Cover city 6e1d302231602ed6

ARACAJU

  • 1dec97a36811cf0e
  • 83f05bda26742af8
  • 49b92a40afca8dc2

Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" que significa “papagaio”, e "acayú", que significa “fruto do cajueiro”. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de diversos esportes.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe voos diários de diversos pontos do país e, por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE / 2010, conta com 641.523 habitantes.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br

 

Aeroporto

Attraction category big e6c5092125ed7d3d

 

 

Aeroporto de Aracaju

Attraction 80a6cf3be193c99fFoto por: Rodrigo Siebra

Administrado pela INFRAERO, o aeroporto Santa Maria em Aracaju/SE está localizado na zona sul da capital Sergipana, sendo o único aeródromo público que recebe voos regulares no Estado. Atualmente, o complexo dispõe de 3.874.742,13 metros quadrados, 1000 profissionais e um atendimento mensal de 115 mil passageiros.

Por dia, são cerca de 6 mil executivos, turistas  e operadores embarcam ou desembarcam nas dependências do Terminal de Passageiros, tendo a sua disposição os mais diversos serviços de alimentação, estacionamento, bancos, agência de turismo, dentre outros. Ganha destaque no Aeroporto as operações “off shore”, vinculadas ao transporte por helicópteros de profissionais  para as principais bacias petrolíferas nos Estados de Sergipe e Alagoas.

No espaço cultural do aeroporto, situado no saguão de desembarque do Terminal, o passageiro tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da aviação em Sergipe, com a exposição permanente de textos, documentos e reproduções fotográficas em grandes formatos.

Atualmente, o complexo passa por grandes investimentos, com obras de reforma e ampliação da pista de pouso e decolagens de aeronaves e do sistema de pátio. Para 2018 está prevista a reforma e modernização do Terminal de Passageiros, com a implantação de pontes de embarque, climatização e novas lojas.

Aeroporto de Aracaju – Santa Maria. Av. Sen. Júlio Leite, S/N. - Aracaju - SE.  

Fone: (079) 3212 8500 / 3212 8502 – Fax: (079) 3212 8540.    www.infraero.gov.br”

Anunciantes