Cover city 08fe4ad220a55ea6

INDIAROBA

A cidade de Indiaroba está localizada no território do Sul do estado, a exatamente 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os rios Saguim, ao Norte, e o rio Real, ao Sul. Com uma população estimada em 17.957 hab (Censo IBGE 2019), o nome Indiaroba tem origem indígena e significa Indaiá – uma espécie de palmeira de nome Andiroba - em tupi guarani, óleo amargo. A cidade tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores, aliada à riqueza cultural e religiosa, além  de ter povoados rústicos com belas e atrativas paisagens.

Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente europeus a aportarem na região e excursionarem pelo rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha” por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938 se deu sua emancipação política.

A região possui belezas e riquezas entre manguezais, que encantam visitantes curiosos por conhecerem cada canto do rico e extenso ecossistema, importante fonte de sustentação dos nativos que ali residem e sobrevivem de seus recursos.

Os atrativos consistem nos serviços fluviais com passeios de barco ou lanchas, com música ao vivo, pelo estuário dos rios Real e Piauí,  ou seguindo para os distritos de Pontal, Terra Caída, Preguiça, com passeios para os atrativos dos municípios vizinhos, Estância e Itaporanga, a exemplo das praias do Saco, Ilha da Sogra, Ilha do Sossego ou Mangue Seco, já na Bahia.

* Informações: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Fone (79) 3543-1246

GASTRONOMIA

Attraction category big 4a488658234d8576

Um dos sabores mais apreciado no litoral sul de Sergipe é o catado de aratu, um crustáceo vermelho, primo do caranguejo, que vive em locais de água salobra. O catado de arutu é vendido defumado na palha de bananeira, com bastante tempero e cheiro verde ou nos restaurantes ensopados com bastante tempero verde.

Em Terra Caída, as empadinhas do bar e restaurante Frutos do Mar, no cais do povoado, é uma atração e não tem que não pare para degustá-las. A iguaria é uma das mais cobiçadas na região e muitos turistas que seguem para a Bahia param na localidade para apreciá-la.

Na região encontra-se, também, pratos doces feitos à base de macaxeira, coco, batata doce, caju, mangaba e seus derivados, caju e ameixa.

Anunciantes