36° FASC: Prefeitura de São Cristóvão anuncia programação oficial

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) lançou na manhã desta terça-feira (03), a programação oficial do 36° Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). O evento que ocorreu no Museu Histórico de Sergipe contou com a participação de gestores, políticos, artistas locais, imprensa e sociedade sergipana. Com o tema ‘Resistir para Existir’, o FASC acontecerá entre os dias 14 a 17 de novembro, numa verdadeira maratona artística, com mais de 150 atrações, das áreas da: música, artes visuais,dança,teatro,cinema e literatura.  

“É o terceiro FASC da nossa gestão, onde conseguimos manter a regularidade e a qualidade. A concepção do FASC é de um evento efetivamente de arte, das manifestações artísticas que são fundamentais para a reflexão humana. A construção dessa edição iniciou logo que a 35ª edição se encerrou, é algo que demanda muito trabalho e que ainda nos deixa na expectativa de dar tudo certo, nós trabalhamos para isso, e hoje mostramos para Sergipe uma programação que tem como marca o ineditismo”, apontou o prefeito Marcos Santana.

Na ocasião, a secretária de Governo, Paola Santana, reforçou a importância da realização do evento, como uma atividade que vai além da programação artística e cultural que ele oferece. “A maior dificuldade para a realização do FASC sempre é a financeira. Mas desde o início o prefeito estabeleceu que independente das parcerias, nós não recuaríamos. O FASC é uma obrigação nossa com a cidade, mais que shows, o ele movimenta a economia, com mais de 300 ambulantes cadastrados. Ano passado o FASC movimentou 800 mil reais na cidade. Até o festival teremos uma rede de oficinas de capacitações que serão iniciadas. É o legado que deixamos para a cidade. Construímos o festival para que ele não recue, independente da gestão que esteja administrando a cidade”.

Presente na cerimônia de lançamento, a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Conceição Vieira, enalteceu a iniciativa da realização do Festival e comentou sobre a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura. “O FASC já nasceu forte e o seu retorno com a administração do prefeito Marcos Santana trouxe um brilhantismo muito grande. O FASC já faz parte do calendário cultural sergipano e é esperado ansiosamente pela população. São espetáculos de cultura das mais diferentes linguagens, trazidas dos mais variados cantos do Brasil. Com certeza esse ano será ainda maior e o governo de Sergipe se sente na obrigação institucional e emocional de participar. Sabemos dos limites econômicos, mas o governador nos orienta para que a Fundação de Cultura e Arte possa estar ao lado da administração municipal”.

Já a pró-reitora de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alaíde Hermínia, também destacou a parceria com o município, ressaltando que a instituição tem buscado potencializar as ações que a Prefeitura realiza. “O FASC faz parte da história da UFS e é vivenciada hoje pelos professores após sua retomada com muita emoção, porque resgata a valorização da cultura em São Cristóvão, principalmente da cultura popular e da cultura acadêmica/universitária. Este ano nós colocamos um edital acadêmico e divulgamos por todo Nordeste, e estamos tentando fazer junto à Prefeitura o resgate dos universitários, fazendo com que eles participem do FASC”, relatou.

Presenças

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Júnior; os vereadores Adailton Lopes, Diego Prado, Djalma Santana, Adailton Silva (Dadá), Naldo Maria do Carmo, Rafael da Colina, Morgan Prado, Tony da Academia, Vanderlan Nego, Vanderla, Correia; além de secretários municipais, agentes culturais e do turismo.

Parceiros

Neste ano o FASC contará com a parceria Fecomércio Sergipe, Sesc, Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe e Governo Federal, além do patrocínio da Jaguar, Stanza, Real Classic Bahia Hotel e Vitória Transportes. O evento conta ainda com o apoio da RR Conect e da Auto Viação Progresso.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos

Notice internal 57ff007fec3015ae

Anunciantes