Cover city 706220f864c03951

DIVINA PASTORA

O município de Divina Pastora guarda em sua história duas características marcantes: a religiosidade do seu povo e o talento natural dos munícipes para o artesanato. Com uma população estimada em 4.448 habitantes, segundo o censo IBGE de 2009, e situada a 39 quilômetros de Aracaju, a cidade é considerada pelo seu povo como um “Santuário de Pagamento de Promessas”, graças à devoção a Nossa Senhora

Divina Pastora, que atrai mais de 50 mil fiéis à cidade em tempos de romaria.

Sua vocação para o turismo religioso remonta ao tempo de surgimento da cidade, marcado pela fé cristã. Conta à história que o frei Isidório de Sevilha chegou ao povoado, mais precisamente à comunidade do alto da montanha, onde venerava uma imagem da Divina Pastora. A fé se propagou na comunidade do século XVII, na então Capela de São Gonçalo. O povoado, que à época se chamava Ladeira, deu origem à cidade.

A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, inspiração do frei é considerada pelos moradores como a mais valiosa da cidade.

*Prefeitura Municipal de Divina Pastora -(79) 3271-1258

Artesanato

Attraction category big c26919ad402c9105

Renda Irlandesa

Attraction 707d9e5ca25877a9

Divina Pastora se destaca também no cenário turístico nacional pela produção da renda irlandesa, peça de confecção artesanal reconhecida em 2008 pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial do país. Isso, por causa do modo como é confeccionada. 

É um tipo de renda de agulha, que apresenta como suporte uma fita presa ou ligada ao debuxo ou risco, com o desenho da renda sobre papel manteiga, fixado em papel grosso.

De rara beleza, a renda irlandesa produzida pelas mulheres da cidade já serviu de inspiração para estilistas renomados e desponta como um dos produtos mais elegantes para se dar de presente.

Nas feiras de turismo nacionais e internacionais a renda irlandesa tem sido um dos produtos artesanais que mais atrai o interesse do público.

 

Anunciantes