Cover city 693fcd0fcbf47fc3
Fonte: @betomartelinho2018

SIMÃO DIAS

Simão Dias é considerada a Cidade Pérola de Sergipe pelo conjunto urbanístico harmonioso e pelo berço de famílias com sonoros sobrenomes políticos. Distante cerca de 106km da capital Aracaju e com uma população estimada em 40.484 pessoas (Estimativa IBGE 2019). Seu nome celebra um vaqueiro da região, é berço da família Déda Carvalho e Valadares, filhos que chegaram a ser governadores do Estado.

O município tem uma superfície de 560.8 Km² que fica entre os rios Vaza Barris (ao norte) e Piauí (ao sul) e está situado na zona fisiografica do Oeste limitando-se com Pinhão, Macambira, Lagarto, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde e o estado da Bahia. A cidade acha-se  encravada à margem do rio Caiçá  é a terceira em altitude do no Estado, porém portanto uma das mais frias de Sergipe, onde  a temperatura fica entre 14º a 9,5º graus no inverno.  A circunscrição é dotada de beleza e riqueza imensurável tanto na cidade quanto nos povoados.

A principal atividade econômica é baseada na agricultura com destaque para a cultura do milho, onde o grão recebeu o epíteto de ‘o ouro do sertão’. Além de ser o maior produtor de milho da região, o município de Simão Dias apresenta proeminência na produção de abóbora, criação de ovinos da raça Dorper, avicultura robusta, comércio forte e franco crescimento industrial.

 

* Informações :Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo -(79) 3611 - 1211