Cover city 59483ef205edb4cd

SÃO CRISTOVÃO

Ao chegar à São Cristóvão, o turista mergulha na história de Sergipe e do Brasil. Quarta cidade a ser povoada durante o descobrimento do País, São Cristóvão guarda um valioso conjunto arquitetônico, riqueza histórico cultural que leva o visitante à passeio no glorioso passado da cidade que orgulha a gente sergipana.

Primeira capital sergipana, a cidade reserva aos seus visitantes grande produto turístico de riquezas culturais, atrativos naturais e culinária típica, oferecendo excelente opção turística. Fundada por Cristóvão de Barros em 1º de janeiro de 1590, desenvolveu-se segundo o modelo urbano português em dois planos: cidade baixa e cidade alta. Todo acervo histórico-cultural de São Cristóvão, está apenas 23 quilômetros distante da capital do estado, Aracaju.

*Fundação de Cultura e Turismo - FUNDAC -(79) 99131-6231/ 99961-2510

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big e2a09505ae5f88fa

Cristo Redentos

Attraction 818a8e398741d88a

Outro ponto que merece a visitação turística é o Cristo Redentor, que se localiza a dois quilômetros do centro histórico. De autoria do arquiteto italiano Belando Beladini, o monumento em concreto armado foi construído em 1924 e possui 16 metros de altura. 

Culinária

Attraction 7f0e6ea0c30e26f2

São Cristóvão tem tradição na fabricação de queijadas, doce típico português que utiliza o coco e é fabricado em forno de barro. Encontra-se também, doces em calda, doce de corte, geleias, entre outros, fabricados na Cooperativa de Doces do Povoado Cabrita.

Nenhuma visita à São Cristóvão é completa se não saborear os deliciosos bricelets. Estes biscoitos fininhos e crocantes com sabor de limão e laranja são encontrados no Convento das Freiras Carmelitas, localizado na Santa Casa de Misericórdia, onde as freiras utilizam a mesma receita desde o século XVI, que inclui farinha de trigo, leite, ovos, açúcar e raspas de limão e laranja.

Praça São Francisco

Attraction 4ec510418f5e8dcfFoto por: lugarperfeito.com/Márcio Dantas

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1967, em 1º de agosto de 2010 a Praça São Francisco também se tornou Patrimônio da Humanidade ao receber a importante chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

A Praça São Francisco abriga o mais valioso Conjunto Arquitetônico do Estado de Sergipe, composto pela Igreja e Convento São Francisco, Museu de Arte Sacra, a antiga Santa Casa da Misericórdia, atual Lar Imaculada Conceição, Museu Histórico de Sergipe; além das instalações da Casa do Folclore Zeca de Norberto, do Posto de Informação Turística, da Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista, do Telecentro Comunitário Carmosita Barros, da Casa do IPHAN; e em seu centro, destaca-se um grande Cruzeiro, herança dos frades franciscanos.

Rio Paramopama

Attraction 0ba8d471e9167f79Foto por: Pedro Renngo

O Rio Paramopama, com aproximadamente 17 km de extensão, possui um grande potencial turístico. Trata-se de um afluente da margem esquerda do Rio Vaza-Barris que banha exclusivamente áreas do Município São Cristóvão.

As atividades econômicas mais importantes no Rio Paramopama são: pesca, agricultura e extração de água mineral. 

Anunciantes