sergipetradertour_logoTop
  • FAROL DO CABEÇO-BREJO GRANDE-FOTO CÉSAR OLIVEIRA.j
  • Itaporanga
  • Japaratuba
  • Tobias Barreto
  • Pirambu

Lagarto

 LAGARTO  

Lagarto, lugar onde se respira cultura. Conhecida em tempos remotos como a Cidade Ternura, tem sua história iniciada em 1597 sob a tutela militar de Antônio Gonçalves de Santomé, filho de Cristovam Lagarto (tradicional família europeia, cuja origem data do século XIV).

A origem do atual nome da cidade durante anos foi atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas está relacionada às origens familiares do fundador do povoado Santo Antônio em 1604. Santomé, vulgo Lagarto, colonizou as terras daquele povoado sob as bênçãos dos Carmelitas vindos de Salvador e com Convento localizado em Palmares (Riachão do Dantas).

As terras do Lagarto passaram a se chamar Nossa Senhora da Piedade, com a criação de sua Freguesia em 1669. Dez anos depois, as autoridades eclesiásticas criaram a Paróquia com o mesmo nome. Com o desenvolvimento inicial do lugar, cria-se no dia 20 de outubro de 1697 a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto e em 20 de abril de 1880 é elevada á condição de cidade denominada Lagarto.

Berço de inúmeros intelectuais de renome nacional a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire, mesmo com seu comércio dinamizado e uma indústria em franco crescimento, conserva o bucolismo das cidades interioranas de Sergipe, distando apenas 75 km de Aracaju. Atualmente Lagarto é uma cidade universitária e desponta no interior sergipano 

Atrativos Turísticos

Balneário Bica

Antiga reserva de água mineral e remanescente de Mata Atlântica tornou-se local para banho nos anos 60. Na administração de José Raimundo Ribeiro, o Cabo Zé, virou um dos mais importantes pontos balneários do interior de Sergipe. Há muitos anos desativado, por questões políticas e legais, o lugar brevemente voltará a ser um importante ponto de lazer e de entretenimento da cidade.  

Balneário Bica

Barragem Dionísio de Araújo Machado


Construída nos anos 80, sob a administração de Artur de Oliveira Reis, a ideia era, através do represamento das águas do rio Piauí, melhorar as condições de abastecimento e de irrigação da região. Com o tempo, o afluxo de pessoas para o local fez dele uma zona balneária e de bares com outros tipos de atrativos,  como a pesca e a diversão aquática. Nos próximos anos, estará recebendo um grande investimento imobiliário que atrairá novas possibilidades para o lugar. Fonte: PML.

Cachoeira do Saboeiro


Localizada na divisa entres Lagarto e São Domingos, vem ganhado notoriedade pelo seu potencial ecológico. Além da bela paisagem, ornada com a vista parcial da Serra da Miaba, chama atenção pela existência de trilhas, de poços para banho, sem falar em suas águas cristalinas.

 

Cultura

Academia Lagartense de Letras

Fundada no dia 19 de abril de 2013, reúne importantes nomes da cultura lagartense, seguindo o modelo e princípios norteadores de outros sodalícios do gênero, a exemplo da Academia Sergipana de Letras. Além de seus fundadores: Rusel Barroso, Assuero Cardoso, Claudefranklin Monteiro e Emerson Carvalho; a ALL também é composta pelos seguintes membros: Joaquim Prata, Anselmo Vital, Deijaniro Filho, Euller Ferreira, Dom Mário, Monsenhor Carvalho, Angélica Amorim, Rosalvo Nogueira, Beatriz Dantas, Paulo Prata, Aglaé Fontes, Euclides Oliveira, Noeme Dias, Antônio José Rocha.

Fonte: Acervo da A.L.L.

Centro Cultural Adalberto Fonseca

Fundado no início do século XXI, está sediado na antiga residência do jornalista e ex-prefeito de Lagarto, José Vicente de Carvalho, na Praça da Piedade. Abriga o Grupo Teatral Cobras e Lagartos e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. É, também, dedicado a receber alguns dos eventos culturais da cidade, a exemplo da realização de sarais e lançamentos de livros.

 

Espaço Cultural Charles Brício

Criado em 2008 e mantido pelo Grupo Charles Brício, está sediado no antigo Cine Glória. O espaço, nos últimos anos, tem sido um ponto importante para a realização de diversas atividades culturais e mesmo sociais da cidade, como apresentações de artistas locais e nacionais, gravações de cd e de DVD, peças teatrais, balé, seminários e eventos acadêmicos e religiosos.

