@yahoo.com.br

Igrejas

Catedral Metropolitana


Catedral Metropolitana

Datada de 1862, abriga a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. No dia 08 de dezembro acontecem manifestações católicas e de sincretismo religioso. Pela manhã a lavagem das escadarias e à tarde a procissão em homenagem à Santa, padroeira de Aracaju. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1985, o templo religioso tem na sua arquitetura elementos dos estilos neoclássico e gótico.

Em sua sacristia é possível admirar a obra de Horácio Hora intitulada “A Virgem”. Praça Olímpio Campos, s/n, centro. Fone: (79) 3214-1539/3418.

Igreja do Santo Antônio

  
 

Localizada na Colina de Santo Antônio, trata-se de um monumento do estilo neogótico, pertencente à Ordem Terceira de São Francisco. No local foi realizada a reunião da Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Recebe um grande número de fiéis no dia 13 de junho, data em que se comemora o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Fone: (79) 3236-1864.           

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Igreja de Santo Antônio

Igreja São José

     Adilson Andrade
 
 

Igreja do São José

Fica localizada na zona sul de Aracaju, na praça Tobias Barreto, s/n -

São José. Fone:(79) 3214-2463.

Igreja São Judas Tadeu


Igreja São Judas Tadeu

Conhecida como Igreja dos Capuchinhos, fica situada no bairro América, próximo da saída da cidade. Localizada numa colina, proporciona uma bela vista panorâmica de Aracaju. Bem iluminada é visualizada de vários pontos da capital.

Igreja São Salvador

Liliane Nascimento

Foi a primeira igreja a ser construída na cidade, depois da transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Datada de 23 de outubro de 1857, fica situada no encontro dos Calçadões da Ruas Laranjeiras e João Pessoa, no centro da capital.

Igreja de São Salvador

Praças e Parques

Calçadão da 13 de Julho

A. MoreiraCalçadão da 13 de JulhoCalçadão da 13 de Julho

É uma das áreas mais movimentadas da capital, sendo freqüentada por pessoas de todas as idades para relaxar, fazer cooper e caminhadas no início da manhã, final de tarde e à noite. O espaço conta com o Mirante - inaugurado em setembro de 1998 e de onde se tem uma vista panorâmica do encontro do rio Sergipe com o oceano Atlântico e de parte da cidade -, calçadão, quadras de esportes, parque infantil, quiosques, postos de saúde e policial.

Parque da Cidade - José Rollemberg Leite

Cassandra TeodoroParque da CidadeParque da Cidade

Localizado no bairro Industrial, zona Norte da capital, abriga ainda resquícios de Mata Atlântica. É possível se divertir com o mini zoológico existente no local, caminhar, andar de bicicleta e desfrutar do ar puro que a natureza oferece, além de abrigar a hípica da cidade. Um moderno teleférico permite vislumbrar a bela paisagem. O Parque funciona de terça a sexta-feira das 09h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados das 08h30 às 18h. O Zoológico abre às 09h e fecha às 17h. Fone (79) 3179-3420.

Parque da Sementeira - Gov. Augusto Franco

Jorge HenriqueParque da SementeiraParque da Sementeira

O Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, possui uma grande área verde. Lá é possível se divertir jogando futebol, fazendo caminhadas, piqueniques, andando de bicicleta. A grande novidade no parque é o Planetário da Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju – CCTECA, que possui 82 equipamentos de experimentos interativos nas áreas de física, química e matemática, e mais três equipamentos externos, entre eles o Gyrotec, que simula a ausência de gravidade com círculos giratórios.

O Planetário, com 31 acentos reclináveis e um equipamento de alta tecnologia, projeta em alta precisão imagens do Sistema Solar que dão ao expectador a sensação de uma viagem pelo espaço sideral. Nos dois últimos finais de semana do mês, das 18h30 às 20h, é possível ver a lua e outros planetas por meio de um telescópio.

