Setur realiza visita técnica a atrativos turísticos de Tobias Barreto

Conhecida nacionalmente pela força das suas indústrias de confecção, a cidade de Tobias Barreto, distante 131 quilômetros de Aracaju, tem muito mais atrativos que encantam os visitantes, principalmente aqueles que buscam cultura e natureza. Em busca de desbravar essas belezas e falar sobre a importância da inclusão do município no Mapa do Turismo, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou uma visita à cidade.

Pegando emprestado o nome de um dos poetas, filósofos e escritores mais famosos do Brasil, Tobias Barreto, também é berço de outro consagrado escritor, Epifânio Dória. A cidade possui ainda o ‘Recanto da Serra’, local de preservação ambiental onde é possível ter contato com a natureza e cultura. Para ver de perto todos estes atrativos, o secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, foi recebido pelo prefeito do município, Diogenes Almeida, e pela deputada estadual Diná Almeida.

 

Parceria Estado x Municípios

A equipe técnica da Setur tem buscado ativamente percorrer os municípios sergipanos para dialogar com seus gestores, falando da importância do Mapa do Turismo, uma ferramenta do Ministério do Turismo, que baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do MTur, com foco no desenvolvimento regional do setor. Para o gestor estadual da pasta, as visitas técnicas que estão sendo realizadas, a exemplo desta em Tobias Barreto, são oportunidades de ver as belezas e atrativos dos municípios sergipanos. 

“Aqui em Tobias Barreto pude ver a Casa de Tobias, um museu que conta a histórias do poeta. Conheci o local onde nasceu Epifánio Dória, que hoje tem um busto do escritor; passei pela Feira da Coruja e pelo Recanto da Serra”, afirma. No encontro com o prefeito o secretário ressaltou a importância da inclusão da cidade no Mapa do Turismo.

Para o idealizador e proprietário do Recanto da Serra, o cordelista Pedro Menezes, a visita do secretário foi produtiva. “Quando criamos este projeto, pensamos 10 anos na frente, e a visita do secretário acende uma luz no fim do túnel. Nossa ideia é fazer um intercâmbio com a natureza entre todos que nos visitam. Estamos desenvolvendo o turismo de experiência, o turismo de trilha, de contemplação e o turismo religioso”, explica.

Prefeito pela segunda vez, Diogenes Almeida observa que esta é a primeira vez que um secretário de Estado de Turismo visita o município. “Apresentamos para o secretário um apanhado geral da cidade que tem vários atrativos, como o nosso comércio de confecções, o turismo cultural com a Casa de Tobias, além das belezas ambientais como a Reserva dos Macacos, ambiente ecológico de preservação e o Recanto da Serra”, completa.

 

 

Danilo Cardoso
Jornalista DRT 1290/SE
(79) 99979-8343

Notice internal c55f55b6b81d4cda

Anunciantes