Visita Técnica de curso de Turismo da UFS à Canindé de São Francisco/SE.

Com o intuito de conhecer e vivenciar os serviços turísticos ofertados no destino turístico Canindé de São Francisco/SE, alunos e professores do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe-UFS, realizaram visita técnica no período de 02 a 04 de agosto de 2019, à cidade “Oásis” do Sertão, os quais foram recebidos pelo Turismólogo, Guia de Turismo e Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte - SMTCE, Carlos Moisés.

O maior desafio dos destinos turísticos do estado de Sergipe é aumentar o tempo de permanência dos turistas e visitantes, visto que grande parte da concentração dos meios de hospedagens e agências de viagens estão na cidade de Aracaju, por onde realizam a venda de passeios “bate e volta”, modalidade de visita aos atrativos turísticos de cidades interioranas sem pernoite.

No primeiro dia, visitaram as plantações de uva e goiaba do Produtor Rural Sidraque, no projeto Califórnia, na oportunidade o proprietário do empreendimento dialogou com os visitantes sobre o processo de produção das fruticulturas, escoamento, além da perspectiva de transformar seu empreendimento para atender o segmento de turismo rural. O almoço aconteceu no restaurante Sabor do Sertão, provaram da culinária regional com cardápio que inclui pratos à base de bode, galinha de capoeira e macaxeira. Em seguida realizaram o passeio dos Cânion de Xingó, com embarque no restaurante karrancas, podendo avaliar toda estrutura turística do complexo de Xingó, por fim a noite no auditório do Museu de Arqueologia de Xingó – MAX, tiveram uma palestra “bate papo” com  o Sr. Genilson Aragão – Secretário da SMTCE e participaram do Projeto “Uma noite no Museu” na instalações do MAX com a supervisão da coordenadora de exposição a Sr.ª Railda Nascimento.

O segundo dia foi marcado pela visita ao Assentamento Florestan Fernandes com a trilha Caminho da Nascente, o enfoque desta trilha é o segmento de turismo pedagógico, onde apresenta-se para o visitante o bioma Caatinga e a cultura local da comunidade, vale destacar que é um roteiro novo, em fase de estruturação. Posterior no turno da manhã, participaram de Oficina com as artesãs “Filhas do Cânion” na Casa de Cultura e Arte Givalda Fernandes, aprenderam a técnica de tapeçaria com barbante em tela, produzindo souvenirs que levaram como lembrança. No período da tarde almoçaram no estabelecimento Quiosque da Risolene, na Orla Salomão Porfírio de Brito, na oportunidade puderam avaliar a estrutura da orla e conhecer intervenções feitas pelo PRODETUR no bairro Beira Rio, a exemplo do saneamento básico contemplado na segunda etapa de construção da orla. Por fim a visita culminou no Centro Histórico de Piranhas/AL, rico em patrimônios materiais e imateriais, assim como a atratividade gerada pela apresentação cultural de Trio Pé de Serra e Xaxado.

A visita técnica finalizou-se no terceiro dia na Eco Fazenda Mundo Novo, propriedade do Eng. Agrônomo Sr. José Augusto, local rico em biodiversidade, belezas naturais e históricas imensuráveis, área de preservação do Bioma Caatinga, “Santuário do Umbuzeiro” com infraestrutura turística de hospedagem, lazer, restaurante e trilhas.

 

Receber o curso de Turismo da UFS nessa visita técnica valida a necessidade da comercialização de pacotes turísticos com 3 a 5 dias, visto que muitos atrativos não foram visitados, como a Rota do Cangaço, Cachoeira do Lajedão, Usina Hidrelétrica de Xingó, entre outros. Fomentar a diversificação da oferta turística, criar políticas públicas, contribuir com a formação de futuros Turismólogos e profissionais do turismo, estimular pesquisas e estudos turísticos, desportivos e culturais são objetivos da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Canindé de São Francisco/SE.

 

Carlos Moisés

Turismólogo/ Especialista em Planejamento do Turismo/ Guia de Turismo

Notice internal 7f9876f40e2c01e2

Anunciantes