O parque fica situado na Av. Dep. Sílvio Teixeira, s/n - Jardins. Funciona diariamente das 07h30 às 17h30, fone 0800-2841300. O Planetário abre de terça a sexta-feira das 09h às 12h e das 14h às 17h. Sábado e domingo das 14h às 17h. Contatos e agendamentos pelo fone (79) 3217-3370 e pelo blog: www.cctecaplanetario.blogspot.com

Parque dos Cajueiros - Gov. Antônio Carlos Valadares

Flávio AntunesParque dos CajueirosParque dos Cajueiros

Localizado na avenida Beira-Mar, zona Sul, possui área verde, quadras poliesportivas, área de recreação para crianças, centro de treinamento de remo, banheiros, lanchonetes, locais para piqueniques passeios de bicicletas, pista de skate e posto de polícia ambiental. Para quem gosta de relaxar, o parque conta com um restaurante que funciona à beira do rio Poxim. Acesso livre. Fone (79) 3205-9500.

Praça Fausto Cardoso

César de OliveiraPraça Fausto CardosoPraça Fausto Cardoso

Outro Ponto turístico da cidade é a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital. Inicialmente denominada Praça do Palácio, numa referencia ao Palácio Olímpio Campos, antiga sede do Governo Estadual, recebeu o atual nome em homenagem ao líder político, morto na praça em 1906.

Praça Olímpio Campos

Localizada no coração da cidade abriga a Catedral Metropolitana, a Galeria de Arte Álvaro Santos, o Centro de Turismo. De segunda a sexta-feira, acontece na praça uma feira de artesanato e comidas típicas. Ao meio dia das sextas-feiras, o Projeto Freguesia leva a música sergipana à praça.

Praça Tobias Barreto

Localizada no Bairro São José, a praça é um lugar aconchegante e de muita beleza. Aos domingos acontecem feiras de artesanato, comidas típicas e apresentações musicais. Recentemente a praça passou por uma ampla reforma.

Praça Tobias Barreto

Festas

Quatro grandes festas se destacam no calendário de eventos de Aracaju reunindo públicos espetaculares e atraindo um grande fluxo turístico: Réveillon, Pré-Caju, Projeto Verão e os Festejos Juninos.

Festejos Juninos

Tanit BezerraForró CajuForró Caju

Em junho, Aracaju se transforma no principal centro de festejos juninos do Estado de Sergipe. Santo Antônio, São João e São Pedro são cultuados em novenas, fogueiras, quadrilhas e muito forró. O toque da zabumba, os acordes da sanfona e do triângulo, o xote, o xaxado e o baião comandam a festa que se traduz pela manifestação da mais pura cultura popular. A festa acontece em vários bairros da capital, onde fogueiras são acesas, crianças e adultos soltam fogos e se divertem nos “arraiás”. No Centro Histórico e na praia de Atalaia acontecem os grandes eventos da cidade: o Forró Caju e Arraiá do Povo.

Arraiá do PovoArraiá do Povo

O Forró-Caju é um imenso arraial montado na Praça de Eventos Hilton Lopes, no Centro Histórico de Aracaju. Em dois palcos, Trios Pé de Serra, artistas sergipanos e grandes nomes nacionais da música regional se apresentam fazendo a alegria de quem gosta de “ariar a fivela” com muita segurança e alto astral. O Forró Caju acontece na segunda quinzena do mês de junho. Profissionalismo e segurança são a marca do evento, elogiado pelo público e artistas.

Embalado pela brisa do mar, na orla de Atalaia, o Arraial do Povo é um espaço temático que retrata os costumes dos festejos juninos sergipanos, oferecendo o som do forró, comidas da época, tranqüilidade e a sensação de estar em uma típica cidade do interior.

Os festejos juninos da capital são promovidos pela Prefeitura Aracaju e pelo Governo de Sergipe com acesso totalmente gratuito. Imperdível!!! 

Projeto Verão

Projeto VerãoProjeto Verão

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, acontece no mês de fevereiro nas areias da praia de Atalaia e reúne atividades esportivas, concurso de esculturas de areia e grandes shows musicais. O acesso é gratuito!

Reveillon

Realizado pela Prefeitura de Aracaju na praia de Atalaia atrai milhares de pessoas de todas as idades. Atrações musicais nacionais e locais fazem a festa. Um espetáculo pirotécnico brinda a chegada de um novo ano em clima de paz e harmonia. Segurança e harmonia são características do evento.

