Cover city 25e7ed10871d8012

PACATUBA

Pacatuba guarda na biodiversidade a visão fantástica do paraíso. Considerado um dos principais exemplos de conservação da natureza, por manter ainda intacta uma extensa região de rara biodiversidade, o município de Pacatuba, localizado no litoral norte de Sergipe, no Vale do rio São Francisco, a 116 quilômetros de Aracaju, guarda surpresas para quem aprecia um bom programa voltado ao turismo ecológico.

Para tanto, vem sendo preparado para ter uma ocupação ordenada que respeite o homem e a natureza, fazendo da região um santuário onde a convivência não seja predatória, garantindo um turismo sustentável, de baixo impacto e com clara visão ecológica. Com área territorial de 540 quilômetros quadrados, entre a foz do rio São Francisco e a Reserva Biológica de Santa Isabel, com cerca de 50 km de litoral, o município detém a maior reserva de água do Estado reunindo em seu território pantanais, manguezais, remanescêntes de Mata Atlântica, dunas, mar e uma fauna muito rica. Um exemplar único em todo o Nordeste, com a presença de ecossistemas bem preservados que garantem uma biodiversidade inigualável.

*Prefeitura Municipal de Pacatuba -Fone: (79) 3343-1613 

SÃO FELIX DE PACATUBA

Attraction category big 8c70dfb249366780

São Felix de Pacatuba

Attraction d267f3cdd34af340

O nome Pacatuba é uma homenagem ao cacique dos índios Tupinambás, primeiros habitantes da região e que a dominaram até 1590, quando tropas portuguesas comandadas por Cristóvão de Barros, primeiro governador provincial de Sergipe, a invadiu. No entanto, antes da dominação portuguesa, os Tupinambás mantiveram por longo tempo comércio regular com os franceses que aportavam nas praias locais em busca de pau Brasil.

Em 1835, a região passou a ser denominada Freguesia de São Félix de Pacatuba e, finalmente, em 1864, foi elevada à categoria de cidade, tendo como principal atividade econômica o plantio de cana de açúcar. Atualmente o município tem sua economia baseada na plantação de coco, na agricultura, pesca e extração de petróleo. A cidade possui uma população formada por cerca de 17 mil habitantes. Hoje, Pacatuba também tem destaque na produção de artesanato, com ênfase para as bolsas de fibra de taboa, encontrada abundantemente na região.

 

Anunciantes