Cover city 59483ef205edb4cd

SÃO CRISTOVÃO

Ao chegar à São Cristóvão, o turista mergulha na história de Sergipe e do Brasil. Quarta cidade a ser povoada durante o descobrimento do País, São Cristóvão guarda um valioso conjunto arquitetônico, riqueza histórico cultural que leva o visitante à passeio no glorioso passado da cidade que orgulha a gente sergipana.

Primeira capital sergipana, a cidade reserva aos seus visitantes grande produto turístico de riquezas culturais, atrativos naturais e culinária típica, oferecendo excelente opção turística. Fundada por Cristóvão de Barros em 1º de janeiro de 1590, desenvolveu-se segundo o modelo urbano português em dois planos: cidade baixa e cidade alta. Todo acervo histórico-cultural de São Cristóvão, está apenas 23 quilômetros distante da capital do estado, Aracaju.

*Fundação de Cultura e Turismo - FUNDAC -(79) 99131-6231/ 99961-2510

PATRIMÔNIO CULTURAL

Attraction category big 57f4b157faf6f34f

Casa do Folclore Zeca de Norberto

Attraction f0f9504c2901e375

A Casa do Folclore Zeca de Norberto é um espaço de preservação e propagação dos folguedos folclóricos da terra. Recebe, diariamente, moradores, visitantes e estudiosos, pois trata-se de um verdadeiro reduto imaterial de cultura.

O nome da Casa do Folclore, homenageia um dos grandes mestres do município, que fez história através de sua precoce liderança em grupos como Chegança e Caceteiras.

A casa está aberta ao público, de terça a sábado das 10h às 16 h e domingo da 9h às 13h. 

 

Grupos Folclóricos

Attraction 7fc15904330c7bb8Foto por: Pedro Renngo

São Cristóvão é cidade famosa, não somente por tratar-se de Patrimônio da Humanidade ou por possuir belos casarões antigos, mas também por apresentar ampla diversidade cultural. Os grupos folclóricos: Caceteira, Chegança, Samba de Coco, Reisado e Taieira, de origem Ibérica ou Africana, ao som de zabumbas, ganzás, cuícas, sanfonas e triângulos, animam a cidade e perpetuam a tradição da cultura, que se mistura entre o profano e o religioso.

Procissão de Nosso Senhor dos Passos

Attraction 4a9e2efbcc6fd737

A procissão de Nosso Senhor dos Passos acontece em São Cristóvão há séculos, realizada no segundo final de semana da quaresma. A festa atrai multidões de fiéis ao Santuário dos Ex-votos, onde grande variedade de peças que representam graças alcançadas ajuda a compreender a extensão do costume devocional, resquício de ideal da vida santa.

Fé, banhada de emoção, amor e esperança. São esses sentimentos que milhares de romeiros e devotos de Nosso Senhor dos Passos carregam para o encontro anualmente, rito secular.

Cerca de 50mil fiéis, provenientes de todas as partes do país, participam da tradicional cerimônia religiosa. Durante dois dias, cantos gregorianos ecoam nas caixas sonoras espalhadas pelo município e envolvem a todos. Pela tradição, os romeiros passam por debaixo do andor e deixam na igreja pedaços de membros do corpo humano em forma de madeira esculpida ou em gesso, representando parte do corpo. Durante alguns dias, a cidade se transforma e ambulantes vendem suas quinquilharias aos penitentes de todo Brasil.


 

Procissão do Fogaréu

Attraction 4173d5bb91f2777e

Todo o ano, na noite da quinta-feira santa, as ruas do Centro Histórico de São Cristóvão são iluminadas pelas tochas empunhadas pelos homens que participam da tradicional Procissão do Fogaréu. Durante o cortejo, as luzes do centro histórico são apagadas permanecendo apenas a iluminação das tochas, em grande destaque.

A procissão representa o momento da prisão de Jesus Cristo. Cerca de 250 homens vestidos de soldados romanos, de escribas e de fariseus invocam os nomes de todos os santos ao som das matracas pedindo perdão. A procissão percorre 3 km, aproximadamente.

Anunciantes