Cover city 6e1d302231602ed6

ARACAJU

  • 1dec97a36811cf0e
  • 83f05bda26742af8
  • 49b92a40afca8dc2

Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" que significa “papagaio”, e "acayú", que significa “fruto do cajueiro”. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de diversos esportes.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe voos diários de diversos pontos do país e, por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE / 2010, conta com 641.523 habitantes.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br

 

Festas

Attraction category big 3e9e22d69a966fbb

Fest Verão

Attraction dd4f91b92123cff8

O Fest Verão Sergipe veio pra suprir a lacuna deixada pelo Pré-Caju, mas já se consolidou e faz parte do calendário de eventos do verão de Aracaju. A terceira edição da festa vai acontecer no período de 19 a 21 de janeiro de 2018 e contará com mais de 20 atrações. Os shows ocorrerão no palco duplo com passarela e a cada noite haverá um trio elétrico circulando na arena. Artistas de renome nacional e artistas sergipanos já estão confirmados para a próxima edição do evento.

 

Festejos Juninos

Attraction 5dae336e6bfa7c53

Em junho, Aracaju se transforma no principal centro de festejos juninos do Estado de Sergipe. Santo Antônio, São João e São Pedro são cultuados em novenas, fogueiras, quadrilhas e muito forró. O toque da zabumba, os acordes da sanfona e do triângulo, o xote, o xaxado e o baião comandam a festa que se traduz pela manifestação da mais pura cultura popular. A festa acontece em vários bairros da capital, onde fogueiras são acesas, crianças e adultos soltam fogos e se divertem nos “arraiás” por todo Estado de Sergipe. No Centro Histórico e na praia de Atalaia acontecem os grandes eventos da cidade: o Forró Caju e Arraiá do Povo.

O Forró Caju é um imenso arraial montado na Praça de Eventos Hilton Lopes, no Centro Histórico de Aracaju. Em dois palcos e uma palhoça,Trios Pé de Serra, artistas sergipanos e grandes nomes nacionais da música regional se apresentam fazendo a alegria de quem gosta de “ariar a fivela” com muita segurança e alto astral.  O Forró Caju acontece na segunda quinzena do mês de junho. Profissionalismo e segurança são a marca do evento, elogiado pelo público e artistas.

Embalado pela brisa do mar, na orla de Atalaia, o Arraiá do Povo é um espaço temático que retrata os costumes dos festejos juninos sergipanos, oferecendo o som do forró, comidas da época, tranqüilidade e a sensação de estar em uma típica cidade do interior. Neste espaço é realizado o Encontro Nordestino de Cultura.

Os festejos juninos da capital são promovidos pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo de Sergipe com acesso totalmente gratuito. Imperdível!

Festival de Brincantes

Attraction e5d1b1012494e8deFoto por: Edinah Mary

O Festival de Brincantes acontece no mês de agosto. O evento é uma realização da Funcaju em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado dia 22 do mês. A festa é composta por palestras, ações educativas, rodas de conversa, feirinha de cordéis, artesanato, comidas típicas, exposições, homenagens, exibições de curtas e, principalmente, as apresentações dos brincantes da cultura popular.

O evento acontece dentro e fora do Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. Os grupos folclóricos percorrem algumas ruas do Centro, em cortejos festivos, e se apresentam numa arena em frente ao Centro Cultural. O festival mostra as peculiaridades dessas manifestações culturais, defendendo a preservação de práticas e expressões populares que formam a identidade cultural do sergipano.

O Festival de Brincantes reune grupos de danças culturais de diversos municípios do estado, homenageando aqueles que se dedicam diariamente para não deixar que suas raízes e costumes se apaguem. As ações desenvolvidas pela Funcaju atendem às políticas culturais da fundação, cuja gestão se preocupa com a preservação das nossas manifestações culturais.

 

 

Anunciantes