Gastronomia

O amplo sentido da palavra viajar nos leva entre outras coisas, a conhecer as belezas naturais, os atrativos culturais, os costumes dos povos, o artesanato e os sabores do lugar. Delícias do sertão e do mar são um atrativo turístico à parte, quando nos referimos à gastronomia sergipana. Caranguejos, aratus, siris, robalos, carne do sol, queijo de coalho, beijus, suco de mangaba, cajuroska, licor de genipapo, pirão de pitu, macaxeira, inhame...

Gostosuras que dão água na boca de qualquer ser humano são oferecidas nos diversos bares e restaurantes de Aracaju e de todo o estado.

Café Nordestino

Café NordestinoCafé Nordestino

Não é um prato único, mas uma combinação de diversas e deliciosas opções da gastronomia nordestina. Rico em nutrientes e agradável ao paladar é composto de bolos - milho, puba, macaxeira, ovos -, torta de macaxeira com queijo de coalho ou carne seca, inhame, carne do sol, cuscuz de milho e de arroz, beiju de tapioca e outras delícias compõem o cardápio.

Caranguejo

CaranguejoCaranguejo

Na cultura do sergipano estão presentes uma mesa, um tamborete, um martelo de madeira e saborosos caranguejos. Servido cozido na água, sal e limão, catado em casquinhos, como recheio de pastel, ou ensopado, patinhas à milanesa ou vinagrete, o caranguejo encanta os que têm o prazer de provar esta delícia da culinária sergipana.

Pirão de Peixe

Pirão de PeixePirão de Peixe

Preparado à base de leite de coco, dendê, ou simplesmente com azeite e tomate, cebola, pimentão, coentro e cheiro verde, é um prato que encanta e satisfaz o paladar.

Pirão de Pitú

Pirão de PitúPirão de Pitú

Pescado nas águas dos rios que cortam Sergipe, o pitu é uma espécie de lagostim de água doce muito saborosa. Preparado cozido rende uma refeição com um delicioso pirão. Na água e sal, um ótimo petisco de lamber os dedos.

Sucos e Sorvetes

Variedade de sucos e sorvetes feitos a base das frutas tropicais naturais é um forte apelo ao paladar do mais exigente turista. Entre tantas frutas deliciosas tipicamente nordestinas, destaca-se a mangaba, com sabor ao mesmo tempo doce e amargo e com uma substância que dá a sensação de colar os lábios. Dizem que é este “visgo” que faz o visitante voltar, ou, ficar por aqui para sempre.

Estrutura de Eventos

O mercado de eventos está em ascensão e se reflete no desenvolvimento do turismo, segundo pesquisa que dimensionou a indústria de eventos no Brasil, realizada pela Federação Brasileira dos Convention & Visitors Bureaux, em parceria com o Sebrae Nacional. Os dados revelam um crescimento médio de vinte por cento ao ano. As pesquisas também dizem que o turismo de negócios e de eventos é uma das vertentes mais acentuadas no Estado de Sergipe. Considerando essa vocação, o Estado de Sergipe tem investido na ampliação e melhoria da sua infra-estrutura de eventos. Assim, dispões dos seguintes espaços para convenções:

Academia Sergipana de Letras

Estrutura: 01 auditório: 50 lugares
Rua Pacatuba, 288 - Centro - Centro - Aracaju - SE
Fone: (79) 3211-4639

Algas Marinhas Hotel

Estrutura: 01 auditório - 50 lugares - Av. Santos Dumont, nº 690- Atalaia - Aracaju - SE
Fone/fax: (79) 3243-1983 / (79) 3218-1983.

Aquários Praia Hotel

Estrutura: Salas com capacidade que variam de  45 a 250 lugares. Av. Santos Dumont, 1378 - Atalaia - Aracaju - SE - Fone: (79) 2I07-5200 / Fax : (79) 3255-1447.

Aruanã Eco Praia Hotel

Estrutura : 01 auditório: 80 lugares. Rod. Pres. José Sarney, 1.000 - Mosqueiro – Aracaju – SE
Fone: (79) 2105-5200 – Fax: (79) 2105-5210.

