Cover city 276c5737e1a93306

NOSSA SENHORA DO SOCORRO

O Município de Nossa Senhora do Socorro está localizado a 13 quilômetros da capital sergipana. É o segundo maior do Estado em população, com mais de 179 mil habitantes. A cidade possui atrativos turísticos importantes, como a secular Igreja Matriz, ricas manifestações culturais, além de belezas naturais, a exemplo das prainhas do Porto Grande e do São Braz e da Floresta Nacional do Ibura. As iguarias culinárias também são destaque, atraindo pessoas de longe para apreciar os famosos camarões do povoado Calumbi. 

A história de Socorro vem desde o início do século XVIII, quando era apenas um povoado, guardado em sua fé pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar da Cotinguiba. À época, pertencia ao Município de Santo Amaro. Passou depois a fazer parte do território de Laranjeiras, alcançando, em seguida, a sua independência para voltar a ser povoado, desta vez da recém-criada Aracaju.

Somente em 14 de março de 1868 o distrito alcançou a sua independência definitiva, transformando-se em Município. O curioso é que, apesar de o Poder Executivo estar concentrado na Sede, é nos conjuntos habitacionais, que se localizam próximos à capital, que mora a maior parte da população.

A partir da década de 80, Socorro vem sofrendo alterações urbanísticas devido aos empreendimentos imobiliários que se concentraram nos diversos conjuntos, bairros e povoados, deixando, inclusive, de ser uma cidade dormitório. Isso se deve à chegada de várias indústrias, lojas e do shopping instalado, no bairro Marcos Freire I. Todo esse crescente desenvolvimento trouxe emprego, renda e qualidade de vida aos moradores do Município. Não por acaso, em estudo recente, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no dia 21 de agosto de 2015, Nossa Senhora do Socorro figura atualmente entre as 50 cidades que mais gerou empregos no Brasil.

 

* Secom: (79) 2107-7810 - Semeltju: (79) 3256-7402

Atrativos Turisticos

Attraction category big 34424d0969f26393

Festa da Padroeira

Attraction eb17b96b679ab27d
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A festa da Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é uma das mais importantes do calendário municipal. É celebrada sempre no dia 02 de fevereiro. Na data, os fiéis participam de novenas, missa e da procissão, que reúne milhares de pessoas. É a mais forte manifestação religiosa da cidade.

Além da padroeira, Socorro também comemora a festa da copadroeira: Nossa Senhora do Amparo, que é celebrada no dia 15 de agosto, na Sede do Município. Já nos povoados e conjuntos habitacionais, são realizadas outras festas religiosas, a exemplo da festa de Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim), Nossa Senhora da Conceição (nos povoados Taiçoca de Fora e de Dentro), Menino Jesus (Parque dos Faróis), São João Batista (Conjunto João Alves Filho), São João Evangelista (Conjunto Marcos Freire III) e Bom Jesus dos Navegantes (Porto Grande).

Floresta Nacional do Ibura

Attraction 57d3db7bca1c7772

A floresta do Ibura é um recanto verde que convida o turista a passear no bosque, participar de trilhas e desfrutar de grande sossego. Excelente opção de entretenimento, com uma área de 159 hectares, atualmente o horto tem dedicado atenção à produção de mudas para a recuperação das áreas verdes degradadas, especialmente de matas ciliares (vegetação que cresce às margens dos rios).

Igreja Matriz

Attraction f000d368f98521fc

A Igreja Matriz é o principal monumento histórico do Município. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 20 de março de 1943. O dia exato da inauguração da Igreja é desconhecido, pois não há documentação que ateste a data da sua construção, mas na sacristia há uma inscrição de 1714, o que dá uma ideia da sua importância histórica.

No templo, vale destacar a existência da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, esculpida em madeira policromada do século XVIII. Por ter ficado pequena para o local, os jesuítas providenciaram uma imagem maior para substituí-la, porém, ambas permanecem na igreja. Outra curiosidade é o túnel que existe logo abaixo do altar. Ele foi construído por precaução, pensando na necessidade de fuga dos padres, durante a época de perseguição dos holandeses ao cristianismo.

Lavagem das Escadarias

Attraction 6b7788ca1112ac78

Outra festividade do Município que ocorre no dia 2 de fevereiro é a Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No entanto, após a primeira edição da lavagem, que ocorreu em 2006, o evento ficou alguns anos suspenso. Há seis anos, porém, o ritual realizado pelos grupos de Umbanda, voltou a entrar para o calendário de eventos da cidade.

O ato começa com a reunião de participantes de vários terreiros do Estado próximo ao rio Cotinguiba, no povoado Porto Grande, onde a água é recolhida. Em seguida, eles fazem a tradicional roda com cânticos para seguir com o cortejo até a sede do Município.

Prainha Porto Grande

Attraction 645e4d83b042ef86

No que diz respeito às belezas naturais, um bom exemplo do cenário exuberante de Socorro é a Prainha do Porto Grande. O local oferece uma bela vista do rio Cotinguiba, o que atrai muitos visitantes. Antes de virar ponto turístico, a localidade era utilizada como atracadouro para os barcos de pesca, mas, em 1984, um morador visionário fez uma trilha que dava acesso à margem do rio e ali construiu um quiosque.

Atualmente, a prainha tem uma boa estrutura para receber os turistas que lotam o local, principalmente no período do Carnaval, para curtir a festa de Momo, e a festa do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece em janeiro.

 

Prainha São Braz

Attraction 921c48c3065c7fd8

O povoado São Braz foi fundado em 1940 por pescadores que foram os primeiros moradores do local. O local era composto por sítios e mangues. Havia também uma vila de pescadores que acabou povoando a região.

O povoado deixou de se chamar Fazenda e passou a ser São Braz, em março de 1969, com a chegada da imagem do santo homônimo, fruto de uma promessa feita por um morador do local.

Para comemorar a chegada da imagem à igreja foi realizada uma grande festa, que é celebrada no dia 03 de fevereiro alusiva ao dia do padroeiro.

Anunciantes