Cover city 09230574dc98147e

ITAPORANGA D'AJUDA

Itaporanga é o destino certo para o turista que gosta de curtir o litoral. Com 19 mil habitantes, o município se localiza a 31 quilômetros da capital, oferecendo aos seus visitantes belíssimos pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda e o belo mar da praia da Caueira.

O mar da praia da Caueira, situado no litoral Norte de Sergipe e a 29 km de Aracaju, com suas águas azuis e mornas, é um convite a um banho prazeroso e inesquecível. A orla passa por constante processo de manutenção para garantir o conforto e o bem estar dos banhistas.  O por do sol na praia da Caueira oferece um espetáculo belíssimo, que enche os olhos do turista.

A areia da praia é batida, própria para caminhadas, bem como a prática de esportes mais radicais. Há também uma pequena faixa de dunas e coqueirais que formam um cenário bucólico e oferece aos seus visitantes a sensação de grande bem-estar.

Na década de 90, a praia da Caueira era apenas um reduto de veranistas, mas o balneário começa a ganhar ares turísticos, com o aporte de pousadas, bares e restaurantes. Enfim, na praia da Caueira a dica é curtir o dia com muito banho de mar, saborear a deliciosa culinária feita à base de mariscos e crustáceos e contemplar o belo por do sol, no final do dia. À noite, a pedida é curtir o cotidiano da cidade em um dos bares da orla.

* Prefeitura Municipal de Itaporanga D'Ajuda (79) 3264-2700

ILHA MEM DE SÁ

Attraction category big 48508a12e9500e90

A Ilha Mem de Sá se localiza no município de Itaporanga D’Ajuda, Litoral Sul do Estado de Sergipe, distante 23 km da sede do município e 53 km da capital Aracaju. A Ilha possui uma área de cerca de 2.000 m² de extensão.

Um cantinho iluminado e agradável. Banhada pelo Rio Vaza Barris, a Ilha Mem de Sá encanta a todos os seus visitantes com a travessia de barco, onde podemos contemplar as belezas naturais, os bons mergulhos de rio e muito mais.

Chegar cedinho, aproveitar o verde da natureza e conhecer um pouco do cotidiano dos moradores desse paraíso é o nosso convite. É caminhando que podemos ver as antigas casas de taipa, que no passado foram levantadas em clima de muita coletividade e amizade. É na trilha terrestre que podemos ter contato com os moradores, saber como vivem e como trabalham. É uma viagem pela cultura e história dessa comunidade. Uma caminhada encantadora!

CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Attraction 908c5a77c8f6b1f9
Atracadouro Ilha Mem de Sá
Foto por: Willames

É também na Ilha Mem de Sá que atualmente os moradores, através da Associação de Moradores da Ilha Mem de Sá e Caibros, junto aos integrantes do Projeto Aratu de Turismo de Base Comunitária, que é fruto de um edital financiado pelo Programa Integração Petrobrás Comunidades, há dois anos foi contemplada para beneficiar o desenvolvimento do turismo de base comunitária na Ilha. O projeto tem como objetivo construir uma cooperativa que atenderá todos os empreendedores da comunidade e fortalecerá o turismo desenvolvido pelos próprios moradores do local.

 Aqui na Ilha Mem de Sá você pode encontrar tudo isso. Imagina visitar esse cantinho de Sergipe, tomar um banho de rio, respirar ar puro, saborear uma culinária incrível e aproveitar a tranquilidade que a Ilha proporciona? Entre em contato com a gente e venha nos visitar.

 

Informações Sobre a Ilha Mem de Sá fornecida por

João Brazil coordenador do Projeto Aratu que é

desenvolvido na comunidade da Ilha Mem de Sá,

município de Itaporanga D'Ajuda.

Contato: araturismocomunitario@gmail.com

Facebook: Aratu Turismo de Base Comunitária.

Fone: (79) 9 999-9877

 

 

 

Culinária

Attraction d8db531f2f848728Foto por: Kaio Epinola

Aqui na Ilha Mem de Sá, a culinária é alimentada pelo rio e suas riquezas. Uma delícia! 
Peixe, caranguejo e o Aratu. Sempre lá, na mesa. Marisqueiras e pescadores juntos alimentam as mesas dos bares, restaurantes e casas da comunidade.

Cultura

Attraction ed3d1c95b084ae33
Samba de Coco
Foto por: Alex Cordeiro

A comunidade da Ilha Mem de Sá há anos mantém viva a tradição do Samba de Coco passada de geração em geração. É uma cultura rica, e carrega a sua história em cada pisada no chão, em cada bater de palma, ensinando às crianças sua cultura e mostrando aos visitantes sua tradição.

A Festa do Caranguejo é mais uma tradição local, realizada há 18 anos durante a segunda semana do mês de dezembro. Uma festa repleta de muita música, culinária local e muita alegria. 

Anunciantes