sergipetradertour_logoTop
  • Porto da Folha
  • Estância
  • PAINEL CANION E ORLA POR DO SOL
  • Santana
  • Pirambu

Nossa Sra. do Socorro


Nossa Senhora do Socorro

O município de Nossa Senhora do Socorro, localizado a 13 quilômetros da capital, é o segundo maior do Estado em população, com 179 mil habitantes e um povo acolhedor, sendo esta uma das suas maiores características. A cidade possui atrativos turísticos importantes, como a Igreja Matriz, as manifestações culturais e belezas naturais como a Prainha do Porto Grande e o Ibura.

A história de Nossa Senhora do Socorro vem desde o início do século XVIII, quando era apenas uma povoação, guardada em sua fé pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar da Cotinguiba. À época pertencente ao município de Santo Amaro, passou depois a fazer parte do território de Laranjeiras, alcançando em seguida a sua independência para voltar a ser povoado, desta vez da recém-criada Aracaju.

Somente em 14 de março de 1868 é que o distrito alcançou sua independência definitiva, transformando-se em município. O curioso é que, apesar de o Poder Executivo estar concentrado na sede, é nos conjuntos habitacionais que se localizam em povoados que ficam mais próximos da capital, que mora a maior parte da população. Desde a década de 80 que Socorro vem sofrendo alterações urbanísticas devido aos empreendimentos imobiliários que se concentraram nos povoados.

Culinária

Culinária

Outro ponto que deixa Nossa Senhora do Socorro em destaque na rota no turismo é a gastronomia. Os Restaurantes São Miguel e Capivara, localizados no povoado Calumbi se destacam com os famosos pratos a base de camarão, dentre eles o pirão de camarão, ao Alho e o filé de camarão, mas para quem não gosta ou tem alergias aos mariscos, pode desfrutar dos peixes e da galinha caipira, que também fazem parte da culinária socorrense. 

 

 

Igrejas

Igreja Matriz


Igreja Matriz

Principal monumento turístico da cidade, a Igreja Matriz foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 20 de março de 1943. Não há documentação que ateste a data da sua construção, mas na sacristia há uma inscrição de 1714.

Destaca-se no templo a imagem de Nossa Senhora do perpétuo Socorro, esculpida em madeira policromada do século XVIII. Essa imagem ficou pequena para o local, então os jesuítas providenciaram uma imagem maior. Ambas permanecem na igreja. Outra curiosidade é o túnel que existe, partindo do altar, para dar fuga aos padres durante a perseguição dos holandeses.

Praias

Prainha do Porto Grande e do São Braz

Prainha São BrazPrainha São Braz

Um bom exemplo do cenário exuberante que cerca Nossa Senhora do Socorro é a Prainha do Porto Grande, que oferece uma bela vista do rio Cotinguiba. Antes, a localidade era utilizada como atracadouro para os barcos de pesca, mas em 1984, um morador visionário fez uma trilha que dava acesso à margem do rio e ali construiu um quiosque.

PrainhaPrainha

Atualmente, a prainha tem uma boa estrutura turística, com bares e tornou-se um dos pontos de atração de visitantes do município, principalmente no período do carnaval, porque é lá que acontece a festa de Momo. Já a prainha de São Braz que está localizada no Conjunto Marcos Freire II, no Complexo Taiçoca e é um dos pontos atrativos da região.

Florestas

Floresta Nacional do Ibura


Floresta do Ibura

A floresta é um recanto verde que convida o turista a passear no bosque, participar de trilhas e desfrutar de grande sossego. Excelente opção de entretenimento, com uma área de 159 hectares, atualmente o horto tem dedicado atenção à produção de mudas para recuperação de áreas verdes degradadas, especialmente de matas ciliares (vegetação que cresce às margens dos rios).

Festas

Festa da Padroeira

Festa da PadroeiraFesta da Padroeira

A festa da Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é uma das mais importantes do calendário municipal, celebrada no dia 2 de fevereiro. A igreja e os fiéis realizam e participam de novenas, missa e da procissão, que reúne milhares de pessoas. É a mais forte manifestação religiosa da cidade.

Nossa Senhora do Amparo também é Padroeira da cidade e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Nos povoados e conjuntos habitacionais são realizadas outras festas religiosas, a exemplos: festa de Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim), Nossa Senhora da Conceição (povoados Taiçoca de Fora e Taiçoca de Dentro), Menino Jesus (Parque dos Faróis), São João Batista (Conjunto João Alves Filho), São João Evangelista (Conjunto Marcos Freire III) e Bom Jesus dos Navegantes (Porto Grande).

Forró Siri

O evento junino atrai todos os anos milhares de forrozeiros de várias partes de Sergipe e de estados vizinhos. A festa acontece no final do mês

Forró SiriForró Siri

de junho, mais precisamente durante o período do santo São Pedro, e reúne atrações musicais de renome nacional e local.

A estrutura do evento teve início tímido, aliás, começou a partir de um bate papo entre amigos, em 1993. Atualmente, o Forró Siri é consagrado o melhor São Pedro do Estado de Sergipe. Localizado no conjunto João Alves, chega a atrair cerca de 100 mil pessoas por noite.

