Cover city 5b099153c31e0388

LARANJEIRAS

Ande devagar, pelas ruas calçadas de pedra de Laranjeiras. O que o espera é só emoção.

Imagine-se vivendo na época do Império, quando foi a maior e mais importante cidade de Sergipe, centro do comércio do açúcar, famosa pela vida cultural e social, pólo irradiador de lutas pela abolição e pela república.

Esta cidade monumento, patrimônio histórico nacional, situa-se a apenas de 20km da capital de Sergipe, às margens do rio Cotinguiba. A ocupação de Laranjeiras remota ao século XVI. No século XVII os jesuítas ai construíram residências e igrejas, que se tornaram belas e adornadas no século XVIII, quando o plantio da cana se espalhou por todo o vale do Cotinguiba. A povoação crescia, mas só no século XIX, em 1832, Laranjeiras separou-se de Nossa Senhora do Socorro, tornando-se4 vila, para ser elevada a cidade em 1848. Sua importância a fez um dos pontos visitados em 1860 pelo imperador D. Pedro II e pela imperatriz D. Tereza Cristina.

As números igrejas católicas e os terreiros de culto afro falam de uma religiosidade forte, e de4 um sincretismo muito vivo, mantido nas festas atuais quando os cortejos de grupos de folguedos populares enfeitam, animam e tornam encantadores as procissões e missas.

Essa disposição de conciliar o tradicional com o novo é a marca com que Laranjeiras, preserva o passado e busca nele a inspiração para renovar-se e articular novos caminhos para seu desenvolvimento.

*Secretária de Turismo de Laranjeiras- (79) 3281-1805

turismo@laranjeiras.se.gov.br

 

PATRIMÔNIO MATERIAL - ARQUITETURA RELIGIOSA

Attraction category big e54605cc4c319fc1

Antigo Teatro Santo Antônio

Attraction 56f6b01d1f4dce16

Construção do Século XIX o famoso teatro, visitado pelo Imperador D. Pedro II, onde desfilaram várias companhias nacionais e internacionais. Hoje está instalada a biblioteca da Universidade Federal de Sergipe do Campus das Artes.

Localização: Rua João Ribeiro – Sede

Visitação: Segunda a sexta-feira das 8h ás 18h

Capela de Bom Jesus dos Navegantes

Attraction 790192f59727e5feFoto por: Wellington Barreto

Dando boas vindas aos que chegam à cidade, a Capela do Bom Jesus dos Navegantes está localizada na Colina do Bom Jesus, ponto alto da cidade. Sua fachada apresenta características do barroco brasileiro do século XIX, embora a Igreja tenha sido inaugurada no ano de 1908.

Localização: Morro do Bom Jesus – Sede

Visitação: Terça a domingo das 9h às 17h.

Capela de Sant'Aninha

Attraction eec728c07c3b5550

A Capela construída no século XIX a partir de um depósito de pólvoras já foi considerada uma das mais belas e ricas capelas particulares do nordeste. Sua belíssima fachada é um exemplar único no estado e seu interior, com detalhes ornados em ouro, apresenta também minúcias em tapeçaria antiga. A construção devotada a Nossa Senhora da Conceição está situada em uma propriedade particular à margem esquerda do Rio Cotinguiba.

Localização: Sede

Visitação: Visitas somente através de prévio agendamento.

Capelinha do Bom Jesus

Attraction c33592c6ca268be5

De pequenas proporções e beleza encantadora, a capelinha do Bom Jesus foi a primeira igreja construída no município. O exemplar original é datado de 1686.

Localização: 10 km da sede de Laranjeiras no Povoado Bom Jesus.Visitação: Diariamente até as 16h.

Centro de Tradições

Attraction ab7d959b1723e1ea

Construção do século XIX, onde armazenavam as antigas produções açucareiras dos engenhos, o algodão e alojavam os escravos trazidos de Recife e Salvador até a chegada dos seus senhores. Ali filmaram cenas da novela da rede globo Tereza Batista. Projeta-se transformar o Centro de Tradições no memorial do açúcar e espaços de ações culturais da cidade.

Localização: Av. Rotary, entrada da cidade

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Conjunto Arquitetônico Engenho do Retiro

Attraction 23906e8cdbfd4ea2

Composto pelas Capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora das Neves e pelo casarão que foi a primeira residência dos Jesuítas em Laranjeiras, datado da primeira metade do século XVIII. Localização: 5 km da sede de Laranjeiras nas terras do Grupo Votorantim . Visitação: Somente com agendamento prévio através da fábrica.

