Cover city 706220f864c03951

DIVINA PASTORA

O município de Divina Pastora guarda em sua história duas características marcantes: a religiosidade do seu povo e o talento natural dos munícipes para o artesanato. Com uma população estimada em 4.448 habitantes, segundo o censo IBGE de 2009, e situada a 39 quilômetros de Aracaju, a cidade é considerada pelo seu povo como um “Santuário de Pagamento de Promessas”, graças à devoção a Nossa Senhora

Divina Pastora, que atrai mais de 50 mil fiéis à cidade em tempos de romaria.

Sua vocação para o turismo religioso remonta ao tempo de surgimento da cidade, marcado pela fé cristã. Conta à história que o frei Isidório de Sevilha chegou ao povoado, mais precisamente à comunidade do alto da montanha, onde venerava uma imagem da Divina Pastora. A fé se propagou na comunidade do século XVII, na então Capela de São Gonçalo. O povoado, que à época se chamava Ladeira, deu origem à cidade.

A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, inspiração do frei é considerada pelos moradores como a mais valiosa da cidade.

*Prefeitura Municipal de Divina Pastora -(79) 3271-1258

Patrimônio Histórico

Attraction category big 4f8407602c4000b7

Basílica São Francisco de Assis

Construída em local elevado, a Basílica de São Francisco de Assis oferece uma vista panorâmica da cidade, ale disso, tem sido escolhido por grupos religiosos para sede de retiros espirituais.
 

Igreja Nossa Senhora Divina Pastora

Attraction b9322406c9b50b0b

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943 e Símbolo da religiosidade do povo da cidade, a Igreja Nossa Senhora Divina Pastora data do século XVIII e tem em seu frontispício o traço do estilo jesuítico do Nordeste. No seu interior a predominância é Barroco, em sua segunda fase.

O templo detém em seu forro a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. A originalidade da igreja está no corredor aberto com cinco arcadas ao longo da nave, disposição atribuída ao fato de o templo ter servido de Basílica Votiva de Peregrinação.

Anunciantes