Associação Comercial de Sergipe

Estrutura:  01 auditório: 121 lugarres.
Av. José do Prado Franco, 557 -   Centro - Aracaju - SE-Fone: (79) 3211-9767

Banese - Banco do Estado de Sergipe

Estrutura: 01 auditório: 200 lugares.
Av. Augusto Maynard, 321- São José - Aracaju - SE
Fone: (79) 2106-4500.

Boa Luz Parque Resort

Estrutura: 01 auditório: 250 lugares - BR 235, KM 16- s/n- Laranjeiras - SE - Fone: (79) 3281-4848 / Fax: (79) 3281-4853.

Celi Hotel

Estrutura: Auditórios com capacidade que variam de 40 a 170 lugares. Av. Oceânica, nº 500 - Atalaia – Aracaju - SE - Telefone: (79) 2107-8000 / Fax : (79) 2107-800.

Centro de Convenções

Centro de ConvençõesCentro de Convenções

O maior complexo de eventos do estado, o Centro de Convenções de Sergipe, administrado pelo governo estadual, está muito bem localizado, a 10 minutos do centro da cidade e a 15 da orla de Atalaia e do aeroporto. Possui um pavilhão de feiras e exposições com 5.050 metros quadrados e um complexo de salas e auditórios com capacidades que variam de 30 a 408 lugares. Todo o conjunto está ligado por uma passarela coberta ao Teatro Tobias Barreto, uma construção moderna e confortável com capacidade para 1.350 lugares, e excelente acústica, e que pode ser disponibilizado para eventos.

Com estacionamento para ônibus, vans e carros de passeio, o Centro de Convenções de Sergipe será ampliado e modernizado em breve, dobrando sua capacidade e incorporando novas tecnologias. Em seguida fornecemos alguns dados dos principais espaços de eventos da nossa capital. Av. Presidente Tancredo Neves, 4444 - D.I.A - Aracaju – SE / Telefone: (79) 3226-9600

Centro de Convenções Tadeu Nascimento - CDL

Estrutura: Salas com capacidade que variam der 64 a 350 lugares.Rua Santa Luzia, 571- Centro - Aracaju - SE - Fone: (79) 3212-7720 / 3212-7721.

Conservatório de Música de Sergipe

Estrutura: 01 auditório - 500 lugares
Boquim, s/n-Centro- Aracaju -SE.
Fone: (79)3211-0850

Del Canto Hotel

Estrutura: Auditórios com capacidade que variam de 40 a 180 lugares) - Rua Alferes José Pedro de Brito, 67 - Farolândia -Aracaju - SE.
Fone/fax: (79) 3243-4090/ 3243-8181/ 3243-1064.

Espaço Cultural Yázigi

Estrutura:  01 auditório - 80 lugares
Vereador João Calazans, 494 - 13 de Julho - Aracaju - SE.Fone: (79) 3216-6060.

Espaço Sebrae Multi-eventos

Estrutura:   01 auditório - 300 lugares
Avenida Tancredo Neves, 5.500 -   Bairro América - Aracaju - SE - Fone:(79) 2106-7700.

Hotel da Costa

Estrutura: Sala com capacidade que variam de 50 a 150 lugares. - Av. Santos Dumont, nº 1.807
Atalaia – Aracaju SE - Fone: (79) 2106- 1400 / Fax: (79) 3255-2009.

Hotel Pousada do Sol

Estrutura: 01 auditório- 60 lugares - Rua Eng. Francisco da Costa, 43 - Atalaia – Aracaju -se
Fone/fax: (79) 3255-1074/3226-5500

Jatobá Praia Hotel

Estrutura:  01 auditório - 100 lugares - Av. Santos Dumont, nº 478 - Atalaia - Aracaju - SE
Fones: (79) 3226-3993 / Fax: (79) 3226-3994.

Mercure Aracaju - Del Mar Hotel

Estrutura: 01 auditório - 516 lugares (divisível em 4 espaços).  Av. Santos Dumont, nº 1.500 - Atalaia - Aracaju - SE - Fone/fax: (79) 2106-9100.

Quality Hotel Aracaju

Estrutura: Salas com capacidade que variam de 30 a 220 lugares. Av. Delmiro Gouveia, 100 - Coroa do Meio - Aracaju - SE - Fone: (79) 2107-4350/ Fax: (79) 2107-4351.

