Cover city 34bbfa68f7478a83

JAPARATUBA

Localizado no Vale do Continguiba, o município de Japaratuba situa-se a 54 quilômetros da capital, Aracaju. Cidade que valoriza as tradições, mantém viva festas, como a das Cabacinhas, além dos grupos folclóricos e seu artesanato.

Japaratuba tem em seu passado econômico a exploração da cana-de-açúcar que motivaram o estabelecimento de engenhos em volta da Missão, o que explica o grande fluxo de escravos que recebia naquela época, chegando a ter sua população mais escrava do que de pessoas livres. Abrigou um dos mais importantes quilombos de Sergipe, que deu origem ao povoado Patioba.

*Secretaria de Cultura Turismo e Eventos - (79) 3272-3217

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big 265a1244c0a57127

Alto do Lavradio

Attraction 76a7c3f011de0133

Ponto mais elevado da cidade, o Alto do Lavradio deu origem à cidade de Japaratuba. A história começa em 1668, quando frades tentaram catequizar os índios, entre eles o frei Antônio da Piedade, atividade reforçada em 1704, com a chegada dos religiosos da Irmandade dos Carmelitas Calçados, liderados pelo frei João da Santíssima Trindade. Logo houve uma epidemia de varíola, forçando índios, religiosos e colonos sobreviventes a se mudarem para o Alto do Lavradio. Os religiosos construíram um convento e algumas casas, dando origem à missão de Japaratuba, que hoje é a cidade.

Banho do Prata

Attraction 3e0e1bb46c895434Foto por: Silvio de Oliveira

Uma nascente de águas cristalinas localizada a seis quilômetros da sede é uma das principais atrações da cidade nos finais de semana. O Banho do Prata se tornou uma tradição entre os moradores locais e visitantes. No local são servidas comidas típicas, como a moqueca de peixe. Acampar ou fazer piquenique são boas opções para desfrutar toda beleza do local.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Sáude

Attraction fad29bd526450f77Foto por: Adilson Andrade

Maior monumento artístico e cultural da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde pode ser vista lá no alto, pelo turista, antes mesmo da sua chegada à cidade, quando ainda está na BR-101. O templo, inaugurado em 1882, foi construído durante as Santas Missões. Os missionários iam até as pedreiras e voltavam em procissão, trazendo pedras para a construção da igreja.

Memorial Histórico e Cultural Dr. Octávio Acciole

Attraction 27b5898d7a141087

Instalado em um casarão do final do século XIX localizado na Praça da Matriz, o memorial foi fundado em 1996, com o objetivo de reunir e preservar a memória da cidade. Com seu interior decorado com pinturas que retratam paisagens rurais (Afrescos), seu acervo é composto de peças religiosas e de famílias dos proprietários dos antigos engenhos, fotos da cidade, personalidades, quadros e indumentárias de grupos folclóricos.

Pedreiras

Attraction 6f3fa9a3383a9c69

Em Japaratuba, as pedreiras ainda são bastante utilizadas. Uma delas se destaca pelas preciosidades paleontológicas que vem revelando: fósseis marinhos de 100 milhões de anos, conforme atestam os estudos. Tal informação evidencia que havia mar no local.

Anunciantes