Músicos, Grupos Musicais e Grupos Teatrais

Banda e Orquestra Los Guaranis - Banda Lacertae - Saco de Estopa - Uns Bossais - Los Românticos - Banda Nuvem Negra - Banda Kalibre - Kalil - Rogério Bezz - Antenor Nunes.
Cobras e Lagartos - Louvor Sertanejo - Tecendo a Manhã.  

O Visgo da Jaca

Grupo independente de discussão e propagação dos saberes e fazeres da cultura lagartense, foi fundado em 2011 pelo jornalista lagartense Luiz Antônio Barreto. Atualmente, o grupo é coordenado pela poetisa Angélica Amorim e pelo historiador Claudefranklin Monteiro. Mantém uma página na rede social facebook, que tem servido como um espaço cibernético de divulgação e preservação da memória local.

 

Festas

Aniversário da Cidade

Comemorado no dia 20 de abril, este dia lembra o momento histórico de elevação da antiga Vila de Lagarto à condição de cidade, ocorrida em 1880. Na ocasião, além de diversas solenidades cívicas e religiosas e da tradicional Corrida Rústica destaque para a realização do Encontro Cultural do Município organizado pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

Festa da Mandioca

Criada pelo Grupo Charles Brício, a festa foi apropriada pelo poder público municipal e faz parte do calendário junino desde 2008. A ideia é valorizar um dos principais produtos da economia de subsistência do município e mobilizar a cultura lagartense local, atraindo, também, grandes nomes do forró nacional.

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade

Após nove noites de missas e celebrações, a festa de Nossa Senhora da Piedade se encerra com uma bela solenidade na manhã do dia 08 de

Festa da PadroeiraFesta da Padroeira

setembro. Além disso, há uma tradicional procissão à tarde, reunindo milhares de fiéis, alguns deles morando em outras cidades do Brasil e que voltam à terra natal para reverem familiares e louvar a Santa. É uma das mais importantes festas do catolicismo lagartense, desde a primeira metade do século XX.

 

Lagarto Folia, Micareta e madeireta



Lagarto FoliaLagarto Folia

Os carnavais fora de época assumem várias denominações. Eles acontecem desde os finais dos anos oitenta, normalmente na semana do aniversário da cidade. Ao longo dos anos, atrai diversos nomes da música brasileira, notadamente baiana, num clima dionisíaco que mobiliza a juventude lagartense por meio de blocos e trios, a exemplo do tradicional Paranubar.

Folclore

Cangaceiros de Zé Padeiro

Criado nos anos 1960 pelo lendário Zé Padeiro, o grupo faz alusão ao cangaço e a suas personagens mais populares como Lampião e Maria Bonita. Uma tradição que é mantida de geração a geração por laços familiares sólidos. O grupo encanta os espectadores, sobretudo, no desfile de 7 de setembro com sua alegria e com o estouro de bacamartes e espingardas.

Fonte: Neto de Zé Padeiro.

Encomendação das Almas

Há mais de um século, penitentes se travestem de espectros para rezarem e cantarem pelas almas do purgatório. Duas vezes por ano, na Sexta-feira da Paixão e no Dia de Finados, eles percorrem as principais ruas do centro da cidade, por volta da meia-noite. Trata-se de um misto de folclore e religiosidade que chama atenção, inclusive, das novas gerações. É comum ver jovem acompanhado o trajeto e registrando esse momento envolto em magia e mistério.

Grupo Parafuso

Popularizado nos anos 80 pelo historiador Adalberto Fonseca, trata-se de um dos mais originais grupos folclóricos lagartenses. Homens vestidos

Grupo ParafusoGrupo Parafuso

de anáguas e com rosto pintado cantam e dançam fazendo movimentos circulares em volta do eixo do corpo. Sua fama alcança vários rincões do Brasil, notadamente o Festival de Olímpia-SP, onde o grupo se apresenta anualmente.

Fonte: PML-2010

Silibrina

SilibrinaSilibrina

Na meia noite do último dia de maio, um grupo de homens e, até mesmo, mulheres, realizam um dos mais bonitos e também perigosos espetáculos de fogos. Este por sua vez, cobre as ruas de Lagarto de luz e fumaça, ao som da Zabumba, estouros de pitus, bombas e busca-pés. Perto de completar um século, a tradição se mantém viva, apesar dos abusos de vândalos que obrigaram o Ministério Público, nos últimos anos, a forçar algumas alterações significativas em sua essência, mas nada que não tire a importância de se celebrar a chegada do mês dos festejos juninos.

