Cover city 57298bffbed63e77

PIRAMBU

Praias, dunas, coqueirais, rios, cachoeira, mangues e vilarejos de pescadores e artesãos compõem a paisagem de Pirambu, município que tem seu nome originado do tupi-guarani, que significa Peixe Grande. Localizado em uma área de proteção ambiental no litoral Norte de Sergipe, a poucos 32 km de Aracaju, Pirambu é ponto de partida para um roteiro ecológico, praiano, cheio de beleza.

Com ares de vila de pescadores, 60% dos seus 9.280 habitantes (Estimativa IBGE 2019) vivem da pesca e do turismo. A cidade é um dos maiores centros pesqueiros do Nordeste, principalmente do camarão sete-barbas, exportado para Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte,

Nascida no início do século passado, próxima à desembocadura do rio Japaratuba, Pirambu é um destino agradável e muito tranqüilo para passar férias e finais de semana. Nas ruas é comum encontrar pescadores contando histórias das noites no mar, tendo como acompanhante somente a lua. Mas Pirambu não se resume a praia. Na região do povoado Lagoa Redonda, a paisagem revela um Pirambu pouco explorado turisticamente, mas de encher os olhos, com sequências de dunas e muito banho de cachoeira, rios e lagoas.

Do outro lado do município, nos povoados Canal e Touro, já na divisa com a Barra dos Coqueiros, braços de manguezais mostram uma natureza exuberante que permite o contato com ela, através de passeios de barcos, por um bioma, ora marinho, ora fluvial.

Informações: Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Fone: (79) 3276-1375

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big 0834f0e12571bab5

Cachoeira do Roncador

Attraction 6edf99ccc01ffb7dFoto por: Setur

Uma parada obrigatória nesse tour pela Costa dos Manguezais é a Cachoeira do Roncador, localizada no povoado de Santa Isabel, bem pertinho de Pirambu, a 15km de distância. Em meio às dunas e a 1km das águas salgadas e quentes das praias de Pirambu, ir até a cachoeira é uma aventura. Para chegar lá, só de buggy e a pé, por uma trilha de 30min entre mata e areia. O esforço vale à pena para assistir ao espetáculo da cachoeira de 5m. 

Dunas da Lagoa Redonda

Attraction e5d9f7f055aa619dFoto por: Sandro Stéfano

A lagoa fica a 19km da cidade de Pirambu e recebeu esse nome devido ao seu formato circular. As dunas que derramam suas areias no riacho da lagoa, conhecido como “pequeno deserto,” transformam o lugar em um verdadeiro oásis. Do alto das dunas, a vista tem duas direções: uma para o mar e outra para o manguezal. Mas, além de apreciar a beleza, o melhor é descer as dunas de sandboard ou de skibunda – sentado sobre uma prancha. Muitas pessoas acampam à beira do riacho para praticar esse esporte radical. Há um paredão de areia que proporciona uma descida alucinante, cujo término é um mergulho na lagoa.

Lagoa do Sangradouro

Attraction 39f4b45caf4a6c99
Lagoa Azul
Foto por: Sandro Stéfano

Localizada a 22 km de Pirambu,  é a maior de Sergipe. Próxima à lagoa, cheia de lendas e histórias, está o Morro da Lucrécia. Os nativos contam que, há muitos anos, uma menina chamada Lucrécia foi engolida pelas dunas e quem vai ao lugar sozinho costuma ouvir os seus chamados. A subida do morro e areia tem cerca de 25m e do topo a vista é surpreendente. Avista-se uma imensa cratera preenchida com uma porção de água – Lagoa Azul –, em meio ao deserto. Em algumas temporadas do ano, a temperatura da lagoa é amena, o que propícia um banho bem relaxante

 

Orla de Pirambu

Foto por: Josué Chistopher

Localizada na Avenida Propriá, a orla da cidade possui uma vista privilegiada da foz do rio Japaratuba quando encontra o mar. Há restaurantes e uma agradável brisa, que permite aos turistas contemplarem o pôr do sol.

Paraíso Lagoa Redonda

Attraction fe9aabc2ff1ff09eFoto por: Divulgação

É um complexo particular de bares, chalés, além de uma grande área de camping, entre coqueirais e árvores frutíferas. Pode ser o primeiro refúgio para descasar e recarregar as energias. É a porta de entrada para o Pantanal Sergipe já no município vizinho de Pacatuba. São diversas lagoas entre mangues,

Projeto Tamar

Attraction fdb36741487e386f

A sede mãe do projeto Tamar no país foi fechada nos últimos anos, mas continua sendo um dos principais centros de estudos de tartaruga marinha do país. Em Sergipe são quatro bases   responsáveis por soltar ao mar mais de 100 mil filhotes de tartaruga por temporada. O projeto Tamar, sendo um deles, monitora em Sergipe 119km de praias.

Pirambu foi a primeira base do TAMAR instalada no Brasil, em 1982. Sede da Coordenação Regional de Sergipe, monitora 56 km de praias de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas. O litoral de Sergipe possui a maior concentração de desovas da tartaruga-oliva Lepidochelys olivacea no Brasil.
Quase 1200 desovas são registradas nas praias de Pirambu a cada temporada. Cerca de 80% delas são da tartaruga-oliva, a menor entre as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

 

Reserva Biológica Santa Izabel

Attraction 25a41807be493a1bFoto por: Jorge Aragão

A reserva possui 2.776ha e 45km de extensão de praias e foi decretada, em 20/10/88, para proteger delicados ecossistemas costeiros, compostos por dunas fixas e móveis, manguezais e lagoas temporárias e permanentes, além da importante preservação das tartarugas marinhas. Foi ali também que o projeto Tamar instalou a primeira sede do país, para proteger, principalmente, a tartaruga Oliva. O projeto está passando turisticamente por reestruturação, mas continua sendo uma base sólida de pesquisas.

 

Anunciantes