Investe Turismo: Prefeitura apoia mais um famtour em parceria com o Sebrae/SE

Promover o destino Aracaju para gerar demanda turística na capital é uma das metas inscritas no Planejamento Estratégico da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e, para se atingir esse objetivo, a gestão tem realizado e apoiado famtours com agentes de viagens de outros estados, com vistas a mostrar os atrativos da cidade para que esses profissionais possam enriquecer seus conhecimentos sobre o destino.

Em menos de 30 dias, é o segundo famtour realizado em Sergipe no âmbito do Investe Turismo, programa do Ministério do Turismo, coordenado no estado pelo Sebrae/SE e pelo Governo de Sergipe, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, trade turístico e municípios sergipanos que integram o Mapa do Turismo nacional.

Neste novo famtour, um grupo de 12 agentes de viagens de Brasília veio cumprir uma programação que teve início na segunda-feira, 9, e segue até o próximo domingo, 15, com um roteiro envolvendo atrativos de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância e Canindé de São Francisco.

Na terça-feira, 10, durante o dia, os agentes conheceram a Rota do Cangaço, no município de Poço Redondo e, à noite, durante jantar na Santa Pizza, em Aracaju, o grupo foi recepcionado pela diretora do Departamento de Turismo da Semict, Luciana Kariny, quando receberam folder com os atrativos da cidade e a bolsa promocional da campanha “Venha Sentir Aracaju”. 

O famtour teve sequência nesta quarta-feira, 11, com um passeio em Aracaju a partir da Colina do Santo Antônio, seguindo para a Catedral Metropolitana, Centro de Turismo, Museu e Largo da Gente Sergipana, encerrando o passeio da manhã nos mercados centrais, com os agentes de viagens tendo contato com o artesanato, gastronomia e as belezas arquitetônicas e naturais do local. 

No Restaurante Caçarola, estabelecimento parceiro neste famtour, o cardápio fez os agentes brasilienses “suspirarem” com a diversidade de pratos como a fritada de aratu e caranguejo, bacalhau ao molho branco, lasanha de camarão, carne de sol e a recomendada mariscada. “Todos os pratos aqui são muito gostosos, não poderia, de jeito nenhum, dizer o melhor, todos são os melhores pratos da cidade, mas a mariscada é sempre muito pedida pelos turistas”, recomendou a responsável pelo buffet, Vânia Dantas. 

“Quem vem a Aracaju não se arrepende, pelo contrário, se surpreende”, arrematou o secretário Marlysson Magalhães em descontraído “bate-papo pós-almoço”, afirmação compartilhada pela agente de viagens Bruna Guimarães. “É a primeira vez que venho a Aracaju e está sendo uma experiência maravilhosa, eu não sabia que Aracaju tinha tanto para oferecer”, observou.

Bruna também destacou a beleza da cidade, quesito sempre realçado por quem visita a cidade, e elogiou a infraestrutura turística na região da Orla da Atalaia. “Achei a cidade muito limpa, bonita, organizada, gostosa de andar por ela, e a Orla, na praia, muito agradável, com boa estrutura de hotéis e restaurantes muito bacanas. Ontem tivemos essa experiência em uma excelente pizzaria e digo que vocês não perdem em nada para outras capitais”, comparou. 

Turismo de Experiência 

Além do turismo de sol e praia em Aracaju, o turismo de experiência, modalidade que visa oferecer aos turistas a sensação de se vivenciar a cultura local e se integrar aos costumes nativos, é uma estratégia que a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado desde que assumiu, em 2017, como atrativo adicional para quem visita a cidade em busca de novidades.


 
Foi o que observou a guia de turismo Naime Melo, que acompanha os agentes no passeio. “O turismo de experiência é um diferencial entre os destinos e o grupo ficou maravilhado com a interação tecnológica do Museu da Gente Sergipana e a experiência em nossos mercados com as tapioqueiras peneirando e os agentes sentindo nas próprias mãos o resultado do trabalho. Foi revelador para eles, uma experiência nova que eles vão contar para os seus clientes”, destacou a guia.

Rayara Mendes também é agente de viagens e está em processo de finalização do seu blog, onde pretende contar suas experiências em viagens. Ela já visitou vários países e agora decidiu percorrer os destinos brasileiros em busca de novidades. Ficou “impressionada” com a gastronomia encontrada nos mercados centrais. “É um diferencial que o turista quer experimentar, sair de sua rotina, vivenciar um pouco da cultura local, por isso não basta apenas oferecer passeios turísticos, é preciso que eles conheçam as coisas regionais, provar as comidas típicas, é importante para o turista viver isso, experimentar coisas novas”, recomendou.

Marlysson Magalhães comemorou mais um famtour realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Se) e o governo do estado, reforçando a importância dessa união para o fortalecimento do turismo em Aracaju e Sergipe”. “Tenho dito em várias oportunidades sobre a necessidade cada vez maior de somar esforços entre agentes públicos e privados para desenvolver o turismo a várias mãos, onde todos sejam solidários e beneficiários dos resultados, e, felizmente, todos estamos trabalhando nesse sentido, com união e esforço”, avaliou o secretário.

A programação segue com visita aos municípios de Laranjeiras, São Cristóvão, Estância, além de passeios náuticos na Croa do Goré, Ilha dos Namorados, e tour panorâmico pelas praias da orla, com sessão de fotos no caranguejo gigante na Passarela do Caranguejo, finalizando a expedição nos Arcos da Orla da Atalaia com a monumental declaração “Eu Amo Aracaju”, que os 12 agentes levarão para Brasília em lembranças dos momentos que passaram na capital sergipana.

Fonte: Ascom/Semict

Notice internal 1706d0bdc5202a5a

Anunciantes