Cover city 6e1d302231602ed6

ARACAJU

Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" que significa “papagaio”, e "acayú", que significa “fruto do cajueiro”. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de diversos esportes.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe voos diários de diversos pontos do país e, por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE / 2010, conta com 641.523 habitantes.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br

 

0a7693d19cffd596

Oceanário

Attraction category big a8bd52bf9f5def3a

 

 

Oceanário de Aracaju

Attraction f92b3f374c4a420dFoto por: Projeto Tamar

Instalado na Orla de Atalaia, em forma de uma tartaruga gigante, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar ocupa uma área de 2.100 m² e é o primeiro Oceanário do Nordeste e quinto do Brasil. Abriga em seu interior 18 aquários e 05 tanques que mostram a diversidade da fauna marinha e estuarina de Sergipe.

Várias espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos atraem crianças e adultos. Um dos destaques desse atrativo turístico é o Tanque Oceânico, com 150 mil litros de água e uma diversidade de aproximadamente 60 espécies, que reproduz o ambiente do fundo do mar no litoral sergipano. Arraias, meros, tubarões-lixa e tartarugas podem ser vistos bem de perto.

Diariamente, às 10h30 ocorre a alimentação das tartarugas e às 16h30 a dos tubarões, onde os visitantes podem acompanhar de perto o comportamento da espécie, além de poder tocar nos animais. Nos tanques externos, a alimentação das tartarugas e tubarões são atrativos especiais. No primeiro sábado do mês, ás 16h é feita uma soltura de filhotes de tartaruga, na praia de Atalaia em frente ao Oceanário.

Fone: (79) 3243-3214. Visitas: Terça à Domingo das 9h às 21h. Às segundas das 10 h ás 18h. No período de férias, diariamente das 09 às 21h.

Maiores informações: www.projetotamar.org.br

Anunciantes