Cover city 94cb80051a4c938d

TOBIAS BARRETO

O município de Tobias Barreto está localizado na região centro-sul de Sergipe, divisa com o estado da Bahia, a 129 km de distância de Aracaju, capital sergipana. Sua fundação se deu entre 1599 e 1622. Seu primeiro habitante foi Belchior Dias Moréia, um dos capitães de Cristóvão de Barros, que chegou por estas terras logo após a conquista de Sergipe d’El Rey, por volta de 1599. Ele faleceu em sua fazenda, ao pé da Serra do Canine, em 1622.

A sede do município de Campos obteve foros de cidade pela lei nº 550 de 23 de outubro de 1909 e pelo decreto lei nº 377 de 31 de dezembro de 1943, passando a denominar-se Tobias Barreto em homenagem ao ilustre filho da terra Tobias Barreto de Menezes.

Atualmente a economia do município se baseia na agricultura, como cultivo de milho e feijão, venda de gado de leite e de corte e no comércio, com forte vocação para confecções de bordados, pinturas e cerâmica. Conta também com um grande polo industrial, com diversas fábricas de confecções em geral.

A cidade dispõe de excelentes restaurantes e pousadas que, devido ao seu grande comércio local, estão sempre acomodando turistas de todo o país. O clima é quente com uma queda de temperatura entre os meses de abril e agosto.

* Prefeitura Municipal de Tobias Barreto(79) 3541-2067

Atrativos Culturais

Attraction category big 6ac8c0013e16ca7b

Cadart

Attraction 855e42aa86e5d850

O Cadart é, como sugere o próprio termo, uma espécie de cadastro único de artistas locais. Foi idealizado pela atual gestão da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, visando uma melhor interação entre o poder público e aqueles que fazem a arte tobiense acontecer. Por meio desta iniciativa, vários frutos já estão sendo colhidos, como intercâmbios intermunicipais, apresentações em meios de comunicação como rádio e TV e várias outras oportunidades para cada artista cadastrado.

Folclore

Attraction d2526159baf5844f

As manifestações folclóricas são representadas pelos grupos de Capoeira, Samba de Coco, Maculelê, Pífano e as Quadrilhas juninas, que este ano conta com a presença do Meu Xamego e Mexe-Mexe representando Tobias Barreto nessa importante tradição nordestina.

Lira Nossa Senhora da Imperatriz

Attraction eb97a91ae911f1d3

Em 3 de Janeiro de 1974 foi batizada de “Sociedade Musical Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos”, e seu estatuto criado por Monsenhor José de Souza, assim oficializando a filarmônica, que é uma entidade sem fins lucrativos e que sobrevive da contribuição dos seus sócios, amigos e abnegados, pessoas apreciadoras da arte musical. Desde então a Lira tem desenvolvido relevante trabalho social e cultural em Tobias Barreto, através da Escola de Música Maestro José de Oliveira Neto, que oferece a oportunidade de aprendizagem de instrumentos musicais para crianças, jovens e adultos, não somente no município como na zona rural, formando assim profissionais na área musical. 

Semana Cultural

Attraction ede0ed2bd1c9c30c

Segundo os historiadores a comemoração do aniversário de Tobias Barreto de Menezes era realizada na avenida principal que tinha seu nome e ocorria no dia 7 de junho. Foi em 1984 que passou a ser a Semana Cultural, acontecendo de 1 a 7 de junho com a entrega de flores aos pés da estátua de Tobias Barreto de Menezes, feira de artesanato e comidas típicas, concurso de poesia, abertura da Gincana Cultural e a participação da Lira Musical Nossa Senhora Imperatriz dos Campos.

 

Tobiarte

Attraction fb0c592c6508fd1a

Evento cultural idealizado em 2010 que acontece nos meses de outubro, nos quais, durante uma semana, realiza em alguns pontos simultâneos da cidade, várias apresentações de dança, música, teatro e outras iniciativas artísticas, criando um elo cultural entre Tobias Barreto e diversas cidades do estado sergipano.

Anunciantes