Cover city 94cb80051a4c938d

TOBIAS BARRETO

O município de Tobias Barreto está localizado na região centro-sul de Sergipe, divisa com o estado da Bahia, a 129 km de distância de Aracaju, capital sergipana. Sua fundação se deu entre 1599 e 1622. Seu primeiro habitante foi Belchior Dias Moréia, um dos capitães de Cristóvão de Barros, que chegou por estas terras logo após a conquista de Sergipe d’El Rey, por volta de 1599. Ele faleceu em sua fazenda, ao pé da Serra do Canine, em 1622.

A sede do município de Campos obteve foros de cidade pela lei nº 550 de 23 de outubro de 1909 e pelo decreto lei nº 377 de 31 de dezembro de 1943, passando a denominar-se Tobias Barreto em homenagem ao ilustre filho da terra Tobias Barreto de Menezes.

Atualmente a economia do município se baseia na agricultura, como cultivo de milho e feijão, venda de gado de leite e de corte e no comércio, com forte vocação para confecções de bordados, pinturas e cerâmica. Conta também com um grande polo industrial, com diversas fábricas de confecções em geral.

A cidade dispõe de excelentes restaurantes e pousadas que, devido ao seu grande comércio local, estão sempre acomodando turistas de todo o país. O clima é quente com uma queda de temperatura entre os meses de abril e agosto.

* Prefeitura Municipal de Tobias Barreto(79) 3541-2067

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Attraction category big 864131bdc723fcff

Capela de Santa Cruz

Attraction 358bd8763528b672

Foi construída no século XIX, e restaurada em 1911 pelo senhor Melo.  A Capela possuía uma queda d’água considera milagrosa, segundo conta a tradição popular. Até 11 de abril de 2015 só era aberta uma vez ao ano para realização da festa da Santa Cruz. Após essa data a mesma, passou por restauração o que possibilitou sua abertura todos os dias em tempo integral.

 

Casa de Tobias

Attraction 722179662b0413bf

Local onde nasceu, em 7 de Junho de 1989, o intelectual Tobias Barreto de Menezes. Depois de algumas reformas, principalmente a de 1989 que a transformou em museu, a última de 2016 configurou a casa em um espaço informatizado, com computadores multimídia para melhor ambientação ao período do mesmo, não abdicando de diversos itens e registros históricos do seu filho ilustre.

Feira da Coruja

Attraction 173acd3d76fcf4dd

A feira local surgiu na década de 70, e se destacou através da venda de confecções e bordados, as mulheres saíam dos seus povoados para vender artigos de artesanato no município de Tobias Barreto, isso atraiu a atenção dos baianos que passaram a frequentar a cidade para comprá-los. Foi neste contexto que nasceu a Feira da Coruja, em 1986, que assim é chamada por ser realizada durante a madrugada de domingo para segunda-feira, onde são comercializados artigos de cama, mesa, banho, vestuário adulto e infantil e os artesanatos, tradicionalmente importantes para cidade, os quais obtêm seu maior foco no bordado, pintura em tecido e a cerâmica.

Igreja Matriz

Attraction bf1bb6c8b4082ab8

A história registra que a Igreja Matriz foi fundada por volta de 20 de outubro 1718, após ocasionalmente ser encontrada na mata de uma região conhecida como Paraíso, uma imagem da Virgem Maria, que reapareceu onde hoje é a atual Igreja Matriz, que teve sua construção finalizada em 1872. Assim foi se desenvolvendo e sendo admirada por todos que a visitam. A Igreja Matriz de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos hoje é conhecida como um verdadeiro santuário. 

Memorial de Tobias Barreto

Attraction 2e3023abf746b64f

Inaugurado em 7 de Junho de 2000, localiza-se na principal avenida da cidade e funciona no prédio da antiga Prefeitura Municipal. Hoje é sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, onde concebe, além dos valores históricos retratados em diversos itens antigos, o futuro artístico e cultural que as atuais e próximas reformas trarão para toda sociedade tobiense.

Monumento Tobias Barreto de Menezes

Attraction 441e8d30c1b2dda6

Foi inaugurado na praça do Cruzeiro em dezembro de 2000, Tobias Barreto de Menezes filósofo, crítico literário e jurista brasileiro é o filho mais ilustre da terra, reconhecido e aplaudido mundialmente através da força do monismo e evolucionismo europeu. Nasceu em 7 de junho de 1839 na Vila de Campos, hoje Tobias Barreto, filho de Pedro Barreto de Menezes e Emerenciana Maria de Jesus, morou e estudou em Sergipe nas cidades de Estância, Itabaiana e Lagarto. Foi pra Bahia passou quase um ano, mudou-se para Pernambuco. Casou-se com a filha de um dono de engenho e proprietário de terras da cidade de Escada, Grata Mafalda Felix do Santos e teve nove filhos. Faleceu na cidade de Recife vítima de lesão cardíaca aos 50 anos de idade, suas últimas palavras foram: “Sentem-me, quero morrer como um soldado prussiano.”

Recanto da Serra

Attraction 0b5b7ae790876064

Localizada no Povoado Jacaré, a 23 km da cidade, o Recanto da Serra é um verdadeiro encontro com a natureza. O turista poderá desfrutar de museu, trilha, área de acampamento, casa reciclada, ponte do rio que cai e passeio a cavalo. 

Anunciantes