Cover city f5608561a53986c4

PIRAMBU

No litoral norte de Sergipe, uma cidadezinha a 32 km de Aracaju, é ponto de partida para um roteiro ecológico, praiano e ainda pouco explorado turisticamente, mas de muitas belezas. Praias, dunas, coqueirais, rios, cachoeira, mangues e vilarejos de pescadores e artesãos compõem a paisagem de Pirambu – “peixe grande”, em tupi guarani.

Está localizada na Ilha de Santa Isabel e faz parte da costa dos manguezais. A cidade é um dos maiores centros pesqueiros do Nordeste, exportando para Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Dos seus nove mil habitantes, 60% vivem da pesca e do turismo, que vem se consolidando na região. A cidade com ares de vila de pescadores nasceu no início do século passado, próximo da desembocadura do Rio Japaratuba.

As pessoas são simples, assim como suas vidas, mas Pirambu é um destino agradável e muito tranqüilo para passar férias e finais de semana. Nas ruas é comum encontrar pescadores contando histórias das noites no mar, acompanhados apenas da lua.

* Prefeitura Municipal de Pirambu - 79 3276-1120/1627

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big 0aa1345be4e2ef5c

Cachoeira do Roncador

Attraction ef07b59b6fda0ecf

Uma parada obrigatória nesse tour pela costa dos manguezais é a Cachoeira do Roncador, localizada no povoado de Santa Isabel, bem pertinho de Pirambu, só a 15km de distância. Em meio às dunas e a 1km das águas salgadas e quentes das praias de Pirambu, ir até a cachoeira é uma aventura. Para chegar lá, só de buggy e a pé, por uma trilha de 30 minutos entre mata e areia. Tanto esforço vale a pena para assistir ao espetáculo da cachoeira de 5m. 

 

Lagoa do Sangradouro

Localizada a 22 km de Pirambu é a maior de Sergipe. Próxima à lagoa, cheia de lendas e histórias, está o Morro da Lucrécia. Os nativos contam que, há muitos anos, uma menina chamada Lucrécia foi engolida pelas dunas e quem vai ao lugar sozinho costuma ouvir os seus chamados. A subida do morro e areia tem cerca de 25m e do topo a vista é surpreendente. Avista-se uma imensa cratera preenchida com uma porção de água – Lagoa Azul –, em meio ao deserto. A temperatura da lagoa é amena, o que propícia um banho bem relaxante

 

Lagoa Redonda

Attraction 541fb408354676fbFoto por: César Oliveira

A lagoa fica a 19 km da cidade de Pirambu e recebeu este nome devido ao seu formato circular, embora dê voltas e voltas no mangue. 
As dunas que derramam suas areias no riacho da lagoa, conhecido como “pequeno deserto” transformam o lugar em um verdadeiro oásis. Do alto das dunas, a vista tem duas direções: uma para o mar e outra para o manguezal. Mas, além de apreciar a beleza, o melhor é descer as dunas de sandboard ou de skibunda – como é conhecido, descendo sentado sobre uma prancha. Muitas pessoas acampam a beira do riacho só para praticar esse esporte radical. Não seria para menos, há um paredão de areia enorme que proporciona uma descida alucinante que acaba com um mergulho na lagoa. 

Projeto Tamar

Attraction fdb36741487e386f

Pirambu foi a primeira base do TAMAR instalada no Brasil, em 1982. Sede da Coordenação Regional de Sergipe, monitora 56 km de praias de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas. O litoral de Sergipe possui a maior concentração de desovas da tartaruga-oliva Lepidochelys olivacea no Brasil.
Quase 1200 desovas são registradas nas praias de Pirambu a cada temporada. Cerca de 80% delas são da tartaruga-oliva, a menor entre as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Anunciantes