Lavagem das Escadarias da Igreja

No dia 2 de fevereiro, seguidores de vários grupos de Umbanda realizam a lavagem das escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo

Lavagem das EscadariasLavagem das Escadarias

Socorro. A primeira edição da lavagem aconteceu em 2006, houve uma parada e há seis anos entrou para o calendário de eventos da cidade.
Pelo sexto ano consecutivo a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realiza a lavagem das escadarias da Igreja Matriz. O ato começa com a reunião de participantes de vários terreiros do Estado próximo ao rio Cotinguiba, no povoado Porto Grande, onde colhe a água, em seguida eles fazem a tradicional roda com cânticos para seguir com o cortejo até a sede do município.   
O dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para os Católicos e o dia de Iemanjá pelas religiões Afro como Candomblé e Umbanda.

Folclore

Folclore

Samba de Coco São Benedito

Samba de Coco São BeneditoSamba de Coco São Benedito



A origem do samba de coco São Benedito nasceu da iniciativa dos moradores da Rua São Benedito em Nossa Senhora do Socorro. A ideia inicial era formar um batalhão para comemorar o primeiro dia do santo São João tentando assim trazer de volta uma cultura, que se encontrava adormecida nesta cidade.

A formação do grupo não foi fácil no início devido a falta de equipe para conduzir os ensaios. Foi então que os irmãos Waldeck de Aguiar Santos e Walmir de Aguiar Santos, baseado em experiência familiar, lançaram a ideia de criar um grupo de Samba de Coco, cultura que vivenciaram nas festas juninas em casa de seus pais Acendino Santos e Maria de Lurdes Santos, ambos falecidos. Dessa forma, conseguiriam despertar de uma nova cultura sob o brilhante olhar desse povo admirador da cultura Socorrense. Com o esforço de todos os envolvidos no grupo foram adquirindo com recursos próprios figurinos, instrumentos. Em 23 de junho de 2001, o grupo estreou com um colorido cortejo pelas ruas da cidade encantando e atraindo os moradores, que foram assistir a primeira apresentação no arraial construído pelos próprios moradores na rua São Benedito. Desde sua criação, o grupo conta com o envolvimento de crianças, jovens e idosos de várias idades. A fama percorreu os

ReisadoReisado

quatro cantos do município e vem saindo do anonimato graças a convites de escolas, prefeituras e empresas. Atualmente o grupo conta com uma media de 40 integrantes. Os Grupos de capoeira, quadrilhas juninas, samba de coco, reisado dos idosos e grupos afrodescendentes também compõem as manifestações culturais de Socorro.



Artesanato

Artesanato de Nossa Senhora do Socorro

O município possui um grande número de artesãos, sendo, portanto, um forte produtor de artesanato. As peças são feitas em tecido, pintura, material reciclado, argila e telas.

Indústria e Comércio

Distrito Industrial

Nossa Senhora do Socorro destaca-se também pelo seu forte pólo industrial. Foi o município que mais atraiu empresas para o seu território entre 1997 e 2002, elevando o número de unidades industriais de 566 para 1.024. Registrou-se no período um crescimento de 81%, superando as variações estadual, regional e nacional. Sendo, portanto, destaque no cenário nacional por mais gerar emprego.


A chegada das novas indústrias e o crescimento do número de empregos em Nossa Senhora do Socorro proporciona à população a fixação do morador no próprio município. O habitante passou a morar, trabalhar, viver  e investir em um único local. Existe ainda toda a riqueza que é gerada pelo próprio empreendimento e pelas empresas que são seus fornecedores. É uma cadeia de produção grande com fatores econômicos e sociais de grande relevância. Além disso, com a chegada das indústrias, crescem o comércio e o setor de serviços na cidade. O crescimento e o desenvolvimento de Nossa Senhora do Socorro representam também o crescimento e o desenvolvimento do seu povo. Para se ter uma ideia de como a população também lucra com isso, de todos os empregos gerados nos últimos anos, 90% dos postos de trabalho fora destinados para quem mora em Socorro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SRA. DO SOCORRO (79) 2107-7814 / 7802 / 7805

  • Algas Marinhas
  • Disloc
  • Bar do Alves
  • Maria Luiza
  • Xingó Parque Hotel
  • Uniao Panificaçao
  • Sal e Brasa
  • Del Canto
  • Banco do Nordeste
  • Churrascaria do Pirata
  • Sergipe Encantador
  • Governo de Sergipe
  • Alex Vídeo
  • Prefeitura de Aracaju
  • Ponto da Picanha
  • Duplichaves
  • Emsetur
  • Wania Macedo Eventos
  • Locave
  • ABAV
  • PORTAL DE RESERVAS
  • Disk Brindes
  • New Hakata
  • Via mar
  • Sandrin
  • Pizza d'Oro
  • Restaurante Pirambeleza
  • Aracaju Convention
  • Vip Tur
  • Senac
  • Museu da Gente Sergipana
  • Jatobá Praia Hotel
  • Pousada Vitória
  • Verdear Turismo Sustentavel
  • Hotel Pousada do Sol
  • Professor Gena
  • Abrajet-se
  • Deguste Pizzaria
  • Hotel da Costa
  • Aruanã Praia Hotel
  • BY JAQUE
  • Sebrae
  • Izabel Souza
  • S&z comunicaçao
  • RB 1000
  • Pousada Panorâmica
  • Real Classic Hotel
  • Açaí show
  • Rei da Sopa
  • O miguel
  • Infonet


Tel: 79 3043-1045 | 79 9942-5557
contato@sergipetradetour.com.br