Programa Investe Turismo é oficializado em Sergipe

Ao som de canções interpretadas pelo cantor sergipano Sergival e de apresentações culturais representando os municípios de Estância e Laranjeiras foi aberta a solenidade de lançamento do Programa Investe Turismo, em Sergipe. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19, no Hotel Comfort Aracaju.

Fruto de uma parceria entre o Sebrae  Nacional, Ministério do Turismo (MTur), Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a ação tem como objetivo fomentar o investimento público e privado na oferta turística na Rota Aracaju/Canindé. 

As ações serão desenvolvidas até fevereiro de 2020 e vão beneficiar 120 pequenos negócios (meios de hospedagens, agências de viagens e receptivo, locadoras de veículos, guias de turismo, organizadores de eventos, bares, restaurantes, artesãos e grupos folclóricos), além de outros 60 potenciais empreendedores que atuam nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância, Itabaiana e Canindé. 

De acordo com o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, Sergipe vivencia um momento histórico que exige ainda mais união dos envolvidos. “É uma grande satisfação colaborar com o lançamento do programa e chegou a hora de darmos as mãos para juntos buscar o fortalecimento do turismo. A ocasião se torna o pontapé inicial do desenvolvimento em prol do segmento”, destacou. 

O governador Belivaldo Chagas se fez presente no evento e parabenizou os organizadores. “Quando pensamos em parceria com o Sebrae temos a garantia da credibilidade e profissionalismo por meio de uma instituição. Parabenizo todos os envolvidos pelo excelente trabalho e gostaria de dizer que também estamos empenhados na ideia de movimentar a atividade. Tivemos recentemente novas reuniões com companhias aéreas para ampliar os voos e estamos focados em absorver novos investidores para Sergipe”, afirmou. 

Em sua fala, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, enfatizou sobre a valorização regional neste processo. “Sou nordestino e estou muito feliz em retornar para Sergipe com uma missão tão importante. O país passa por um período delicado, no entanto, estamos trabalhando no intuito do protagonismo que o turismo nacional precisa ter. Não existe recuperação econômica do Nordeste sem pensar no turismo, pois é emprego na veia e, com toda certeza, vamos realizar um trabalho voltado para a competitividade mundial”, explicou. 

O secretário executivo adjunto do Ministério do Turismo, Higino Brito, apresentou um dado relevante durante seu discurso. “Nos seis primeiros meses de 2019, o turismo de negócios cresceu 15% e essa estimativa é válida para demonstrar a relevância desse segmento na economia e, também, de que estamos no caminho certo. O Governo Federal ratifica o compromisso com o Nordeste para que tenhamos mais ações deste porte. Espero ter a chance de voltar para Sergipe e acompanhar o andamento dessa iniciativa”, ressaltou. 

Entusiasmado com as ações apresentadas, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a expectativa em vê-lo na prática. “É uma nova esperança para o desenvolvimento da região e já estamos fazendo um trabalho de recuperação e capacitação dos comerciantes e microempreendedores. O Investe Turismo tem a capacidade de potencializar ainda mais esses pequenos investidores da área e São Cristóvão tem a sorte de estar presente em alguns deles como o histórico, religioso, e de contemplação. Temos, ainda, a canonização de Irmã Dulce, primeira santa brasileira, e, para isso, iniciamos um projeto para ampliar o Memorial e implantar a rota dos sete passos de Dulce. Além disso, na próxima semana, teremos outra reunião em Salvador com a equipe do Memorial de lá para reforçarmos nosso projeto", concluiu. 

Presenças 

Marcaram presença no lançamento, autoridades, veículos de imprensa, prefeitos, secretários municipais, empresários, representantes do trade turístico, representantes de instituições de ensino, estudantes, guias de turismo, entre outros.

Por; Shis Vitória

Notice internal 770860223005ec02

Anunciantes