Cover city cbe201bee925ad54

SALGADO

Emancipado em quatro de outubro de 1927, o município de Salgado tem uma população de 18.563 habitantes e é banhado pelo rio Piauitinga, de grande importância para o Estado. 

Localizado na região Pólo das Águas, Salgado detém um alto potencial turístico. A seu favor contam dois fatos marcantes: estar situado próximo à capital, há apenas 53 quilômetros de Aracaju, com dois acessos: rodovias BR-101 e SE-214, e possuir o status de “Cidade das Águas”, por possuir uma fonte com altas qualidades medicinais, localizada no Balneário Público de Salgado, importante atrativo turístico de todo nordeste. 

Foi justamente essa fonte que deu origem ao nome do município. Ao seu redor foi se formando uma povoação que se denominou inicialmente de “Pau-Ferro” em virtude dos exemplares dessas madeiras existentes nas mediações. Mais tarde, o nome foi substituído por “Salgadinho” por força do gosto característico da água encontrada na fonte de água termal, que possui na sua composição química o cloreto de sódio, o magnésio e outros minerais, deixando seu sabor meio salobro. O nome definitivo veio depois: Salgado.

O município também possui outros atrativos, como a Estação Ferroviária construída em 1911, o Mercado Municipal, a Igreja Matriz (1937), artesanatos, comidas típicas, a Chácara João XXIII (1966), o Parque Aquático do Timbó e importante manifestações culturais como o Casamento Caipira, Festa de Reis (festa mais antiga que o próprio município), danças folclóricas e festas populares.

*Prefeitura Municipal de Salgado - 79 – 3651-1569 

Culinária - Beiju de Coco

Attraction category big 6e5a2a1d063b0f2f

Quem passa por Salgado é quase obrigado a parar para saborear o tradicional beiju feito de coco, tapioca, sal e açúcar. A fabricação é tratada como uma verdadeira arte, utilizando o forno de barro. A receita foi passada de mãe para filho. Há várias gerações e é tratada como um verdadeiro segredo.

 

Anunciantes