Cover city 40146b4f3a6fc95c

ITABAIANA

A cidade de Itabaiana possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de montanhas que abriga grande biodiversidade da flora e fauna brasileiras, além de grande beleza natural. É de Itabaiana o título de “Capital dos Caminhões”, referência que orgulha a cidade que possui a maior frota do veículo por habitante do país.

O município orgulha-se também por ter um dos comércios mais prósperos do interior sergipano por mais de meio século, já denominado de “Celeiro de Sergipe”. Distante pouco mais de 50 quilômetros da capital, a cidade tem cerca de 95 mil habitantes, tornando-se atrativa para feirantes de várias regiões do estado. Porém, o turismo de aventura e o ecoturismo se constituem na vocação natural de Itabaiana, fazendo da cidade um dos principais destinos do interior de Sergipe, especialmente para quem curte trilhas, banho de cachoeira e esportes radicais. 

*Secretaria da Industria, Comércio eTurismo. (79) 3431-9711 / 9712

Folclore

Attraction category big d16bd2fb0bb973b6

Chegança Santa Cruz

Attraction d21c30563576c3f3

A Chegança é um folguedo de características variadas que dramatiza as dificuldades vividas pelos portugueses durante as conquistas - corsários, calmaria, motim e tempestade. Em algumas variantes inclui também o combate entre cristãos e mouros, quando aparecem ainda um rei mouro, seus embaixadores e princesas. Os personagens vestem uniformes da Marinha, segundo o escalão militar, podendo também figurar nas apresentações um padre, um doutor, um cozinheiro e etc.
Em Itabaiana, temos uma chegança das mais tradicionais de Sergipe: a Chegança Santa Cruz. Esse grupo folclórico foi criado em 10 de abril de 1947, tendo à frente da iniciativa o então jovem José Serafim de Menezes, Zé de Binel. O grupo surgiu das conversas de Zé de Binel com o saudoso Joãozinho Tavares, os quais trabalhavam numa fábrica de algodão em Itabaiana. Enquanto trabalhavam, Joãozinho contava ao amigo sobre um folguedo que existia em Alagoas, do qual ele fazia parte antes de vir para Sergipe e o convidou para montar um grupo na cidade. Zé de Binel resolveu então convidar familiares e amigos para criar uma chegança. A princípio eram 32 componentes. A denominação de Chegança Santa Cruz deve-se à Saboaria Santa Cruz, outrora situada na Rua Quintino Bocaiuva, próximo ao Colégio Estadual Murilo Braga, que pertencia a Azer, padrinho de Zé de Binel. Nesses sessenta e três anos de história o grupo sempre passou por sérias dificuldades, como falta de local para ensaiar, vestimentas velhas, instrumentos, falta de apoio e de reconhecimento popular, perseguições, desânimo. Mas superou isso tudo e com muita dedicação conta a história dos embates entre mouros e cristãos na península Ibérica. A chegança já representou Itabaiana em alguns países a exemplo da Espanha.

Quadrilha Junina Balança Mais não Cai

Attraction 38441e6efb3f2489

Itabaiana também é forte na cultura junina onde é representada pela Quadrilha Balança Mais Não Cai. A quadrilha tem 35 anos de existência sendo fundada no dia 15 de junho de 1982. De lá para cá a representante participou de diversos campeonatos, dentre eles sendo campeã sergipana do Concurso de Quadrilha Juninas Levanta Poeira, realizado pela Rede Globo Nordeste no ano de 2006 indo representar o estado de Sergipe na cidade de João Pessoa (PB). Após todo o sucesso feito pela quadrilha, a mesma foi convidada diversas vezes para participar de campeonatos realizados em outros estados a exemplo: Campina Grande (PB), Rio Real (BA), Paulo Afonso (BA) e Atalaia (AL).

 

Anunciantes