Cover city 6e1d302231602ed6

ARACAJU

  • 1dec97a36811cf0e
  • 83f05bda26742af8
  • 49b92a40afca8dc2

Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" que significa “papagaio”, e "acayú", que significa “fruto do cajueiro”. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de diversos esportes.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe voos diários de diversos pontos do país e, por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE / 2010, conta com 641.523 habitantes.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br

 

Praças e Parques

Attraction category big 1246553f25691561

Calçadão e Mirante da 13 de Julho

Attraction 284459fb899ba935Foto por: Edinah Mary

É uma das áreas mais movimentadas da capital, sendo freqüentada por pessoas de todas as idades para relaxar, fazer exercícios físicos e caminhadas no início da manhã, final de tarde e à noite.

Localizado no Calçadão, o Mirante da 13 é uma das nove unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Durante todo o ano, o prédio funciona como instrumento cultural e é uma das atrações preferidas dos turistas que visitam a capital sergipana. Só no ano de 2016, o Mirante recebeu mais de 5 mil visitantes do Brasil e de várias partes do mundo. Para chegar no topo do Mirante é preciso subir quase 30 degraus , mas o esforço compensas. Do alto é possível apreciar as paisagens exuberantes em volta, uma extensa faixa de mangue, o encontro do rio com o mar (na foz do rio Sergipe) e os modernos prédios da avenida Beira Mar, além da Praia Formosa.Outro motivo que deixa os visitantes encantados são as exposições que a unidade da Funcaju recebe. Diversificadas, elas trazem um pouco dos aspectos culturais do estado. A depender da data, dar até para assistir apresentações locais. Um verdadeiro espaço dinâmico, que mostra o que o sergipano tem de melhor.

 

 

Parque da Cidade - José Rollemberg Leite

Attraction 1ceea50f3d0ca42a
Teleférico de Aracaju

O Parque da Cidade foi inaugurado em 1979 e teve a sua principal atração, o zoológico, criada em 1985. Localizado no bairro Industrial, zona Norte da capital, é administrado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). O complexo dispõe de uma área de 930 mil metros quadrados, composta por 400 animais de 36 espécies, sendo que apenas três deles pertencem à chamada fauna exótica. Aproximadamente 50% da área do local é composta pela vegetação da Mata Atlântica. É possível se divertir com o zoológico existente no local, caminhar, correr, andar de bicicleta e desfrutar do ar puro que a natureza oferece, além de abrigar a hípica da cidade. Um moderno teleférico permite vislumbrar a bela paisagem. O Parque dispõe ainda de mirante com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e um visual incrível de Aracaju e da Ilha de Santa Luzia. Acesso livre ao Parque da Cidade. O Zoológico abre de terça à domingo das 09h às 17h. Fone (79) 3234-2650/2651.

Teleférico fone: (79) 3205-1305

Parque da Sementeira - Gov. Augusto Franco

Attraction a67b17bcee6ad768Foto por: Emsetur

O Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, possui uma grande área verde. Lá é possível se divertir jogando futebol, fazendo caminhadas, corridas de rua, andando de bicicleta, piqueniques. No parque está localizado o Planetário da Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju – CCTECA, que possui 82 equipamentos de experimentos interativos nas áreas de física, química e matemática, e mais três equipamentos externos, entre eles o Gyrotec, que simula a ausência de gravidade com círculos giratórios. O Planetário, com 31 acentos reclináveis e um equipamento de alta tecnologia, projeta em alta precisão imagens do Sistema Solar que dão ao expectador a sensação de uma viagem pelo espaço sideral. Nos dois últimos finais de semana do mês, das 18h30 às 20h, é possível ver a lua e outros planetas por meio de um telescópio. O parque fica situado na Av. Dep. Sílvio Teixeira, s/n - Jardins. Funciona diariamente das 06h00 às 20h00, fone 0800-2841300. O Planetário abre de terça a sexta-feira das 09h às 12h e das 14h às 17h. Sábado e domingo das 14h às 17h. Contatos e agendamentos pelo fone (79) 3217-3370 e pelo blog www.cctecaplanetario.blogspot.com

Parque dos Cajueiros - Gov. Antônio Carlos Valadares

Attraction 5c085417e2c3ef00Foto por: Flávio Antunes

Localizado na avenida Beira-Mar, zona Sul, possui área verde, quadras poliesportivas, área de recreação para crianças, centro de treinamento de remo, banheiros, lanchonetes, locais para piqueniques passeios de bicicletas, pista de skate e posto de polícia ambiental. Para quem gosta de relaxar, o parque conta com um restaurante que funciona à beira do rio Poxim. Acesso livre. Fone (79) 3205-9500.

Praça Fausto Cardoso

Attraction 5e258ec6fd49b272

Outro Ponto turístico da cidade é a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital. Inicialmente denominada Praça do Palácio, numa referencia ao Palácio Olímpio Campos, antiga sede do Governo Estadual, recebeu o atual nome em homenagem ao líder político, morto na praça em 1906.

Praça Olímpio Campos

Attraction 307681d71bdc1d93

Localizada no coração da cidade abriga a Catedral Metropolitana, a Galeria de Arte Álvaro Santos, o Centro de Turismo, além do restaurante Cacique Chá. De segunda a sexta-feira, acontece na praça uma feira de artesanato e comidas típicas. 

Praça Tobias Barreto

Attraction 25e5fe01c8cadae3

Localizada no Bairro São José, a praça é um lugar aconchegante e de muita beleza. Aos domingos acontece a Feira da Coruja onde é possível encontrar artesanato, comidas típicas e apresentações musicais. 

Anunciantes