Temporada de Sabores de Sergipe - com valorização da gastronomia regional será finalizada neste domingo

 

 *Por Cassandra Teodoro

A Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores e Hospitalidade” é um sucesso e ganhou evidência pela sua qualidade gastronômica. O projeto que foi idealizada com o intuito de fomentar a gastronomia regional e o potencial turístico do Estado, começou em julho e será finalizado no dia 9 de agosto (domingo) alcançando resultados superiores às expectativas.

O projeto agradou aos apreciadores da boa culinária, que desde a primeira semana prestigiam os menus de pratos com ingredientes típicos de Sergipe.  Para a participante, Cláudia Ramos, chefe de cozinha, professora de gastronomia e proprietária do Divas Cooking, a temporada superou as expectativas. “Estou muito feliz, preparei um cardápio especial de dois pratos que leva o nome: “Sou do mar e sou do centro histórico” elaborei uma lasanha de Aratu de lâminas de macaxeira ao molho de moqueca e uma sobremesa de Bricelets  - Romeu e Julieta  finalizada com vinho do porto. A aceitação foi além do esperado”.

Seguindo um dos objetivos principais do projeto de fazer um cardápio com elementos regionais de Sergipe e cujo o nome tenha sempre uma associação à cultura local. A Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores da Hospitalidade possui também um conceito baseado nos conceitos de economia criativa e segundo a Luara Lazzaro, pesquisadora da gastronomia regional e uma das organizadoras da temporada foi gratificante poder reunir os pequenos produtores rurais, cooperativas, associações, chefs autônomos em um evento que impulsionou a economia local. “A Temporada tem sido uma excelente oportunidade para que os sergipanos não apenas conheçam os sabores regionais, mas também se identifiquem, valorizem a cultura local. Neste contexto a gastronomia tem um papel crucial, por possibilitar que a história e os aspectos geográficos sejam recontados através dos hábitos alimentares”, contou.

Projeto

O projeto foi elaborado para mostrar a importância da gastronomia no desenvolvimento turístico das cidades.  Com o conceito de economia criativa a Temporada propôs a valorização do empreendedorismo e da criatividade, tendo as expressões culturais de raiz como base e os novos saberes/fazeres propostos pelos chefs/cozinheiros. Através do projeto foi criada também uma oportunidade para todos conhecerem por exemplo, bares, botecos, associações, chefs/cozinheiros autônomos e estabelecimentos comerciais. 

O evento é apoiado pelo Sebrae, Senac, Ifs e a UFS e por importantes parceiros, como Abrajet/SE, a Instância de Governança – Costa dos Coqueirais, Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Associação Sergipana de Turismólogos (Assertur), Instâncias de Governanças de Sergipe, Grupo de Pesquisa em Antropologia e Turismo (Antur) e  Oigres Seguros.

 

*Jornalista, especialista em Turismo, membro da Abrajet/SE e Presidente da Instância de Governança – Costa dos Coqueirais

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