Cover city 706220f864c03951

DIVINA PASTORA

O município de Divina Pastora guarda em sua história duas características marcantes: a religiosidade do seu povo e o talento natural dos munícipes para o artesanato. Com uma população estimada em 4.448 habitantes, segundo o censo IBGE de 2009, e situada a 39 quilômetros de Aracaju, a cidade é considerada pelo seu povo como um “Santuário de Pagamento de Promessas”, graças à devoção a Nossa Senhora

Divina Pastora, que atrai mais de 50 mil fiéis à cidade em tempos de romaria.

Sua vocação para o turismo religioso remonta ao tempo de surgimento da cidade, marcado pela fé cristã. Conta à história que o frei Isidório de Sevilha chegou ao povoado, mais precisamente à comunidade do alto da montanha, onde venerava uma imagem da Divina Pastora. A fé se propagou na comunidade do século XVII, na então Capela de São Gonçalo. O povoado, que à época se chamava Ladeira, deu origem à cidade.

A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, inspiração do frei é considerada pelos moradores como a mais valiosa da cidade.

*Prefeitura Municipal de Divina Pastora -(79) 3271-1258

Patrimônio Imaterial

Attraction category big e81a2d9b633e9f79

Peregrinação

Attraction e9f16350bbddc573

A peregrinação à Divina Pastora é um fenômeno religioso que atrai à cidade mais de 50 mil visitantes todos os anos. Expressão da fé do povo cristão sergipano, a peregrinação foi instituída em 1971, pelo então Arcebispo de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte, ganhando amplitude com o padre Raimundo Cruz, pároco da cidade por mais de 10 anos.

Com um percurso de nove quilômetros, a caminhada religiosa sai do município vizinho de Riachuelo, chegando à sede municipal de Divina Pastora. A peregrinação, que acontece anualmente no terceiro domingo de outubro, atrai fiéis pagadores de promessa de vários Estados brasileiros, em sua maioria de Alagoas e Bahia.

Anunciantes