Radisson Hotel Aracaju

Estrutura : Salas com capacidade que variam de 40 a 350 lugares. Rua Dr. Bezerra de Menezes, 40 - Atalaia – Aracaju – SE. Fone: (79) 3711-3300 – Fax: (79) 3711-3301.

Real Classic Hotel

Estrutura : Salas com capacidade que variam de 20 a 260 lugares. Orla de Atalaia S/N – Aracaju - SE
Fone: (79) 2106 7000 – Fax: (79) 2106 7019.

Sandrin Praia Hotel

Estrutura : 1 auditório: 80 lugares. Rua Jornalista Paulo Costa, 15 - Atalaia – Aracaju –SE. Fone (79) 3216-9600.

Seac

Estrutura: 01 auditório - 200 lugares
Av. Ivo do Prado, 564 - Centro - Aracaju - SE - Fone: (79) 3212-1552 / 3212-1544

Sociedade Médica de Sergipe

Estrutura: 01 auditório - 110 lugares
Guilhermino Rezende, 426 -  São José - Aracaju -SE
Fone: (79) 3211-9357.

Sociedade Semear

Estrutura: 01 auditório: 230 lugares. Rua Vila Cristina, 148 - São José - Aracaju - SE.
Fone: (79) 3214-5800.

Teatro Atheneu

Estrutura: 900 lugares - Rua Vila Cristina, s/n - São José - Aracaju - SE - Fone: (79) 3179-1910

Teatro Lorival Batista

Estrutura: l52 lugares - Rua Laranjeiras, 1967
D.I.A - Aracaju - SE - Fone: (79) 3179-7550 / 3179-7551.

Teatro Pedro Brás

Estrutura: 450 Lugares - Endereço: Av. Gentil Tavares, 1166 - Getúlio Vargas - Aracaju -SE.
Fone: (79) 3711-3100 - Ramal 274.

UFS - Universidade Federal de Sergipe

Estrutura: Auditório com capacidade que variam de 40 a 222 lugares.  Av. Marechal Rondon, s/n
São Cristóvão - SE - Fone: (79) 3218-2100

Unit - Universidade Tiradentes

Estrutura: Auditórios com capacidade que variam  de 99 a 250 lugares
Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia  - Aracaju - Fone (79) 3218-2100  

 

Xingó Parque Hotel

Estrutura: 01 auditório - 120 lugares - Serra do Chapéu de Couro - Canindé de São Francisco - SE - Fones/fax: (79) 3346-1245/1261/1254.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT) (79) 3222 1432

Endereço: Av. Dr. José Calumby, 253, Bairro Suissa, CEP 49050-020

www.aracaju.se.gov.br

  • S&z comunicaçao
  • BY JAQUE
  • PORTAL DE RESERVAS
  • Restaurante Pirambeleza
  • Banco do Nordeste
  • Verdear Turismo Sustentavel
  • Sal e Brasa
  • Izabel Souza
  • Algas Marinhas
  • Locave
  • Churrascaria do Pirata
  • Emsetur
  • Vip Tur
  • Aruanã Praia Hotel
  • Hotel da Costa
  • Alex Vídeo
  • Pousada Vitória
  • Xingó Parque Hotel
  • Uniao Panificaçao
  • Museu da Gente Sergipana
  • Aracaju Convention
  • Deguste Pizzaria
  • Wania Macedo Eventos
  • Hotel Pousada do Sol
  • Infonet
  • Jatobá Praia Hotel
  • Via mar
  • Ponto da Picanha
  • Abrajet-se
  • Real Classic Hotel
  • Sebrae
  • Sandrin
  • Del Canto
  • O miguel
  • Maria Luiza
  • ABAV
  • Rei da Sopa
  • Disloc
  • Prefeitura de Aracaju
  • Pizza d'Oro
  • Duplichaves
  • Bar do Alves
  • Disk Brindes
  • RB 1000
  • Pousada Panorâmica
  • New Hakata
  • Professor Gena
  • Governo de Sergipe
  • Açaí show
  • Sergipe Encantador
  • Senac


Tel: 79 3043-1045 | 79 9942-5557
contato@sergipetradetour.com.br