Cover city 39f1b4926b47bbf5

INDIAROBA

A cidade de Indiaroba está localizada no extremo Sul do estado, a exatamente 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os Rios Saguim, ao Norte, e o Rio Real ao Sul. O nome Indiaroba tem origem indígena e significa Indaiá – uma espécie de palmeira de nome Andiroba -; em tupi guarani, óleo amargo. Possui uma cultura marcante, que segundo seu povo, é o diferencial. A cidade tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores aliada à riqueza cultural e religiosa. Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente brancos a aportarem na região e excursionarem pelo Rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha” por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938 se deu sua emancipação política. Atualmente, com a expansão turística do litoral da Bahia até Sergipe, devido a construção de vários complexos hoteleiros e a abertura da Linha Verde, a cidade tornou-se porta de entrada dos turistas baianos que vêm ao estado sergipano. A região possui belezas e riquezas entre seus manguezais que encantam seus visitantes, estes, curiosos por conhecer cada cantinho do seu riquíssimo e extenso estuário. A cidade possui, hoje, um grande potencial turístico de belezas naturais em gradativa expansão que pode ser mais explorado – leia-se, com muita responsabilidade -, sendo que toda essa riqueza natural que emerge de seus manguezais, ainda pouco explorados pelos homens e de qualidade inimagináveis aos olhos do turista, é importante fonte de sustentação dos nativos que ali residem e sobrevivem de seus recursos. A sede conta com e alguns patrimônios culturais e imateriais.

* Prefeitura Municipal de Indiaroba- (79) 3543-1472

SEUS DISTRITOS IMPORTANTES

Attraction category big 97de3fbf3d39d0d3

Pontal

Attraction 5dc4ba9406ef43ce

Fica a 17 km da sede e tem uma população entre 1.000 e 1.500 habitantes. Oferece aos turistas um cenário inesquecível através da beleza rústica e de sua prainha, com potencial para o ecoturismo, trilhas e outras atividades. A economia local se dá através da pesca e do turismo fluvial – uma das principais fontes de renda é a travessia de passageiros do Pontal para Mangue Seco na Bahia – passeios com destino a Ilha da Sogra e Ponta do Saco, na cidade de Estância - e a Associação das Catadoras de Mangaba, que desenvolvem produtos oriundos da fruta, além de expor na praia para vender aos turistas, distribuem para outros estados. Conta também com o belo estuário de riquezas naturais, possui uma vasta variedade gastronômica à base de mariscos e tem como atrativo cultural o carnaval como ponto forte na região, com shows artísticos e arrastões carnavalescos, além de torneios de futebol de areia e voleibol. 

Povoado Preguiça

Fica encravado às margens do Rio Real que separa Sergipe e Bahia. O Preguiça fica próximo ao povoado Pontal e serve de base para quem pretende ir a Mangue Seco. O Povoado recebeu esse nome por causa dos inúmeros macacos preguiça que existiam no local e, por isso, foi dividido em dois, Preguiça de baixo e Preguiça de cima. Os macacos preguiça sumiram com o tempo, mas o Povoado continua o mesmo: existe apenas uma rua principal; uma praça, uma escola, uma igrejinha, poucas pessoas nas ruas, alguns bares, poucas mercearias e muitas casas fechadas com placas de venda. Um lugarejo de cotidiano rotineiro e de pessoas com hábitos simples.

Terra Caída

Attraction 169e56fcfd15cd9b

Fica localizada na região Leste de Indiaroba, possui cerca de mil habitantes; é banhada pelo Rio Piauí e cortada pela Linha Verde, que aproxima o turista através da Ponte Gilberto Amado, da capital Aracaju a aproximadamente 50 km. A demanda de turistas no Distrito de Terra Caída, que já era grande, foi ampliada após a construção da grande ponte que fortaleceu ainda mais o turismo e o comércio locais, surgindo assim, construções de novas casas, bares, restaurantes, balneários e condomínios.

 

Anunciantes