Cover city 9c19bb38d43a9e7e

SIMÃO DIAS

Simão Dias é uma terra especial. A cidade pérola de Sergipe é circundada de beleza  sem rivais. A cidade de Simão Dias (distante 100 quilômetros de Aracaju) tem 121 anos de Emancipação Política – Dos Tapuias e do Caiçá – é um celeiro político e econômico que marcou e continua demarcando a história do estado de Sergipe. A conjectura que ocupa em Sergipe é explanada perfeitamente pelo refrão do hino da cidade com letra e música do mestre Te. Zótico Guimarães Santos: “De Sergipe cidade inspiração, No sertão e na fronteira, és Rainha, Na cultura gloriosa tradição. Linda Praça, cheia de amores, Vigiada por palmeiras imperiais. No Centro o excelso templo de Sant'Anna, Circundado de belezas sem rivais”. O nome da cidade é em homenagem ao seu fundador, o vaqueiro Simão Dias.

O município tem uma superfície de 560.8 Km² que fica entre os rios Vaza Barris (ao norte) e Piauí (ao sul) e está situado na zona fisiografica do Oeste limitando-se com Pinhão, Macambira, Lagarto, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde e o estado da Bahia. A cidade acha-se encravada à margem do Rio Caiçá,  e é a terceira em altitude do  Estado, porém a mais fria de Sergipe, onde a temperatura fica entre 14º a 9,5º graus no inverno.  A circunscrição é dotada  de beleza e riqueza imensurável tanto na cidade quanto nos povoados.

A principal atividade econômica é baseada na agricultura com destaque para a cultura do milho, onde o grão recebeu o epíteto de 'o ouro do sertão'. Além de ser o maior produtor de milho da região, o município de Simão Dias apresenta proeminência na produção de abóbora,  criação de ovinos da raça Dorper, avicultura robusta,  comércio forte e franco crescimento industrial.

*Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo -(79) 3611 - 1211

 

Atrações Turísticas

Attraction category big 74ff8f6071b855dd

Centro de Artesanato

Attraction 89a5d438c91a4525

O Centro de artesanato da cidade é a mais pura representação da tradição do artesanato do município que tem mais de 40 artesãos que usa de habilidade e criatividade para executar peças e objetos diversos que vão desde as panelas e pratos de barro, purrão, vaqueiros de barro, bordados, bonecas de panos, artes em conchas, pinturas diversas a verdadeiras obras de arte.

 

Comércio Local

Attraction 114f47bf909bd003

O comércio local apesar de ainda está associado às feiras livres ocorridas aos sábados e quarta-feira se estende por várias ruas e avenidas da cidade com lojas diversificadas contendo grande variedade de produtos e preços acessíveis. 

Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant'Ana

Attraction 9c69cf7c4b62f405

A igreja matriz da cidade está localizada na Praça Barão de Santa Rosa e data do início do século XIX. Em 1826 o usineiro Manoel de Carvalho Carregosa, mandou construir uma capela a pedido da esposa, Ana Carregosa, mulher muito religiosa. Surgiu como filial da matriz de Nossa Senhora da Piedade de Lagarto. Somente em 1834, torna-se Freguesia de Nossa Senhora Santana.

 

Praça Barão de Santa Rosa

Attraction 5639d12d38863d6d

A Praça Barão de Santa é uma das mais belas do interior de Sergipe e local de passeio e encontro da sociedade simãodiense. Nela é possível contemplar a beleza clássica da paisagem urbana dos casarões que se constituem em patrimônio histórico da região.

Serra do Cabral

Attraction 6224682b84885ff0Foto por: Jornal Simãodiense

O Ponto Turístico Serra do Cabral localizado a seis quilômetros da cidade é um mirante de 450m de altura, onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Possui percurso pavimentado, estrutura moderna com bar, restaurante, estacionamento, praças arborizadas e um cruzeiro. O local é ideal para passear com a família, manter contato com a natureza, se divertir e fazer excursionismo.

Os fins de tarde no mirante aliado a geografia local é simplesmente deslumbrante e inesquecível! 

Anunciantes