Cover city 276c5737e1a93306

NOSSA SENHORA DO SOCORRO

O Município de Nossa Senhora do Socorro está localizado a 13 quilômetros da capital sergipana. É o segundo maior do Estado em população, com mais de 179 mil habitantes. A cidade possui atrativos turísticos importantes, como a secular Igreja Matriz, ricas manifestações culturais, além de belezas naturais, a exemplo das prainhas do Porto Grande e do São Braz e da Floresta Nacional do Ibura. As iguarias culinárias também são destaque, atraindo pessoas de longe para apreciar os famosos camarões do povoado Calumbi. 

A história de Socorro vem desde o início do século XVIII, quando era apenas um povoado, guardado em sua fé pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar da Cotinguiba. À época, pertencia ao Município de Santo Amaro. Passou depois a fazer parte do território de Laranjeiras, alcançando, em seguida, a sua independência para voltar a ser povoado, desta vez da recém-criada Aracaju.

Somente em 14 de março de 1868 o distrito alcançou a sua independência definitiva, transformando-se em Município. O curioso é que, apesar de o Poder Executivo estar concentrado na Sede, é nos conjuntos habitacionais, que se localizam próximos à capital, que mora a maior parte da população.

A partir da década de 80, Socorro vem sofrendo alterações urbanísticas devido aos empreendimentos imobiliários que se concentraram nos diversos conjuntos, bairros e povoados, deixando, inclusive, de ser uma cidade dormitório. Isso se deve à chegada de várias indústrias, lojas e do shopping instalado, no bairro Marcos Freire I. Todo esse crescente desenvolvimento trouxe emprego, renda e qualidade de vida aos moradores do Município. Não por acaso, em estudo recente, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no dia 21 de agosto de 2015, Nossa Senhora do Socorro figura atualmente entre as 50 cidades que mais gerou empregos no Brasil.

 

* Secom: (79) 2107-7810 - Semeltju: (79) 3256-7402

Atrativos Culturais

Attraction category big 6f370c6b39a5d830

Samba de Coco São Benedito

Attraction 566cd665bfd1368a

O samba de coco São Benedito nasceu da iniciativa dos moradores da Rua São Benedito, em Nossa Senhora do Socorro. A ideia inicial era formar um batalhão para comemorar o primeiro dia dedicado a São João, a fim de trazer de volta uma cultura que se encontrava adormecida na cidade.

A formação do grupo não foi fácil devido à falta de equipe para conduzir os ensaios. Foi então que os irmãos Waldeck de Aguiar Santos e Walmir de Aguiar Santos, baseados em experiências familiares, lançaram a ideia de criar um grupo de Samba de Coco, cultura que vivenciaram nas festas juninas.Aqui tem que tirar um pedaço do inglês Dessa forma, foi possível despertar uma nova cultura, sob o brilhante olhar do povo admirador da cultura socorrense.

Em 23 de junho de 2001, o grupo estreou com um colorido cortejo pelas ruas da cidade. (Aqui tirar mais um pedaço do ingles)Desde então, o grupo conta com o envolvimento de crianças, jovens e idosos de várias idades. A fama percorreu os quatro cantos do Município e vem saindo do anonimato graças a convites de escolas, prefeituras e empresas. Atualmente, o grupo conta com uma média de 40 integrantes.

Os grupos de capoeira, quadrilhas juninas, Reisado dos idosos e grupos afrodescendentes também compõem as manifestações culturais de Socorro.

Anunciantes