 

Taieiras





Angélica AmorimTaieirasTaieiras

Nacionalmente conhecido através dos estudos da antropóloga lagartense Beatriz Góis Dantas, as Taieras estão presentes na cultura e na religiosidade popular lagartense a mais de duzentos anos. Elas eram presença garantida nas festas dedicadas a São Benedito no interior da Matriz, onde se realizou até as duas primeiras décadas do século XX a coroação simbólica de reis e rainhas negros. Atualmente é mantido por Dona Ione, da Associação Folclórica de Lagarto.

 

Patrimônio Cultural

A

Lagarto tem uma história tricentenária, mas não conseguiu preservar parte considerável de seus bens culturais materiais, sobretudo em termos arquitetônicos. Ainda assim, o turista pode presenciar alguns remanescentes da cultura local, destacadamente dos séculos XIX e XX.

Grupo Escolar Silvio Romero

 Grupo Escolar Silvio Romero

Patrimônio tombado, foi construído no ano de 1923, na administração do Governador Graccho Cardoso, inaugurado no ano seguinte. Importante exemplar da arquitetura histórica sergipana, o Grupo foi ao longo dos anos cadeia, escola, biblioteca e memorial. Atualmente encontra-se desativado, aguardando uma ampla reforma para se tornar ponto de cultura. Fonte: www.casacivil.se.gov.br

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do RosárioIgreja Nossa Senhora do Rosário

Construída no século XVIII por africanos escravizados, a antiga capela da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário está localizada ao lado do Grupo Sílvio Romero. Foi por muitos anos, até as primeiras décadas do século, ponto de encontro para celebração de uma das festas populares mais importantes do catolicismo lagartense: a Festa de São Benedito.

Marco Fundador

Marco FundadorMarco Fundador

Inaugurado em 1972, por iniciativa do historiador Adalberto Fonseca, está localizado no Povoado Santo Antônio. O monumento faz menção aos primeiros anos da antiga sesmaria de Antônio Gonçalves de Santomé, também fundador do povoado em 1604. O povoado é um dos mais importantes do Município e é palco de importantes festas e eventos culturais, como a Festa de Santo Antônio e o Encontro Cultural. Parte desse movimento festivo se concentra nos meses de abril e junho

Praça da Piedade

Local de onde se constituiu o primeiro núcleo urbano do município de Lagarto, além do Santuário é composta por importantes bens culturais

Praça da PiedadePraça da Piedade

materiais e por instituições políticas-administrativas, tais como: Prefeitura (1894); Casa Paroquial; Coreto (1947); antiga residência das famílias Monteiro Santos e Carvalho; Câmara Municipal; Centro Cultural Adalberto Fonseca. Afora casas que ainda preservam uma feição bucólica de finais do século XIX e início do século XX.

Fonte: www.diariolagartense.com    

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Localizada ao lado da Igreja do Rosário é um dos mais antigos bens culturais materiais da cidade. Construído no século XVII, o templo católico

Vicente QueirosSantuário Nossa Sra. da PiedadeSantuário Nossa Sra. da Piedade

sofreu diversas influências arquitetônicas ao longo de seus mais de 300 anos, como o Barroco e o Neoclassicismo. É palco das principais manifestações religiosas da cidade, a exemplo da Festa da Padroeira, cujo auge é o dia 08 de setembro.

Fonte: www.lagartense.com.br

  • Açaí show
  • Ponto da Picanha
  • Rei da Sopa
  • ABAV
  • Algas Marinhas
  • Museu da Gente Sergipana
  • Duplichaves
  • Sergipe Encantador
  • Sebrae
  • RB 1000
  • Disloc
  • Pousada Panorâmica
  • Uniao Panificaçao
  • Pousada Vitória
  • Infonet
  • S&z comunicaçao
  • Bar do Alves
  • PORTAL DE RESERVAS
  • Hotel da Costa
  • Alex Vídeo
  • Prefeitura de Aracaju
  • Vip Tur
  • Restaurante Pirambeleza
  • Aracaju Convention
  • Verdear Turismo Sustentavel
  • Del Canto
  • Disk Brindes
  • Maria Luiza
  • Xingó Parque Hotel
  • Wania Macedo Eventos
  • Sal e Brasa
  • Locave
  • O miguel
  • Jatobá Praia Hotel
  • BY JAQUE
  • Governo de Sergipe
  • Professor Gena
  • Sandrin
  • Churrascaria do Pirata
  • New Hakata
  • Abrajet-se
  • Real Classic Hotel
  • Izabel Souza
  • Pizza d'Oro
  • Aruanã Praia Hotel
  • Deguste Pizzaria
  • Via mar
  • Banco do Nordeste
  • Emsetur
  • Hotel Pousada do Sol
  • Senac


Tel: 79 3043-1045 | 79 9942-5557
contato@sergipetradetour.com.br