Cover city 4f26093de0741a62

ESTÂNCIA

Estância é um município do Estado de Sergipe com quase 70 mil habitantes e distante 68 km da capital Aracaju. Com mais de 300 anos de história e 169 anos de elevação à categoria de cidade, foi chamada de “Jardim de Sergipe” pelo Imperador D. Pedro II quando a visitou em 1860.

Considerada como “Cidade Berço da Cultura Sergipana”, título que ostenta com muito orgulho devido ao pioneirismo nas artes, na literatura e na imprensa em Sergipe, também se destaca pela diversidade de manifestações culturais e grupos folclóricos no período junino, como o Samba de Coco, a Batucada, o Pisa Pólvora, as Quadrilhas e a confecção de fogos de artifício: espadas, barcos de fogo e busca-pés.

A cidade de Estância possui um riquíssimo patrimônio arquitetônico, composto por igrejas históricas e sobrados com fachadas revestidas por azulejos portugueses. Algumas dessas edificações foram tombadas pelo IPHAN e pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado (Dphac).

Essa riqueza é completada pelas belezas naturais existentes no município, com a sua diversidade de ecossistemas (praias, rios, dunas, lagoas, manguezais e reserva de Mata Atlântica).

No aspecto econômico, a cidade possui uma vocação industrial, com destaque para o setor têxtil, produção de sucos e bebidas alcoólicas.


*Secretaria de Turismo -79-3522-1143

ATRATIVOS CULTURAIS

Attraction category big d9171282d7a0dbce

Barco de Fogo

Attraction 4c8989d54c141dbcFoto por: Márcio Garcez

É uma alegoria pirotécnica artesanal, recheada com fogos de artifícios, que se movimenta em um arame estendido num percurso de 200 a 300 m, enchendo as noites de cores, sons e magia. Popularizada na década de 30 pelo fogueteiro 'Chico Surdo', a corrida do barco de fogo é uma manifestação única no mundo, que transformou Estância na “Capital Brasileira do Barco de Fogo”.

Batucada

Attraction fa8c1fb6ae1d6db7

Dança folclórica típica que dá ainda mais ritmo ao São João de Estância. Vestidos com trajes juninos e tamancos de madeira, os brincantes produzem um sapateado emocionante, que acompanha a melodia "puxada" pelo repentista e o ritmo característico produzido pelos tambores rústicos tocados pelos homens.


 

Espadas e Buscapés

Attraction 6b0cc333b6058a81Foto por: Márcio Garcez

São feitos de tabocas de bambu, recheadas com pólvora, e dão mais brilho à Cidade do Fogo nas noites juninas. Permitem evoluções pirotécnicas de beleza inigualável, enchendo os olhos dos turistas de encantamento e alegria.

São João

Attraction 4e721fa9e8222246

O São João de Estância é reconhecido pelos seus elementos originais, que tornam as comemorações do ciclo junino singulares no Estado de Sergipe.

Além da parte cultural, que envolve os grupos folclóricos, como a batucada, o samba de coco e o pisa pólvora, a cidade se destaca pela pirotecnia dos fogos, tendo como carro chefe a batalha de buscapés desde, a exibição de espadas e a corrida do barco de fogo, o "astro-rei" dos festejos juninos estancianos. Tudo isso rodeado de deliciosas comidas típicas a base de milho, variadas espécies de licores e muito forró.

Uma festa junina completa e diversificada - com atrações para todos os gostos - cavalgadas, forró elétrico, shows com atrações nacionais, trenzinho do forró e festas por todos os cantos da cidade, tanto na zona urbana quanto na rural.

Esses elementos estão presentes durante trinta dias de festa, nos quais o município torna-se um grande arraial para a alegria de todos.

Anunciantes