Cover city 7347b5578b65ba78

LAGARTO

Lagarto, lugar onde se respira cultura. Conhecida em tempos remotos como a Cidade Ternura, tem sua história iniciada em 1597 sob a tutela militar de Antônio Gonçalves de Santomé, filho de Cristovam Lagarto (tradicional família europeia, cuja origem data do século XIV).

A origem do atual nome da cidade durante anos foi atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas está relacionada às origens familiares do fundador do povoado Santo Antônio em 1604. Santomé, vulgo Lagarto, colonizou as terras daquele povoado sob as bênçãos dos Carmelitas vindos de Salvador e com Convento localizado em Palmares (Riachão do Dantas).

As terras do Lagarto passaram a se chamar Nossa Senhora da Piedade, com a criação de sua Freguesia em 1669. Dez anos depois, as autoridades eclesiásticas criaram a Paróquia com o mesmo nome. Com o desenvolvimento inicial do lugar, cria-se no dia 20 de outubro de 1697 a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto e em 20 de abril de 1880 é elevada á condição de cidade denominada Lagarto.
Berço de inúmeros intelectuais de renome nacional a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire, mesmo com seu comércio dinamizado e uma indústria em franco crescimento, conserva o bucolismo das cidades interioranas de Sergipe, distando apenas 75 km de Aracaju. Atualmente Lagarto é uma cidade universitária e desponta no interior sergipano.

*Secretaria Municipal da Industria, Comércio e Turismo - SEMICT -Fone: (79) 3631-3394

Atrativos Turísticos

Attraction category big b06ffe16d8f8d123

Balneário Bica

Attraction 420010c4cec0a9a1

Antiga reserva de água mineral e remanescente de Mata Atlântica tornou-se local para banho nos anos 60. Na administração de José Raimundo Ribeiro, o Cabo Zé, virou um dos mais importantes pontos balneários do interior de Sergipe. Há muitos anos desativado, por questões políticas e legais, o lugar brevemente voltará a ser um importante ponto de lazer e de entretenimento da cidade.  

Barragem Dionísio de Araújo Machado

Attraction 2b38a33c36ee8348

Construída nos anos 80, sob a administração de Artur de Oliveira Reis, a ideia era, através do represamento das águas do rio Piauí, melhorar as condições de abastecimento e de irrigação da região. Com o tempo, o afluxo de pessoas para o local fez dele uma zona balneária e de bares com outros tipos de atrativos,  como a pesca e a diversão aquática. Nos próximos anos, estará recebendo um grande investimento imobiliário que atrairá novas possibilidades para o lugar. Fonte: PML.
 

Cachoeira do Saboeiro

Attraction c052dd5b40140f8c

Localizada na divisa entres Lagarto e São Domingos, vem ganhado notoriedade pelo seu potencial ecológico. Além da bela paisagem, ornada com a vista parcial da Serra da Miaba, chama atenção pela existência de trilhas, de poços para banho, sem falar em suas águas cristalinas.
 

Anunciantes