Cover city a481cd643f076328

CARMÓPOLIS

 

 

Denominada de Cidade do Petróleo e da Religiosidade de Sergipe, Carmópolis faz parte do circuito religioso do estado, lá está instalado o complexo turístico Monte Carmelo. A cidade dista 47km da capital, Aracaju, faz parte do território do Leste sergipano, no Agreste, e tem estrutura e natureza que, aliadas, fazem dela um agradável roteiro turístico para os amantes da natureza, da cultura e da religiosidade.

Quem vê a cidade de Carmópolis nem imagina que ela surgiu de uma pequena povoação denominada Rancho. À época, o lugar servia apenas de passagem para a Mata do Bom Sucesso, terra ocupada por negros que fugiam dos engenhos da região Contiguiba. Com o crescimento da população pertencente ao município de Rosário do Catete, o povoado foi crescendo e logo se elevou à categoria de vila (26 de outubro de 1894), tendo seu nome alterado para Carmo, devido à grande influência dos frades Carmelitas. Mais tarde, por causa da presença marcante desses religiosos, o município passou a se chamar Carmópolis, tornando-se independente de Rosário em 16 de outubro de 1922. Com o passar dos anos, Carmópolis foi tomando novos rumos. Os prefeitos que por ali já haviam passado trouxeram algumas renovações para o município, mas nada que pudesse revigorar a economia local. Todavia, no dia 15 de agosto de 1963, um novo capítulo da história do pequeno município começou a ser escrito. A Petrobras, que havia intensificado os estudos geológicos da área, fez jorrar petróleo nas terras da Fazenda Mercês, colocando em produção o poço CP1, o maior campo terrestre do país em volume recuperável de óleo. O petróleo trouxe desenvolvimento e impulsionou a economia do município, sendo o município sergipano mais próspero quando se fala no “Ouro Negro”. A cidade cresceu com o desenvolvimento da área petrolífera e hoje possui uma população estimada em 16.663 (dados IBGE 2019).

 

*Informações:  Secretaria Municipal da Indústria Comércio e Turismo - Fone;(79) 3277-1135                        

CULTURA

Attraction category big a8005d6f3e14dc6f

Batalhão de Bacamarteiros

Attraction 524b5a08afc022c5Foto por: Prefeitura

Carmópolis tem cultura e tradição popular de sobras. São grupos folclóricos, como os Bacamarteiros do povoado Aguada e o Samba de Aboio, quadrilha junina, banda marcial, de fanfarra, artistas e talentos locais que, com sua arte, mostram o que o município tem de melhor. 

Filarmônica Nossa Senhora do Carmo

Attraction 49d4587ed8b4d2b7Foto por: Tarcísio Dantas

Prefeitura adquiriu instrumentos, fardamentos e paga uma bolsa mensal para os integrantes da Filarmônica Nossa Senhora do Carmo (sede) e da Banda Marcial Dom Pedro I (Aguada)

Quadrilha Massacará

Attraction fe75e38d22cd85d6Foto por: Prefeitura

Como forma de incentivar e manter viva toda essa cultura, a Prefeitura investe na concessão de benefícios, doação de fardas, vestimentas e instrumentos, auxílios financeiros mensais, como o Bolsa Música, e patrocínios para viagens fora da cidade e até do Estado para a participação dos grupos em festivais e concursos

Anunciantes