Cover city 08fe4ad220a55ea6

INDIAROBA

A cidade de Indiaroba está localizada no território do Sul do estado, a exatamente 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os rios Saguim, ao Norte, e o rio Real, ao Sul. Com uma população estimada em 17.957 hab (Censo IBGE 2019), o nome Indiaroba tem origem indígena e significa Indaiá – uma espécie de palmeira de nome Andiroba - em tupi guarani, óleo amargo. A cidade tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores, aliada à riqueza cultural e religiosa, além  de ter povoados rústicos com belas e atrativas paisagens.

Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente europeus a aportarem na região e excursionarem pelo rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha” por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938 se deu sua emancipação política.

A região possui belezas e riquezas entre manguezais, que encantam visitantes curiosos por conhecerem cada canto do rico e extenso ecossistema, importante fonte de sustentação dos nativos que ali residem e sobrevivem de seus recursos.

Os atrativos consistem nos serviços fluviais com passeios de barco ou lanchas, com música ao vivo, pelo estuário dos rios Real e Piauí,  ou seguindo para os distritos de Pontal, Terra Caída, Preguiça, com passeios para os atrativos dos municípios vizinhos, Estância e Itaporanga, a exemplo das praias do Saco, Ilha da Sogra, Ilha do Sossego ou Mangue Seco, já na Bahia.

* Informações: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Fone (79) 3543-1246

FESTAS

Attraction category big f79e45f6e3874472

Carnaval

Attraction a536beb94e9babcfFoto por: Prefeitura

O Carnaval cultural faz parte do calendário de festas da cidade de Indiaroba e é a principal festa dos povoados, principalmente, Terra Caída, - atraindo muitos foliões e turistas para desfrutarem dos blocos de ruas, escolas de samba e shows de marchinhas com artistas da terra.

Festa de Nossa Senhora da Conceiçãao

Nossa Senhora da Conceição, anteriormente, era a padroeira da cidade de Indiaroba e tem sua festa celebrada todo dia 8 de dezembro, hoje é copadroeira, recebendo em suas novenas a visita ilustre dos padroeiros das comunidades e municípios circunvizinhos, inclusive, o Divino Espírito Santo, advindo de Abadia, município de Jandaíra, na Bahia.

Festa do Divino Espirito Santo

Attraction 8d95d02888c09b7bFoto por: Seiji Hiratsuka.

A festa do Divino tem como tradição e atrativo a participação do Imperador e da Imperatriz desfilando nas ruas. A saída concentra-se na entrada da cidade, pela manhã, com a Guarda de Honra montada, seguidos com as bandeiras do Divino, bandeira do Brasil, do Vaticano e do Município pelas ruas em direção à Paróquia, cada um representando o dom do Espírito Santo: O Saber, a Ciência, o Conselho, o Entendimento, a Fortaleza, a Piedade, a Sabedoria e Temor de Deus

Por :Seiji Hiratsuka.

O Cortejo conta com a presença dos poderes Espiritual, representado pelo Vigário local: o Temporal, representado pelo Prefeito e o Social, pelos festeiros (pais do Imperador). Na porta da Igreja a Imperatriz e o Imperador são recebidos pelo Bispo Diocesano que os coroam sentados no trono para assistirem à missa solene. Os festejos em honra ao Divino são encerrados pelos Imperadores com a grande procissão pelas ruas da cidade.

São João

Attraction 9f3876da7f5ebbc7Foto por: Divulgação

Tradicionalmente, os festejos juninos de Indiaroba acontecem todos os anos entre o período de 22 a 24 de junho – iniciando com o Forrozão dos Estudantes -, e na noite do São João shows com grandes bandas de forró atraindo um grande público das cidades circunvizinhas.  Os turistas também visitam Indiaroba, neste período, para assistir o espetáculo dos fogos e dos barcos de fogo e dançar o tradicional forró pé-de-serra.

 

Anunciantes