Cover city 9703c6d28194a2b9
Fonte: Leandro Correia

JAPARATUBA

Município localizado na região do Vale do Continguiba, no território do Agreste Sergipano, situado a 54km da capital, Aracaju. Cidade que valoriza as tradições, mantém viva festas, como a das Cabacinhas, além dos grupos folclóricos e seu artesanato, mas atrai pesquisadores também em busca da vida e obra do filho ilustre: Artur Bispo do Rosário.

Japaratuba com uma população de 18.743 (Estimativa IBGE 2019), tem em seu passado econômico a exploração da cana-de-açúcar que motivou o estabelecimento de engenhos em volta da Missão, o que explica o grande fluxo de escravos que recebia naquela época, chegando a ter sua população mais escrava do que de pessoas livres. Abrigou um dos mais importantes quilombos de Sergipe, que deu origem ao povoado Patioba.

O Alto do Lavradio, ponto mais elevado da cidade, deu origem à cidade de Japaratuba. A história começa em 1668, quando frades, tentaram catequizar os índios, entre esses frades o frei Antônio da Piedade, da Irmandade dos Carmelitas Calçados, liderados pelo frei João da Santíssima Trindade. Conta a história que houve uma epidemia de varíola, forçando índios, religiosos e colonos sobreviventes a se mudarem para o Alto do Lavradio. Os religiosos construíram um convento e algumas casas, dando origem à missão de Japaratuba, que hoje é a cidade.

*Informações: Secretaria de Cultura Turismo e Eventos. Fone:(79) 3272-32177