Cover city 6e1d302231602ed6

ARACAJU

  • 1dec97a36811cf0e
  • 83f05bda26742af8
  • 49b92a40afca8dc2

Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" que significa “papagaio”, e "acayú", que significa “fruto do cajueiro”. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de diversos esportes.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe voos diários de diversos pontos do país e, por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE / 2010, conta com 641.523 habitantes.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br

 

Gastronomia

Attraction category big c9549d7e133806cb

O amplo sentido da palavra viajar nos leva entre outras coisas, a conhecer as belezas naturais, os atrativos culturais, os costumes dos povos, o artesanato e os sabores do lugar. Delícias do sertão e do mar são um atrativo turístico à parte, quando nos referimos à gastronomia sergipana. Caranguejos, aratus, siris, robalos, carne do sol, queijo de coalho, beijus, suco de mangaba, cajuroska, licor de genipapo, pirão de pitu, macaxeira, inhame...

Gostosuras que dão água na boca de qualquer ser humano são oferecidas nos diversos bares e restaurantes de Aracaju e de todo o estado.

Café Nordestino

Attraction 4ccceb8c3a092747

Não é um prato único, mas uma combinação de diversas e deliciosas opções da gastronomia nordestina. Rico em nutrientes e agradável ao paladar é composto de bolos - milho, puba, macaxeira, ovos -, torta de macaxeira com queijo de coalho ou carne seca, inhame, carne do sol, cuscuz de milho e de arroz, beiju de tapioca e outras delícias compõem o cardápio.
 

Caranguejo

Attraction 18ec44627a65a2b5

Na cultura do sergipano estão presentes uma mesa, um tamborete, um martelo de madeira e saborosos caranguejos. Servido cozido na água, sal e limão, catado em casquinhos, como recheio de pastel, ou ensopado, patinhas à milanesa ou vinagrete, o caranguejo encanta os que têm o prazer de provar esta delícia da culinária sergipana.
 

Pirão de Peixe

Attraction 5ce0dc96bb6da0cbFoto por: César Oliveira

Preparado à base de leite de coco, dendê, ou simplesmente com azeite e tomate, cebola, pimentão, coentro e cheiro verde, é um prato que encanta e satisfaz o paladar.
 

Pirão de Pitú

Attraction 6e001097394b6779

Pescado nas águas dos rios que cortam Sergipe, o pitu é uma espécie de lagostim de água doce muito saborosa. Preparado cozido rende uma refeição com um delicioso pirão. Na água e sal, um ótimo petisco de lamber os dedos.
 

Sucos e Sorvetes

Attraction ea6706cebfdb8976

Variedade de sucos e sorvetes feitos a base das frutas tropicais naturais é um forte apelo ao paladar do mais exigente turista. Entre tantas frutas deliciosas tipicamente nordestinas, destaca-se a mangaba, com sabor ao mesmo tempo doce e amargo e com uma substância que dá a sensação de colar os lábios. Dizem que é este “visgo” que faz o visitante voltar, ou, ficar por aqui para sempre.
 

Anunciantes