Cover city 6e2358202d0ce4f3

SANTA LUZIA DO ITANHI

O município de Santa Luzia do Itanhi está localizado na região sul-sudeste do estado de Sergipe a 76 km da capital Aracaju, limitando-se a Sul com o município de Indiaroba, a sudeste com Umbaúba, a noroeste com Arauá, a norte com Estância e a oeste com Itabaianinha. Sua área de extensão territorial compreende 325,732 km², sua população é de aproximadamente 12.969 habitantes, seu nome é uma homenagem a Santa Luzia e o complemento "Itanhi" vem do nome dado pelos índios Tupinambás ao Rio Real. Em toda sua extensão territorial podem ser identificados 48 povoados. A cidade de Santa Luzia do Itanhi é umas das povoações mais antigas de Sergipe, ficando em lugar de destaque devido às marcas deixadas pela história, contribuindo para o enriquecimento da cultura do povo e está inserida na APA litoral Sul, importante unidade de conservação e a existência de Reservas Particulares de Patrimônio Natural. A cidade de Santa Luzia do Itanhi contempla 07 engenhos com 01 alambique onde é produzida a Cachaça Reserva do Barão. A área também possui uma identidade gastronômica voltada para pratos com frutos do mar, doces e outros elementos da culinária nordestina.      

A única via de acesso federal em Santa Luzia do Itanhi é a BR-101, rodovia que corta o Brasil no sentido Norte-Sul. Além da via federal existem também seis vias estaduais: SE-368, SE-285, SE-290, SE-475, e SE-444, que interligam o município aos seus povoados e a municípios vizinhos. O município tem como principais fontes de receita a agricultura, a pecuária e a avicultura.

 

Eventos programados

O município de Santa Luzia do Itanhi possui diversos eventos fixos, que ocorrem tanto na sede quanto nos povoados do município como: Carnaval (presença dos caretas), Festa de São Sebastião (Povoado Botequim), Festa do Senhor do Bomfim (Povoado Cajazeiras), Festas Juninas, Emancipação de Santa Luzia do Itanhi, Festa dos pescadores ( Povoado Crasto), Festa da Padroeira.

* Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhi - 79 3548-1432

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big b97580a29606bc70

Antigo Trapiche

Attraction fb1b9f24c0b7ab1e

Fica localizado logo na entrada do povoado Crasto, no lado direito do rio Piauí, o acesso é restrito devido às ruínas do mesmo estar dentro de uma propriedade privada, mas podemos observar à beira-rio apenas as ruínas de concreto e tijolos que restou para contar a história do antigo trapiche. Observa-se também uma imensa quantidade de cascas de ostras espalhados pelo solo que são deixadas pelos pescadores que levam consigo apenas a carne da ostra, deixando para trás toda a parte não comestível.

Biblioteca Luminescência de Artes Visuais

Localizada na Avenida Principal, 272, Conjunto Albano Franco, Povoado Crasto é a primeira e única biblioteca exclusivamente dedicada às artes no estado de Sergipe, funcionando de segunda à sexta, das 08:00 às 12:00, e das 14:00 às 17:00, com entrada franca e sem necessidade de agendamento ou autorização prévia. A biblioteca é sede também do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). O acesso à biblioteca é fácil, a avenida é asfaltada e está em bom estado de conservação.

Cachaçaria Reserva do Barão

Attraction 423ad527c230fe1aFoto por: Sirleila

Situada no povoado Priapu, dentro do Engenho Priapu, é uma cachaça artesanalmente produzida e comercializada em todo o país e inclusive importada para outros países. A inspiração para esta bebida sergipana remonta a uma tradição de mais de 150 anos. A Cachaça Reserva do Barão é uma homenagem a João José de Oliveira Leite, o ‘Barão do Timbó, e o seu enteado, o major Paulo Vieira, que em 1857 fabricava bons exemplares da bebida no Engenho São Félix, já naquele tempo eles utilizavam alambiques de cobre, hoje a bebida é fabricada no mesmo local e armazenada em barris de carvalho para maturação.

O acesso a esta cachaçaria é realizado por uma estrada de terra até chegar no engenho Priapu. A cachaçaria fica dentro dessa propriedade e para ter acesso é necessário passar por uma pastagem com criação de bovinos pelos caminhos já estruturados para a passagem de pessoas e logo em seguida adentrar a cachaçaria. A infraestrutura da mesma tem condições favoráveis e assim o turista pode ter a possibilidade de acompanhar todo o processo de fabricação da cachaça, desde a colheita da cana até os acabamentos como engarrafamentos e rotulagens.

O Santo Cruzeiro

Attraction 87f1b76ffc74641b
Marco da Primeira Missa

Marco inicial da cidade de Santa Luzia do Itanhi, e consequentemente, da colonização de Sergipe, o Santo Cruzeiro foi o local onde a primeira missa do estado foi rezada. O monumento encontra-se localizado em propriedade particular, entretanto, ainda assim pode ser observado ao longe, erguendo-se pacífico numa colina, figurando como protagonista de uma paisagem bela (SEBRAE, 2016).

Reserva Particular de Patrimônio Natural - Reserva do Crasto

Attraction 2293899bfe4a11c0

Situada no povoado Crasto, a Mata do Crasto é a principal reserva de Mata Atlântica nativa de Sergipe – o que compreende a Área de Preservação Ambiental (APA) do Litoral Sul), com áreas de manguezais que cercam o Rio Piauí, além da fauna e flora existente nos limites da reserva. 

Ruínas da Igreja Senhor do Bomfim

Attraction 1e9c73a2fd0d7251Foto por: Ascom-SE

Uma igreja secular em ruínas simbolizando a presença dos Jesuítas na região, a mesma fica localizada no alto de uma colina no Povoado Crato distante a 7 km da sede do município de Santa Luzia do Itanhi.

Santuário de Santa Luzia do Itanhi

Attraction 8cff8696ef706fa5Foto por: Sirleila

Fica localizado no alto de uma pequena colina, logo na entrada do município, importante atrativo turístico e cultural por ter sido berço católico do estado e marco da 1° missa rezada em solos sergipanos. O acesso ao santuário se dá pela rodovia 247, as vias estão asfaltadas e em boas condições. É possível contemplar o monumento e realizar visitas pré- agendadas no interior da igreja.

Anunciantes