Cover city 6e1d302231602ed6

ARACAJU

Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" que significa “papagaio”, e "acayú", que significa “fruto do cajueiro”. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a nova capital do Estado nasce com o espírito do progresso. A transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, no interior, para Aracaju no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro como um tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro que gosta de viver e partilhar a cidade com quem por aqui chega. Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais – rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de diversos esportes.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vem do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade. Chegar à Aracaju é fácil. O Aeroporto Santa Maria recebe voos diários de diversos pontos do país e, por terra, rodovias federais e estaduais oferecem acesso à capital da qualidade de vida, que segundo dados do IBGE / 2010, conta com 641.523 habitantes.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br

 

0a7693d19cffd596

Praias

Attraction category big 45feb0d0e98cc1f6

São quase 35 quilômetros de litoral com areias planas e firmes perfeitas para caminhadas, águas mornas e rasas, ótimas para o banho, além de bares e restaurantes estruturados. Sem obstáculos e com ventos constantes o litoral de Aracaju atrai praticantes do Kite Surf. O sistema de transporte coletivo integrado permite o acesso fácil a todas elas. Destacam-se as praias de:

Atalaia

Attraction 371b96ac1d7e8193

O mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na Orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis e pousadas da cidade. Sempre revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social. Quadras de tênis, futebol de salão, basquete, parque infantil, pistas de kart e motocross, fontes luminosas com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Feira de Artesanato e o Oceanário de Aracaju. 

Litoral Sul

Attraction 3a280c16433d8f91

Área de expansão da cidade de Aracaju se estende da praia de Atalaia até a foz do rio Vaza Barris, no povoado Mosqueiro. A rodovia Inácio Barbosa (antiga José Sarney), à beira mar, permite acesso fácil e seguro às praias de Aruana, Robalo, Náufragos e do Refúgio, tranquilas e agradáveis oferecem serviços de bares e restaurantes de excelente qualidade.

Mosqueiro

Attraction 8b388d5f39fba141Foto por: lugarperfeito.com/Márcio Dantas

O povoado de pescadores localizado no extremo Sul da capital é privilegiado pela natureza. Ao leste o oceano Atlântico, a oeste o rio Vaza Barris com águas limpas e manguezais preservados, além de ilhas que surgem com a maré seca, entre elas o Viral e a Ilha dos Namorados. A Crôa do Goré, a mais famosa e procurada, âncora um restaurante flutuante que garante ao visitante saborear delícias gastronômicas da região à base de frutos do mar. É possível passear por este cenário paradisíaco a bordo do catamarã Velho Chico e de outras embarcações. O encontro do rio Vaza Barris com o mar, visto da Orla Pôr do Sol ao entardecer, faz deste passeio um espetáculo inesquecível. 

Orla do Bairro Industrial

Attraction a16425748ddfc00f

Às margens do Rio Sergipe, norte da capital, a Orla do Bairro Industrial é um dos atrativos turísticos de Aracaju. Equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, o Centro de Artesanato Chica Chaves, bares e restaurantes, famosos por oferecer excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. A ilha de Santa Luzia com seu belo coqueiral, as canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe e a brisa que sopra refrescando os dias de verão, convidam a um passeio por esta bela paisagem.É nesta Orla que está a Ponte Construtor João Alves, um belíssimo cartão-postal de Aracaju.

Orla Pôr do Sol

Attraction fd484a975391be52Foto por: S&Z Comunicação

O mais novo ponto turístico da cidade, a orla Pôr do Sol, conta com Centro de Atendimento ao Turista (CAT), posto policial, quiosques, restaurantes, ciclovia e equipamentos de ginástica. Lá também é ponto de partida para passeios pelo rio Vaza Barris, estuário que limita o extremo sul da capital e oferece um belo cenário do entardecer. É nesta Orla que acontece as diversas competições de esportes náuticos. 

Anunciantes