Cover city 40146b4f3a6fc95c

ITABAIANA

A cidade de Itabaiana possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de montanhas que abriga grande biodiversidade da flora e fauna brasileiras, além de grande beleza natural. É de Itabaiana o título de “Capital dos Caminhões”, referência que orgulha a cidade que possui a maior frota do veículo por habitante do país.

O município orgulha-se também por ter um dos comércios mais prósperos do interior sergipano por mais de meio século, já denominado de “Celeiro de Sergipe”. Distante pouco mais de 50 quilômetros da capital, a cidade tem cerca de 95 mil habitantes, tornando-se atrativa para feirantes de várias regiões do estado. Porém, o turismo de aventura e o ecoturismo se constituem na vocação natural de Itabaiana, fazendo da cidade um dos principais destinos do interior de Sergipe, especialmente para quem curte trilhas, banho de cachoeira e esportes radicais. 

*Secretaria da Industria, Comércio eTurismo. (79) 3431-9711 / 9712

Festas

Attraction category big 923a6d1d7135abb9

Festa dos Caminhoneiros

Attraction e11207dd1a3d3872

A Festa dos Caminheiros acontece durante a trezena de Santo Antônio, exatamente nos dias 10 a 12 de junho. Caminhoneiros são homenageados com shows, brincadeiras e sorteio de prêmios. A festa é conhecida nacionalmente e concentra caminhoneiros do estado e de outras regiões do país, reunindo também empresas ligadas ao setor na grande Feira do Caminhão. Itabaiana hoje é considerada a Capital Nacional do Caminhão, graças ao projeto de lei idealizado pelo senador sergipano Eduardo Amorim, na oportunidade a presidente da República à época, Dilma Rousseff sancionou a Lei de número 13.044 que concede ao município de Itabaiana o título de ‘Capital Nacional do Caminhão’. A lei entrou em vigor na quinta-feira, 20/11/2014, após publicação no Diário Oficial da União. A lei visa valorizar, simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.

Projeto Cultural Dia 14 no Loteamento Chiara Lubich

Attraction 7279dd24c191d4cd

Itabaiana é campeã quando o sinônimo é cultura. Todo dia 14 o empresário Edson Passos realiza uma verdadeira manifestação cultural no loteamento Chiara Lubich. Centenas de pessoas acompanham o evento, onde há muita diversidade contando com muita música e apresentações culturais. O evento acontece há mais de 3 anos consecutivos no município.

Rota da Castanha

Attraction 5d4456f6362efdd7

Visitar Itabaiana é também conhecer um pouco da cultura gastronômica, o município hoje é considerado a Capital da Castanha, o porquê da capital da castanha? A cidade serrana exporta castanhas para várias localidades em todo o Brasil, nas mais diversas praias que percorrem todo o litoral brasileiro tem lá, um itabaianense vendendo castanhas. A rota da castanha fica localizada no Povoado Carrilho, local onde encontra-se a cooperativa de fábrica de castanhas. Um detalhe, as guloseimas são feitas por famílias que moram no próprio povoado (Carrilho). O turista, além de conhecer a cultura local poderá se deliciar com a gastronomia da cidade.

 

Trezena de Santo Antônio

Attraction 265876cf8b8ce97b

Padroeiro da cidade, Santo Antônio é louvado no período de 31 de maio a 13 de junho. Em cada uma das noites de trezena, um segmento profissional da cidade é homenageado, quando é celebrada missa com procissão. No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, uma multidão de pessoas ocupa as ruas da cidade, em cortejo, mostrando o espírito religioso da gente da terra.
 

Anunciantes