Cover city d2a2c67529aca6f5
Fonte: Emsetur

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

  • 3eb311a0bb59a5e9

Considerado um oásis no sertão, por unir as belezas do bioma Caatinga com a exuberante paisagem das águas do rio São Francisco, a cidade de Canindé está situada a 213km da capital, Aracaju , e localizado no território do Alto Sertão sergipano, com uma população estimada de 29.900 hab (Dados IBGE 2019) reúne ecoturismo com a história do cangaço e a tradição sertaneja em um só destino. É lá onde ficam o Complexo Turístico do São Francisco que abriga a usina hidrelétrica de Xingó, a divisa dos estados de Sergipe com Alagoas e a parte da Bahia, sítios arqueológicos, além de trilhas ecológicas e a história do cangaço.

Segundo polo turístico mais importante do Estado de Sergipe, é em Canindé do São Francisco, que fica o cânion do mesmo nome, considerado o quinto maior do gênero no mundo e que atrai milhares de turistas, todos os dias, em busca das suas belezas naturais, do banho de rio, das histórias e das lendas, além da culinária do sertão e do contato com as tradições dos ribeirinhos.

Formado por obra humana devido ao represamento das águas do rio São Francisco para gerar energia na Usina de Xingó. Não é por acaso que as belezas naturais e as  histórias do Movimento do Cangaço fazem da região de Canindé do São Francisco o cenário perfeito para gravações de novelas, séries de TV e filmes.

Em sua história, Canindé de São Francisco se divide em antes e depois da chegada da Usina de Xingó na região. Por volta de 1936, às margens do Velho Chico, dois pequenos povoados se dividiam em Canindé de Cima e Canindé de Baixo. Este último precisou ser demolido para dar lugar à hidrelétrica. Uma nova cidade foi construída para abrigar os moradores. Eram seis de março de 1987, surgia então a cidade atual, projetada para distribuir harmonicamente as áreas administrativas, comerciais e residenciais. Desde então, Canindé de São Francisco vem se consolidando como uma excelente opção para o mercado turístico.

Para conhecer Canindé, com conforto e tranquilidade, o turista deve reservar no mínimo dois dias e assim aproveitar as maravilhas da cidade que é portão de entrada para o Complexo Turístico do São Francisco.

*Informações :Secretaria de Turismo , Cultura e Esporte-(79) 3346-1920