Temporada gastronômica pretende divulgar os sabores de Sergipe

A Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores e Hospitalidade é uma ação promovida pela UFS, IFS juntamente com o Sebrae e Senac de Sergipe e tem por objetivo promover e estimular o turismo e a gastronomia regional, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer as tradições de alguns municípios através dos seus sabores.   A temporada acontece no período entre 10 de julho a 9 de agosto e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet Sergipe) e da Instância de Governança - Fórum Costa dos Coqueirais.

A Temporada não tem o intuito de promover a competição entre os estabelecimentos aderentes, mas sim, de gerar a sinergia e lucratividade, além de mostrar a importância da gastronomia no desenvolvimento turístico das cidades.  Através do projeto os brasileiros terão a oportunidade de conhecer por exemplo, bares, botecos, associações, chefs/cozinheiros autônomos ou todo aquele estabelecimento comercial que possa produzir e fornecer pratos e produtos elaborados com elementos da gastronomia sergipana e que possua serviço de delivery, talk away ou Drive-Thru. “O projeto é baseado nos conceitos de economia criativa e propõe a valorização do empreendedorismo e da criatividade, a partir de expressões culturais de raiz e novos saberes/fazeres propostos pelos chefs/cozinheiros”, conta Dênio Santos Azevedo, professor do curso de Turismo e coordenador do Projeto de Extensão Sergipanidades da UFS.

De acordo com a idealizadora do projeto Dayseanne Lima o alvo principal do projeto é que todo o cardápio traga as ‘Sergipanidades’ através de elementos regionais a ser indicado, a composição de ingredientes locais e ao nome que será dado, ou seja, que deverá ter uma associação à cultura local. “Como também as premissas deste evento giram em torno da valorização dos produtos e insumos locais, estímulo à criatividade e inovação na gastronomia sergipana e a divulgação da cultura local para os próprios sergipanos. A Temporada também será uma forma de colocar o destino turístico Sergipe em evidência no mercado”, destaca.  

Como participar

As inscrições são gratuitas e os interessados do setor de alimentos e bebidas deverão inscrever-se através do endereço eletrônico tempsergipanidades.wixsite.com/início.  A cada semana haverá uma relação de elementos obrigatórios para compor as receitas como por exemplo; aratu, galinha de capoeira, mangaba, carne do sol, queijo coalho, camarão, caju ou castanha de Caju. Os participantes poderão utilizar um, dois ou todos os elementos obrigatórios em seus pratos. Como também, antes e no decorrer do evento, ocorrerão Lives sobre os protocolos de segurança alimentar, cozinha-show, apresentado por chefs, criando e apresentando pratos com os elementos da semana, além da inclusão de Lives com apresentações de artistas que atuam no cenário sergipano através das mídias sociais: Facebook (Temporada Gastronômica Sergipanidades), Instagram (@tempsergipanidades) e Youtube da página Sergipanidades.

* (Jornalista, especialista em Turismo, membro da Abrajet/SE e Presidente da Instância de Governança – Costa dos Coqueirais)

 

Notice internal 7daff619568f13dc

Anunciantes