Edificações do Calçadão Getúlio Vargas

Attraction 78de92c7049a3028

Edificações em sua maioria do século XIX e de caráter comercial, pois abrigavam no pavimento térreo as lojas e no superior as residências dos comerciantes. A maior parte dos prédios já foi restaurada em parceria com o Programa MONUMENTA.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Pardos

Attraction 0c1dd30eb8587bb0

Quando o Imperador D. Pedro II visitou Laranjeiras em 1860, doou o restante do dinheiro necessário para a construção dessa Igreja. Arquitetura do século XIX passou recentemente por um processo de restauro na azulejaria de sua fachada.

Localização: Sede de Laranjeiras

Visitação: Diariamente pela manhã e tarde.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Attraction 8b47ea8b5e9eca20

Construída por escravos, no alto de uma colina, com a finalidade de culto aos santos de devoção dos negros.  Durante as comemorações de Santos Reis torna-se o palco da coroação da Rainha das Taieiras e recebe o cortejo de outros grupos folclóricos.

Localização: Rua José do Prado Franco – Sede

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Igreja do Senhor do Bomfim

Attraction 6bea13f9c4b0e150

Erguida no ponto mais alto da cidade, do alto de sua torre tem-se uma bela vista da região do Vale do Cotinguiba. Passou por uma grande reforma no século XX devido a um incêndio que a destruiu parcialmente.

Localização: Morro do Bonfim – Sede

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Attraction e83141994e26d3e4Foto por: Adilson Andrade

Características Barrocas estão evidenciadas em sua fachada e em seu interior. De proporções suntuosas, registros apontam que foi erguida no século XVIII e passou por reformulações no século XIX.

Localização: Rua do Sagrado Coração de Jesus - Sede

Visitação: Diariamente pela manhã e tarde.

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba

Attraction 0941f68c0b9ed79d

Um dos mais belos exemplares arquitetônicos da região. Foi a igreja do conjunto que abrigou a segunda residência dos jesuítas no Vale do Cotinguiba, de características barrocas, foi erguida no ano de 1734.

Localização: 1 km da sede de Laranjeiras

Visitação: Diariamente até as 16h

Igreja Presbiteriana de Sergipe

Attraction d59f89fc004ee0ac

Inaugurado em 19 de novembro de 1899, é a segunda sede da primeira igreja protestante fundada no estado. Sua fachada representa o neogótico, estilo bastante presente em construções que marcam a passagem do século XIX para o XX.

Localização: Rua Tobias Barreto, Centro

Visitação: Agendar na própria Igreja.

Mercado Municipal

Attraction 18520da2c04ff120

Arquitetura de estilo neogótico, tinha a função de abrigar as feiras e receber os produtos que desembarcavam no pequeno atracadouro existente no Rio Cotinguiba ao fundo do prédio. Construído no século XIX foi a primeira alfândega de Sergipe.

Localização: Praça Samuel Oliveira, sede do Município.

Visitação: Terça a Domingo das 9h às 17h

Paço Municipal

Attraction 9b37026365742032

Prédio erguido no século XIX. Nele foram recepcionados o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Tereza Cristina em ocasião de sua visita ao estado em 1860. Atualmente ocupado pela prefeitura municipal.

Localização: Rua Sagrado Coração de Jesus, 90 - Centro.

Ponte Nova

Attraction a13274d5f44e10a8

A Ponte Nova foi construída na primeira metade do século XIX e representa uma majestosa obra de engenharia. Edificada em pedra calcária e tijolos é adornada por três arcos e calçamento em pedra calcária. Foi de grande importância no período açucareiro por fazer a união entre as zonas urbana e rural do município.

 

Rua Francisco de Bragança

Attraction bb039575ef1553b0

Rua que passa ao lado do Museu Afro e segue até a Igreja do Galo traz suas características originais e destaca-se pelo calçamento pé-de-moleque, feito pelos escravos em pedra calcária.

 

Ruínas do Hospital São João de Deus

Attraction b18efcde1f70cf9b

Construção do século XIX, foi um dos mais importantes da região. Ali o Dr. Francisco Bragança realizou operação no olho de Virgulino Pereira, o Lampião e, por isso, ele e sua tropa nunca invadiram a cidade de Laranjeiras.

Ruínas do Teatro São Pedro

Homenagem ao imperador no século XIX, essa casa de espetáculo não foi concluída. O prédio foi alfândega e presídio. Seu projeto de reconstrução está em andamento, mantendo vivo o teatro na cidade. Será palco de aprendizagem do curso superior de Teatro da UFS.

Universidade Federal de Sergipe

Attraction 51b3000517eb6083Foto por: Adilson Andrade

O conjunto arquitetônico do século XIX conhecido como “Quarteirão dos Trapiches” foi restaurado, dotado de estrutura e tecnologia adequadas especialmente com o objetivo de se tornar sede do Campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras. Os prédios com características do antigo barroco, agora são utilizados para os cursos de Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Musicologia e Teatro.

Anunciantes