Cover city 7347b5578b65ba78

LAGARTO

Lagarto, lugar onde se respira cultura. Conhecida em tempos remotos como a Cidade Ternura, tem sua história iniciada em 1597 sob a tutela militar de Antônio Gonçalves de Santomé, filho de Cristovam Lagarto (tradicional família europeia, cuja origem data do século XIV).

A origem do atual nome da cidade durante anos foi atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas está relacionada às origens familiares do fundador do povoado Santo Antônio em 1604. Santomé, vulgo Lagarto, colonizou as terras daquele povoado sob as bênçãos dos Carmelitas vindos de Salvador e com Convento localizado em Palmares (Riachão do Dantas).

As terras do Lagarto passaram a se chamar Nossa Senhora da Piedade, com a criação de sua Freguesia em 1669. Dez anos depois, as autoridades eclesiásticas criaram a Paróquia com o mesmo nome. Com o desenvolvimento inicial do lugar, cria-se no dia 20 de outubro de 1697 a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto e em 20 de abril de 1880 é elevada á condição de cidade denominada Lagarto.
Berço de inúmeros intelectuais de renome nacional a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire, mesmo com seu comércio dinamizado e uma indústria em franco crescimento, conserva o bucolismo das cidades interioranas de Sergipe, distando apenas 75 km de Aracaju. Atualmente Lagarto é uma cidade universitária e desponta no interior sergipano.

*Secretaria Municipal da Industria, Comércio e Turismo - SEMICT -Fone: (79) 3631-3394

Cultura

Attraction category big 125789dd5078f099

Academia Lagartense de Letras

Fundada no dia 19 de abril de 2013, reúne importantes nomes da cultura lagartense, seguindo o modelo e princípios norteadores de outros sodalícios do gênero, a exemplo da Academia Sergipana de Letras. Além de seus fundadores: Rusel Barroso, Assuero Cardoso, Claudefranklin Monteiro e Emerson Carvalho; a ALL também é composta pelos seguintes membros: Joaquim Prata, Anselmo Vital, Deijaniro Filho, Euller Ferreira, Dom Mário, Monsenhor Carvalho, Angélica Amorim, Rosalvo Nogueira, Beatriz Dantas, Paulo Prata, Aglaé Fontes, Euclides Oliveira, Noeme Dias, Antônio José Rocha.
 

Centro Cultural Adalberto Fonseca

Attraction a95cd724b7d8b5b8

Fundado no início do século XXI, está sediado na antiga residência do jornalista e ex-prefeito de Lagarto, José Vicente de Carvalho, na Praça da Piedade. Abriga o Grupo Teatral Cobras e Lagartos e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. É, também, dedicado a receber alguns dos eventos culturais da cidade, a exemplo da realização de sarais e lançamentos de livros.
 

Espaço Cultural Charles Brício

Criado em 2008 e mantido pelo Grupo Charles Brício, está sediado no antigo Cine Glória. O espaço, nos últimos anos, tem sido um ponto importante para a realização de diversas atividades culturais e mesmo sociais da cidade, como apresentações de artistas locais e nacionais, gravações de cd e de DVD, peças teatrais, balé, seminários e eventos acadêmicos e religiosos.
 

Músicos, Grupos Musicais e Grupos Teatrais

Attraction 4ece4fc5ec69af6a
COBRAS E LAGARTOS
Foto por: Angélica Amorim

Banda e Orquestra Los Guaranis - Banda Lacertae - Saco de Estopa - Uns Bossais - Los Românticos - Banda Nuvem Negra - Banda Kalibre - Kalil - Rogério Bezz - Antenor Nunes.

Cobras e Lagartos - Louvor Sertanejo - Tecendo a Manhã.  

O Visgo da Jaca

Grupo independente de discussão e propagação dos saberes e fazeres da cultura lagartense, foi fundado em 2011 pelo jornalista lagartense Luiz Antônio Barreto. Atualmente, o grupo é coordenado pela poetisa Angélica Amorim e pelo historiador Claudefranklin Monteiro. Mantém uma página na rede social facebook, que tem servido como um espaço cibernético de divulgação e preservação da memória local.
 

Anunciantes