Cover city 57298bffbed63e77
Fonte: Josué Christópher

PIRAMBU

Praias, dunas, coqueirais, rios, cachoeira, mangues e vilarejos de pescadores e artesãos compõem a paisagem de Pirambu, município que tem seu nome originado do tupi-guarani, que significa Peixe Grande. Localizado em uma área de proteção ambiental no litoral Norte de Sergipe, a poucos 32 km de Aracaju, Pirambu é ponto de partida para um roteiro ecológico, praiano, cheio de beleza.

Com ares de vila de pescadores, 60% dos seus 9.280 habitantes (Estimativa IBGE 2019) vivem da pesca e do turismo. A cidade é um dos maiores centros pesqueiros do Nordeste, principalmente do camarão sete-barbas, exportado para Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte,

Nascida no início do século passado, próxima à desembocadura do rio Japaratuba, Pirambu é um destino agradável e muito tranqüilo para passar férias e finais de semana. Nas ruas é comum encontrar pescadores contando histórias das noites no mar, tendo como acompanhante somente a lua. Mas Pirambu não se resume a praia. Na região do povoado Lagoa Redonda, a paisagem revela um Pirambu pouco explorado turisticamente, mas de encher os olhos, com sequências de dunas e muito banho de cachoeira, rios e lagoas.

Do outro lado do município, nos povoados Canal e Touro, já na divisa com a Barra dos Coqueiros, braços de manguezais mostram uma natureza exuberante que permite o contato com ela, através de passeios de barcos, por um bioma, ora marinho, ora fluvial.

Informações: Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Fone: (79) 3276-1375