Cover city 39f1b4926b47bbf5

INDIAROBA

A cidade de Indiaroba está localizada no extremo Sul do estado, a exatamente 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os Rios Saguim, ao Norte, e o Rio Real ao Sul. O nome Indiaroba tem origem indígena e significa Indaiá – uma espécie de palmeira de nome Andiroba -; em tupi guarani, óleo amargo. Possui uma cultura marcante, que segundo seu povo, é o diferencial. A cidade tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores aliada à riqueza cultural e religiosa. Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente brancos a aportarem na região e excursionarem pelo Rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha” por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938 se deu sua emancipação política. Atualmente, com a expansão turística do litoral da Bahia até Sergipe, devido a construção de vários complexos hoteleiros e a abertura da Linha Verde, a cidade tornou-se porta de entrada dos turistas baianos que vêm ao estado sergipano. A região possui belezas e riquezas entre seus manguezais que encantam seus visitantes, estes, curiosos por conhecer cada cantinho do seu riquíssimo e extenso estuário. A cidade possui, hoje, um grande potencial turístico de belezas naturais em gradativa expansão que pode ser mais explorado – leia-se, com muita responsabilidade -, sendo que toda essa riqueza natural que emerge de seus manguezais, ainda pouco explorados pelos homens e de qualidade inimagináveis aos olhos do turista, é importante fonte de sustentação dos nativos que ali residem e sobrevivem de seus recursos. A sede conta com e alguns patrimônios culturais e imateriais.

* Prefeitura Municipal de Indiaroba- (79) 3543-1472

FESTAS

Attraction category big 9bef51a697fdc006

A cultura da população de Indiaroba é de um povo festeiro. Algumas festas estão no seu roteiro turístico e são bastante conhecidas, tanto na região quanto em outros estados do Brasil.

Carnaval

O Carnaval cultural faz parte do calendário de festas da cidade de Indiaroba e é a principal festa dos Povoados, principalmente, Terra Caída, - atraindo muitos foliões e turistas para  desfrutarem dos blocos de Ruas, Escolas de Samba e shows de marchinhas com artistas da terra. Assim como, prazerosos passeios em embarcações até Mangue Seco na Bahia, Ilha da Sogra, Ilha do Sossego e estuário dos Rios Real e Piauí, ao som de marchinhas de carnaval.

Coroação do Divino

Attraction 505ec14f8dbb2cae

A festa do Divino tem como tradição e atrativo a participação do Imperador e da Imperatriz desfilando nas ruas. A saída concentra-se na entrada da cidade, pela manhã, com a Guarda de Honra montada , seguidos com as bandeiras do Divino, bandeira do Brasil, do Vaticano e do Município pelas Ruas em direção à Paróquia, cada um representando o dom do Espírito Santo: O Saber, a Ciência, o Conselho, o Entendimento, a Fortaleza, a Piedade, a Sabedoria e Temor de Deus. O Cortejo conta com a presença dos poderes Espiritual, representado pelo Vigário local; o Temporal, representado pelo Prefeito e o Social, pelos festeiros (pais do Imperador). Na porta da Igreja a Imperatriz e o Imperador são recebidos pelo Bispo Diocesano que os coroam sentados no trono para assistirem à missa solene. Os festejos em honra ao Divino são encerrados pelos Imperadores com a grande procissão pelas ruas da cidade.

Festa de Nossa Senhora da Conceiçãao

Nossa Senhora da Conceição anteriormente era a padroeira da cidade de Indiaroba e tem sua festa celebrada todo dia 8 de dezembro, hoje é copadroeira,  recebendo em suas novenas a visita ilustre dos padroeiros das comunidades e municípios circunvizinhos, inclusive, o Divino Espírito Santo, advindo de Abadia, município de Jandaíra na Bahia. Segundo dados históricos em dezembro do ano de 1811 quando a cidade de Indiaroba ainda se chamava Feira da Ilha, ocorreu um fato misterioso no dia em que se comemorava a festa de Nossa Senhora da Conceição que acabou ocasionando a troca do padroeiro da cidade para Divino Espírito Santo. Conta a história que no dia da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Povoado Feira da Ilha, o povo católico de Abadia, Bahia, atravessou o Rio Real levando a pequena imagem da pomba do Espírito Santo para acompanhar a procissão da Padroeira Conceição e, ao tentarem retornar para suas moradias, caiu um temporal sobre o Povoado, em pleno verão,  que os impediu de voltar para suas casas levando a pomba do Espírito Santo. Isso ocorreu durante três vezes seguidas  e foi diante de tal fato que o Povoado “Feira da Ilha” passou a ser conhecido como Terra do Divino Espírito Santo do Rio Real e lá ficou definitivamente, a imagem do Divino, tornando-se padroeiro da cidade de Indiaroba.

 

Festa do Divino Espirito Santo

Attraction 4271f1bc7f5ffb4a

Representada pelo padroeiro da cidade “Divino”, que tem sua festa realizada entre os meses de maio e junho, com 9 noites de novenas (participação das pastorais de outros Distritos e arrecadação de alimentos não perecíveis para doação e Leilões). As novenas antecedem a grande procissão do Divino Espírito Santo pelas Ruas da cidade. Seguindo a tradição familiar, há cerca de 100 anos existe uma família de fazendeiros na região que manda matar um boi no dia da festa e distribuir anonimamente à população mais carente da cidade. Mas a festa do Divino também é uma mistura do sagrado com o profano e, por isso, na última noite de Novena é realizada uma procissão que sai da Fazenda Maruim, antiga São Pedro, percorrendo mais ou menos uns 15 km com o andor de São Pedro acompanhado por grupos populares de Samba de Coco – uma reminiscência ao período da escravidão, onde cantam e dançam com ramos nas mãos. 

São João

Attraction b1e1776c210b6bf6

Tradicionalmente, os festejos juninos de Indiaroba acontecem todos os anos entre o período de 22 a 24 de junho – iniciando com o Forrozão dos Estudantes -, e na noite do São João shows com grandes bandas de forró atraindo um grande público das cidades circunvizinhas.  Os turistas também visitam Indiaroba, neste período, para assistir o espetáculo dos fogos e dos barcos de fogo e dançar o tradicional forró pé-de-serra.

 

Anunciantes