Cover city 7347b5578b65ba78

LAGARTO

Lagarto, lugar onde se respira cultura. Conhecida em tempos remotos como a Cidade Ternura, tem sua história iniciada em 1597 sob a tutela militar de Antônio Gonçalves de Santomé, filho de Cristovam Lagarto (tradicional família europeia, cuja origem data do século XIV).

A origem do atual nome da cidade durante anos foi atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas está relacionada às origens familiares do fundador do povoado Santo Antônio em 1604. Santomé, vulgo Lagarto, colonizou as terras daquele povoado sob as bênçãos dos Carmelitas vindos de Salvador e com Convento localizado em Palmares (Riachão do Dantas).

As terras do Lagarto passaram a se chamar Nossa Senhora da Piedade, com a criação de sua Freguesia em 1669. Dez anos depois, as autoridades eclesiásticas criaram a Paróquia com o mesmo nome. Com o desenvolvimento inicial do lugar, cria-se no dia 20 de outubro de 1697 a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto e em 20 de abril de 1880 é elevada á condição de cidade denominada Lagarto.
Berço de inúmeros intelectuais de renome nacional a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire, mesmo com seu comércio dinamizado e uma indústria em franco crescimento, conserva o bucolismo das cidades interioranas de Sergipe, distando apenas 75 km de Aracaju. Atualmente Lagarto é uma cidade universitária e desponta no interior sergipano.

*Secretaria Municipal da Industria, Comércio e Turismo - SEMICT -Fone: (79) 3631-3394

Patrimônio Cultural

Attraction category big 33cdb0e54758777a

Lagarto tem uma história tricentenária, mas não conseguiu preservar parte considerável de seus bens culturais materiais, sobretudo em termos arquitetônicos. Ainda assim, o turista pode presenciar alguns remanescentes da cultura local, destacadamente dos séculos XIX e XX.
 

Grupo Escolar Silvio Romero

Attraction 578f8e0b59d9cd11

Patrimônio tombado, foi construído no ano de 1923, na administração do Governador Graccho Cardoso, inaugurado no ano seguinte. Importante exemplar da arquitetura histórica sergipana, o Grupo foi ao longo dos anos cadeia, escola, biblioteca e memorial. Atualmente encontra-se desativado, aguardando uma ampla reforma para se tornar ponto de cultura. Fonte: www.casacivil.se.gov.br
 

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Attraction 5625af161dcd9bbdFoto por: Claudefranklin Monteiro

Construída no século XVIII por africanos escravizados, a antiga capela da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário está localizada ao lado do Grupo Sílvio Romero. Foi por muitos anos, até as primeiras décadas do século, ponto de encontro para celebração de uma das festas populares mais importantes do catolicismo lagartense: a Festa de São Benedito.
 

Marco Fundador

Attraction c1ae77215f6c7bc6

Inaugurado em 1972, por iniciativa do historiador Adalberto Fonseca, está localizado no Povoado Santo Antônio. O monumento faz menção aos primeiros anos da antiga sesmaria de Antônio Gonçalves de Santomé, também fundador do povoado em 1604. O povoado é um dos mais importantes do Município e é palco de importantes festas e eventos culturais, como a Festa de Santo Antônio e o Encontro Cultural. Parte desse movimento festivo se concentra nos meses de abril e junho
 

Praça da Piedade

Attraction dc62b5439dd9e784

Local de onde se constituiu o primeiro núcleo urbano do município de Lagarto, além do Santuário é composta por importantes bens culturais materiais e por instituições políticas-administrativas, tais como: Prefeitura (1894); Casa Paroquial; Coreto (1947); antiga residência das famílias Monteiro Santos e Carvalho; Câmara Municipal; Centro Cultural Adalberto Fonseca. Afora casas que ainda preservam uma feição bucólica de finais do século XIX e início do século XX.

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Attraction 94ce38faede0da50

Localizada ao lado da Igreja do Rosário é um dos mais antigos bens culturais materiais da cidade. Construído no século XVII, o templo católico sofreu diversas influências arquitetônicas ao longo de seus mais de 300 anos, como o Barroco e o Neoclassicismo. É palco das principais manifestações religiosas da cidade, a exemplo da Festa da Padroeira, cujo auge é o dia 08 de setembro.

Fonte: www.lagartense.com.br

Anunciantes