Cover city 40146b4f3a6fc95c

ITABAIANA

A cidade de Itabaiana possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de montanhas que abriga grande biodiversidade da flora e fauna brasileiras, além de grande beleza natural. É de Itabaiana o título de “Capital dos Caminhões”, referência que orgulha a cidade que possui a maior frota do veículo por habitante do país.

O município orgulha-se também por ter um dos comércios mais prósperos do interior sergipano por mais de meio século, já denominado de “Celeiro de Sergipe”. Distante pouco mais de 50 quilômetros da capital, a cidade tem cerca de 95 mil habitantes, tornando-se atrativa para feirantes de várias regiões do estado. Porém, o turismo de aventura e o ecoturismo se constituem na vocação natural de Itabaiana, fazendo da cidade um dos principais destinos do interior de Sergipe, especialmente para quem curte trilhas, banho de cachoeira e esportes radicais. 

*Secretaria da Industria, Comércio eTurismo. (79) 3431-9711 / 9712

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big 3e3728cea6177d3a

Feira de Itabaiana

Attraction cedd0a9dde7f1fd5Foto por: Silvio Oliveira

Visitar a feira de Itabaiana é também conhecer um pouco dos costumes do seu povo. Ali o turista encontra além do tradicional “arroz com feijão”, uma autêntica feira nordestina, onde se comercializa de tudo, desde hortifrutigranjeiros a crustáceos, artesanato e remédios feitos à base de ervas.

O turista pode desfrutar da culinária caseira e de um saboroso suco de mangaba, fruta típica em Sergipe. A feira é mais movimentada aos sábados.

Parque dos Falcões

Attraction 285ad6d67e72759b

A aproximadamente 45 Km de Aracaju, localizado aos pés da Serra de Itabaiana-SE, o Parque dos Falcões foi construído através do trabalho e esforço de dois sonhadores, José Percílio e Alexandre Correia.
Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto é um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro. Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões tornou-se uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento.

Parque Nacional da Serra de Itabaiana

Attraction 6eeb9fa34a18c34e

É o segundo ponto mais alto de Sergipe, com 659 metros de altitude. É a maior expressão do ecoturismo do Estado, com cachoeiras, poços de água cristalina, riachos e penhascos ideais para os esportes radicais e o Parque dos Falcões. O complexo de montanhas possui 12 trilhas, que levam o turista a conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e da  Caatinga.

As trilhas mais conhecidas são a da Via Sacra, Piçarra, Caldeirão, dos Carros e do Paredão. O aventureiro pode desfrutar da Cachoeira Grande ou Três Cachoeiras - uma das primeiras atrações da trilha do Caldeirão -, do Poço Dourado, do caminho da Pedra Grande, do Lajedo (paredão), Poço Preto, Pedra da Tartaruga, gargalos e do penhasco dos Falcões.

Poço da Ribeira

Attraction 5b7fac0df8dd775f

Situada na BR 235, tendo acesso pelo (Ponto de Amaro) sentido povoado Ribeira, suas principais atrações são as cachoeiras e um poço de águas escuras devido a sua grande profundidade.

Poço das Moças

Attraction 5536b1127d9f3501

Fica situado no Parque Nacional da Serra de Itabaiana, na margem direita da BR 235. Sua principal atração é o escorregador natural que diverte os aventureiros. As águas descem rocha a baixo e formam vários outros poços menores, compondo um belo cenário.
 

Salas dos Negros

Attraction 538590ff69391588

É um penhasco que fica localizado entre a trilha da Via Sacra e a trilha dos Caldeirões, que reúne diversas lendas sobre escravos fujões da região. Em épocas de chuva, a neblina cobre a serra e pode se avistar no alto uma nuvem de vapor d'água, cortando o penhasco.
 

Anunciantes