Cover city 7347b5578b65ba78

LAGARTO

Lagarto, lugar onde se respira cultura. Conhecida em tempos remotos como a Cidade Ternura, tem sua história iniciada em 1597 sob a tutela militar de Antônio Gonçalves de Santomé, filho de Cristovam Lagarto (tradicional família europeia, cuja origem data do século XIV).

A origem do atual nome da cidade durante anos foi atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas está relacionada às origens familiares do fundador do povoado Santo Antônio em 1604. Santomé, vulgo Lagarto, colonizou as terras daquele povoado sob as bênçãos dos Carmelitas vindos de Salvador e com Convento localizado em Palmares (Riachão do Dantas).

As terras do Lagarto passaram a se chamar Nossa Senhora da Piedade, com a criação de sua Freguesia em 1669. Dez anos depois, as autoridades eclesiásticas criaram a Paróquia com o mesmo nome. Com o desenvolvimento inicial do lugar, cria-se no dia 20 de outubro de 1697 a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto e em 20 de abril de 1880 é elevada á condição de cidade denominada Lagarto.
Berço de inúmeros intelectuais de renome nacional a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire, mesmo com seu comércio dinamizado e uma indústria em franco crescimento, conserva o bucolismo das cidades interioranas de Sergipe, distando apenas 75 km de Aracaju. Atualmente Lagarto é uma cidade universitária e desponta no interior sergipano.

*Secretaria Municipal da Industria, Comércio e Turismo - SEMICT -Fone: (79) 3631-3394

Festas

Attraction category big 5a73133043578771

Aniversário da Cidade

Attraction cd987bebf2b1ce7f
ENCONTRO CULTURAL
Foto por: Angélica Amorim

Comemorado no dia 20 de abril, este dia lembra o momento histórico de elevação da antiga Vila de Lagarto à condição de cidade, ocorrida em 1880. Na ocasião, além de diversas solenidades cívicas e religiosas e da tradicional Corrida Rústica destaque para a realização do Encontro Cultural do Município organizado pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 
 

Festa da Mandioca

Attraction 24e829e2df99548d

Criada pelo Grupo Charles Brício, a festa foi apropriada pelo poder público municipal e faz parte do calendário junino desde 2008. A ideia é valorizar um dos principais produtos da economia de subsistência do município e mobilizar a cultura lagartense local, atraindo, também, grandes nomes do forró nacional.
 

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade

Attraction cb7f6cb9b785a34f

Após nove noites de missas e celebrações, a festa de Nossa Senhora da Piedade se encerra com uma bela solenidade na manhã do dia 08 de setembro. Além disso, há uma tradicional procissão à tarde, reunindo milhares de fiéis, alguns deles morando em outras cidades do Brasil e que voltam à terra natal para reverem familiares e louvar a Santa. É uma das mais importantes festas do catolicismo lagartense, desde a primeira metade do século XX.

Lagarto Folia, Micareta e Madeireta

Attraction a22d17ca143e4728

Os carnavais fora de época assumem várias denominações. Eles acontecem desde os finais dos anos oitenta, normalmente na semana do aniversário da cidade. Ao longo dos anos, atrai diversos nomes da música brasileira, notadamente baiana, num clima dionisíaco que mobiliza a juventude lagartense por meio de blocos e trios, a exemplo do tradicional Paranubar.

Anunciantes