Cover city 39f1b4926b47bbf5

INDIAROBA

A cidade de Indiaroba está localizada no extremo Sul do estado, a exatamente 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os Rios Saguim, ao Norte, e o Rio Real ao Sul. O nome Indiaroba tem origem indígena e significa Indaiá – uma espécie de palmeira de nome Andiroba -; em tupi guarani, óleo amargo. Possui uma cultura marcante, que segundo seu povo, é o diferencial. A cidade tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores aliada à riqueza cultural e religiosa. Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente brancos a aportarem na região e excursionarem pelo Rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha” por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938 se deu sua emancipação política. Atualmente, com a expansão turística do litoral da Bahia até Sergipe, devido a construção de vários complexos hoteleiros e a abertura da Linha Verde, a cidade tornou-se porta de entrada dos turistas baianos que vêm ao estado sergipano. A região possui belezas e riquezas entre seus manguezais que encantam seus visitantes, estes, curiosos por conhecer cada cantinho do seu riquíssimo e extenso estuário. A cidade possui, hoje, um grande potencial turístico de belezas naturais em gradativa expansão que pode ser mais explorado – leia-se, com muita responsabilidade -, sendo que toda essa riqueza natural que emerge de seus manguezais, ainda pouco explorados pelos homens e de qualidade inimagináveis aos olhos do turista, é importante fonte de sustentação dos nativos que ali residem e sobrevivem de seus recursos. A sede conta com e alguns patrimônios culturais e imateriais.

* Prefeitura Municipal de Indiaroba- (79) 3543-1472

IGREJAS

Attraction category big 6ccf8412f06243e6

Capela Nossa Senhora do Carmo

Attraction 55c49049be4e74c8

Situada no Povoado Convento foi fundada em 1750 por padres Jesuítas que atravessaram o Rio Saguim, Santa Luzia, para as terras de Indiaroba e por lá, além da capela de Nossa Senhora do Carmo, fundaram também, um hospício (2002:100 Góes).

 

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo

Attraction 503a47893da6b98d

A Paróquia do Espírito Santo faz parte da Diocese de Estância e é uma obra do século XIX. Todo  ano, entre o meses de maio e junho, acontece sua principal festa, a do Divino Espírito Santo. São 9 noites de novenas com a participação de pastorais de outros Distritos, arrecadação de alimentos não perecíveis para doações e leilões. As novenas antecedem a grande procissão pelas ruas da cidade com a participação de visitantes e turistas religiosos.

Rua Leandro Maciel, 483

Anunciantes